ALFARIM»» Entrevista ao presidente José Fernando Dias - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

ALFARIM»» Entrevista ao presidente José Fernando Dias

Mau estar devido aos lesionados na selecção…


LESÕES DE ALEX, BARATA E ANDRÉ PINTO LEVAM CLUBE A PEDIR ADIAMENTO DO JOGO COM O MOITENSE


Para o Grupo Desportivo de Alfarim esta época desportiva está a decorrer de forma atípica no que respeita à sua equipa sénior de futebol que se encontra actualmente no penúltimo lugar da tabela classificativa e vai já no quarto treinador.


Este foi o tema principal da conversa que tivemos com o presidente do clube, José Fernando Dias, que neste momento se mostrou também preocupado com as lesões sofridas por Alex, André Pinto e Manuel Barata ao serviço da selecção distrital na Taça das Regiões que se disputou no passado fim-de-semana.    


“Estamos preocupados porque se trata de jogadores fundamentais na nossa equipa, que se lesionaram ao serviço da selecção. O Alex fracturou o nariz e um osso da cara que o devem obrigar a uma paragem de três meses, o André Pinto sofreu uma rotura e o Manuel Barata um traumatismo numa perna que o deverá manter afastado dos relvados durante uma ou duas semanas”, começou por dizer o presidente José Fernando Dias que já solicitou o adiamento do jogo do próximo domingo com o Moitense.  


“Há algum tempo atrás tínhamos solicitado ao Moitense o adiamento do jogo por coincidir com a festa anual da nossa aldeia mas o adversário não aceitou. Agora, perante esta situação o caso muda de figura porque – de acordo com o regulamento, se trata de jogadores com lesões sofridas ao serviço da selecção. Já contactámos a AF Setúbal nesse sentido e estamos à espera da resposta. Esperamos que haja bom senso “, referiu José Fernando Dias que já marcou uma reunião de direcção para decidir sobre o assunto onde poderá ser colocada a hipótese de não ir a jogo caso a AF Setúbal e o Moitense se mantiverem intransigentes.

A dança dos treinadores



Sobre a carreira da equipa de futebol sénior, da posição que ocupa na tabela classificativa e do elevado número de treinadores que tem tido esta época, o presidente do clube considera que são contingências do próprio futebol e recorda que “a nossa primeira escolha foi José Manuel Almeida que acabou por sair ainda antes do campeonato começar pelo facto de ter recebido uma proposta altamente vantajosa em termos financeiros para treinar na Arábia Saudita. Nessa altura eu estava no estrangeiro mas a direcção escolheu Pedro Eugénio para desempenhar as funções de treinador principal da equipa, naquela que seria a sua primeira no futebol sénior. As coisas não correram da forma desejada e saiu dando lugar a Nuno Cláudio, uma pessoa impecável, muito organizadora e muito respeitadora, mas as coisas também não deram certo e acabou por colocar o seu lugar à disposição. Posto isto, tivemos que partir para outra e chegámos a acordo com Élio Santos, treinador bastante experiente em quem confiamos totalmente”.

A juventude e falta de experiência


Em relação ao plantel o presidente diz apesar de uma ou outra arbitragem não ter sido famosa, o maior problema tem sido as lesões. “O Paulo Vítor e o Mantorras, que têm sido baixas importantes, deverão voltar em Janeiro. São jogadores experientes que fazem falta à equipa, que é muito jovem. A equipa trabalha bem, joga bem e tem qualidade mas por vezes nota-se a falta de uma voz de comando, porque é imatura. As nossas instalações são das melhores a nível do distrito, as condições de trabalho são boas e está tudo sob controlo. O grande problema é o facto de a equipa ser muito jovem mas como já disse temos qualidade suficiente para sair do lugar em que nos encontramos. Chegou a altura de darmos um safanão na crise para sairmos da zona perigosa. Ainda faltam muitos jogos mas temos que estar precavidos para qualquer eventualidade menos boa”.


Camadas jovens e outras modalidades


Quanto às camadas jovens José Fernando Dias não tem dúvidas que “está tudo a correr muito bem a Geração Alfarim tem vindo a crescer e o número de atletas em todos os escalões a aumentar. Temos mais 50 ou 60 que na época anterior, bons treinadores e conseguimos a certificação. Portanto, está tudo no bom caminho. E o mesmo se poderá dizer das modalidades de pavilhão. Na ginástica as inscrições estão encerradas porque já não conseguimos albergar mais atletas, o karaté também está muito bem, assim como yoga, a capoeira e a patinagem, todos têm tido um desempenho muito bom”.


Futebol de Praia na Elite

A finalizar a nossa conversa abordámos o futebol de praia, onde o Alfarim está entre os melhores a nível nacional. “Esta época foi muito positiva, fizemos uma campanha espectacular mas mesmo assim ainda poderíamos ter feito melhor. Ou seja, terminámos a Divisão de Elite em quarto lugar mas com um pouquinho mais de sorte poderíamos ter ficado em terceiro.  Pena foi o que aconteceu no jogo com o Sporting com o caso Galvão que foi arquivado por que nos foi dada razão e ao árbitro foi levantado um processo disciplinar porque mentiu, o que nos valeu foram as imagens que juntámos ao processo. Mas, ainda assim, tivemos que pagar a multa pela atitude do nosso público que contestou a sua decisão. Errar é humano mas o que não podem é escrever aquilo que querem”.

Actos de racismo

Mas já que falámos nisto estou também a lembrar-me de outro caso vivido no futebol juvenil em Alfarim no jogo de juvenis com o Marítimo Rosarense, jogo que não terminou porque o árbitro o decidiu acabar sem consultar as forças de segurança, nem os directores das equipas, devido a actos de racismo provocados pelo público afecto à equipa visitante contra dois jogadores do Alfarim. O Marítimo Rosarense já foi multado mas o caso ainda não foi resolvido e já lá vão dois meses. 

Votos de Boas Festas    
Antes de terminar José Fernando Dias deixou os “votos de Boas Festas” e desejos que no novo ano o GD Alfarim possa “continuar a desenvolver a sua actividade de forma positiva tanto nas modalidades como no futebol e que a equipa sénior possa regressar aos lugares onde normalmente costuma andar, no meio da tabela”.



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here