BARREIRENSE»» Vai disputar acesso à 1.ª Divisão Nacional de Futsal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 3 de junho de 2020

BARREIRENSE»» Vai disputar acesso à 1.ª Divisão Nacional de Futsal

Plano de reestruturação dos campeonatos foi aprovado...

CLUBES ORDENADOS ATRAVÉS DE UM RANKING COM BASE NA CLASSIFICAÇÃO DA PRIMEIRA FASE 

Prova será disputada no sistema de play-off antes do início dos campeonatos pelos 12 clubes que haviam sido apurados para a segunda fase da competição.



O Futebol Clube Barreirense é um dos doze clubes da 2.ª Divisão Nacional que vai disputar o acesso à Liga Placard de Futsal numa competição que será disputada no sistema de play-off antes do início do principal campeonato português terá 16 clubes em 2020/2021, número que se reduzirá nas épocas seguintes até 12 em 2022/23.

Os clubes foram ordenados através de um ranking com base na classificação obtida na primeira fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e respectivo coeficiente do número total de pontos e jogos realizados.

O ranking determinou a seguinte ordem de clubes para efeitos do play-off : 1.º Ferreira Zêzere; 2.º Dínamo Sanjoanense; 3.º Caxinas; 4.º Olho Marinho; 5.º Santa Clara, 6.º Nun'álvares; 7.º Rio Ave; 8.º Sassoeiros; 9.º Ladoeiro; 10.º Barreirense; 11.º Nelas; 12.º Fonsecas Calçada.

O play-off será disputado em três eliminatórias para apurar os dois clubes que sobem à Liga Placard.

Na primeira eliminatória participam os clubes do ranking classificados do 5.º ao 12.º lugar, que jogam entre si um jogo, conforme sorteio. Os quatro vencedores apuram-se para a segunda eliminatória que será disputada por estes e pelos clubes classificados no ranking do 1.º ao 4.º lugar, realizando entre si um jogo, mediante sorteio efectuado. Na terceira eliminatória participam os quatro clubes vencedores da segunda eliminatória que jogam entre si um jogo, conforme sorteio. Sobem à Liga Placard os vencedores dos dois jogos da 3.ª eliminatória.


Outras competições


De referir que o plano de reestruturação do futsal nacional recentemente aprovado pela FPF abrange também outras competições, tanto na vertente masculina como feminina.

Assim, na época 2020/21 a 2.ª Divisão Masculina será disputada por 88 equipas e na época seguinte será criada a 3.ª Divisão.

À semelhança da Liga Placard, o Campeonato Nacional Feminino também será jogado por 16 equipas em 2020/21 e sofrerá reduções nas temporadas seguintes, até ao limite de 12 em 2022/23.

Na próxima época será criada a 2.ª Divisão, com 12 clubes provenientes da Taça Nacional.

Na formação, o campeonato nacional masculino de sub-19 será jogado por 16 equipas em 2020/21 e sofrerá reduções nas temporadas seguintes, até ao limite de 12 em 2022/23 e será também criado na próxima época o campeonato nacional feminino de sub-19.

O plano aprovado visa tem por objectivo responder de forma adequada ao impacto da pandemia COVID-19 na actividade dos clubes de futsal, reforçar o equilíbrio e a competitividade das provas nacionais, aumentar o número de praticantes, sustentar os clubes como pilares fundamentais do desenvolvimento e criar novos espaços de afirmação para os jovens jogadores.


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here