ALMADA»» Aposta forte no futebol de formação - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

ALMADA»» Aposta forte no futebol de formação

200 mil euros de investimento privado...

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA ALMADA 2015 E INSTITUTO PIAGET JUNTOS EM PROJECTO AMBICIOSO 

No Instituto Piaget, em Almada, existe um projecto relacionado com o futebol de formação que promete dar que falar nos próximos tempos dada a qualidade das suas infra-estruturas que estão ao nível das melhores a nível nacional, e da competência dos seus formadores que por certo irão contribuir para um desenvolvimento integrado dos jovens atletas.

Estamos a falar do projecto Almada 2015 que está associado à Escola de Futebol Benfica de Almada, existente há 10 anos.

Pedro Alves, coordenador do projecto, depois de nos guiar numa visita detalhada ao local, começou por dizer que “tínhamos uma parceria com o Almada Atlético Clube que terminou este ano. Agora estamos a dar um novo rumo à escola, proporcionando-lhe outras valências. Este é um projecto diferente que não se preocupa só com a parte desportiva mas também com toda a formação do jovem atleta". 


200 mil euros é quanto vai custar o projecto que se assemelha a um mini centro de estágio, onde não falta nada: relvado sintético, pista de atletismo, balneários novos, ginásio, sala de estudo e acompanhamento psicológico… 


"Temos o apoio de um centro de estudos (ATL), que é o Atrium 7 e fizemos um investimento na área competitiva com a construção de raiz de um campo de futebol sintético e balneários no espaço do Instituto Piaget que nos permite utilizar também as suas valências como é o caso do seu ginásio devidamente equipado, pista de atletismo, auditórios, anfiteatro. Temos também uma parceria com o Centro de Psicologia e Inserção Social para dar apoio aos jovens que necessitem, e com o projecto que o Instituto Piaget está a dinamizar, um laboratório de avaliação dos jovens a nível da área motora. O Instituto tem um curso na área do desporto e por isso vamos trabalhar em conjunto”, explicou detalhadamente Pedro Alves.



Instalações desportivas de qualidade


Duzentos mil euros, de capital privado, é quanto vai ser investido neste projecto, numa parceria que terá a duração de 20 anos. “Com a oferta que existe nos dias de hoje temos que dar qualidade também a nível de instalações e isso está a ser conseguido porque o Instituto Piaget tem um espaço verde envolvente muito agradável, e fica com instalações desportiva novas e de qualidade. Acho que este é o espaço ideal para qualquer jovem poder desenvolver a prática do futebol. Trata-se de um grande investimento mas é todo privado. Não temos apoios nem da Câmara Municipal de Almada nem do IPDJ, embora já tenhamos apresentado o projecto a essas entidades”, adiantou.


As obras estão a decorrer de forma acelerada e a previsão aponta para que estejam concluídas durante este mês de Novembro. “Com os balneários já prontos, estamos neste momento a ultimar os acessos ao campo, a preparar o parque se estacionamento, a colocar os bancos de suplentes, a concluir as iluminarias e à espera da relva que deverá chegar no final da próxima semana”.


11 equipas em competição

Enquanto não há condições para utilizar o espaço as actividades da escola vão decorrendo na Trafaria (futebol de 11), Campo Jovem (futebol de 7) e num pólo novo que foi iniciado na Escola do Vale Fetal.

“Temos 11 equipas em competição que vão desde os benjamins aos juvenis mas na próxima época o número poderá aumentar porque é nossa intenção alargar o leque de equipas ao escalão de juniores. Depois, depois mais tarde, poderá surgir também uma equipa de Sub-23. Já tivemos essa possibilidade mas não quisemos avançar com isso porque não havia condições”, referiu.


A Escola de Futebol Benfica Almada tem a vertente da formação e competição mas como não pode competir com o nome Benfica foi criada a Associação Desportiva Almada 2015 que tem um símbolo e cores condizentes com a Escola do Benfica. Apesar de estar inserido no concelho de Almada o projecto é abrangente a outras zonas limítrofes, como é o caso do Seixal, Sesimbra e Palmela.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here