BREJOS DE AZEITÃO»» Um clube com objectivos bem definidos - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 11 de julho de 2020

BREJOS DE AZEITÃO»» Um clube com objectivos bem definidos

Miguel Costa, coordenador do futebol…


“É UMA ALEGRIA VER O CRESCIMENTO CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL DESTE CLUBE”


Director desportivo fala do clube, da sua evolução, do projecto actual e daquilo que poderá vir a ser no futuro…




Miguel Costa, o director desportivo

Miguel Costa é director desportivo do Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão desde o mês de Outubro de 2019 para onde se transferiu depois de uma breve passagem pela ADQC mas a sua ligação ao futebol vai muito mais para além disso. Começou como director de equipa quando o filho era Benjamim no Barreirense. Foi campeão distrital de infantis, teve um excelente desempenho num torneio em Marbella e venceu em Loures uma edição da Champions. Quando o filho ingressou nos Juvenis do Brejos de Azeitão acompanhou-o, subiu de divisão, conquistou outros resultados dignos de registo e depois seguiu-se a passagem para os juniores do clube então orientados por Cláudio Lapa. Tudo isto aconteceu no espaço de 10 anos.  

 

O Brejos de Azeitão comemora este ano 44 anos de existência, como tem sido a sua evolução ao longo dos tempos?

O CCDBA celebra este ano 44 anos e, curiosamente eu também, e no mesmo mês: Outubro. É uma alegria ver o crescimento cada vez mais sustentável deste clube. Quase tudo se deve a uma pessoa, António Carvalho, para os amigos simplesmente o Cabaço, o nosso presidente. Acabámos agora o nosso processo de certificação enquanto Entidade Formadora da FPF. Vamos ser classificados, esperemos com três estrelas. Não serão as quatro porque para isso teríamos que ter uma equipa a competir nos nacionais.




No que respeita ao futebol o CCDBA tem vindo a desenvolver com algum sucesso a prática da modalidade junto das camadas jovens. Isso tem sido importante para o clube? 

Felizmente o clube tem a sorte de estar rodeado de pessoas boas. Desde a direcção, aos treinadores, delegados das equipas, pais, encarregados de educação e essencialmente os nossos atletas. Na época que terminou conseguimos por as equipas A do futebol 7 e a de 9 nas respectivas fases finais e no futebol 11 tivemos a nossa equipa de Iniciados a lutar pela subida de divisão. Para este ano conseguimos manter as bases em todas as equipas mas vamos também fazer alguns reajustes. Renovámos praticamente com todos os treinadores e vamos ter três entradas, uma das quaos ainda não foi anunciada. Estou contente, pois vamos ter as equipas técnicas que queríamos. Torna-se tudo mais fácil quando assim é, gente boa, gente capaz, gente com as mesmas ambições do clube. Vamos pela primeira vez ter duas equipas de Juniores, uma composta somente por atletas de 2003 e outra por atletas de 2002, depois vamos manter as duas equipas de Juvenis, uma composta por atletas de 2004 e outra por atletas de 2005 e para terminar a formação no futebol 11 vamos ter também duas equipas de Iniciados, uma composta por atletas de 2006 e outra por atletas de 2007. Depois vamos ter uma equipa a jogar futebol 9, a nossa equipa Infantis A (2008). No futebol 7 vamos competir com seis equipas, estando ainda em cima da mesa o aparecimento de mais uma. Para já temos confirmadas duas equipas de Infantis B (2009); duas de Benjamins A (2010); duas de Benjamins B (2011). E, vamos ter ainda os Traquinas e os Petizes que, em conjunto com todos, garantem um futuro certamente risonho para o clube.


Ultimamente a prática tem sido extensiva ao escalão sénior. Houve alguma razão especial para que isso tivesse acontecido?

O nosso clube é reconhecido essencialmente por ser um clube formador. No entanto, não podemos nunca descurar a importância do que é ter uma boa equipa de seniores. No último ano, apesar de todas as dificuldades conseguimos fazer uma boa época. Na taça fizemos um bonito trajecto e no campeonato estávamos convictos que íamos fazer uma boa segunda volta e acabar nos lugares mais cimeiros. Para a próxima época queremos fazer mais. Para isso fizemos regressar a casa um treinador que irá ter a função de Team Manager da equipa e ao mesmo tempo manter a equipa técnica. Até agora com as renovações e contratações já conseguidas podemos dizer que estamos muito contentes com o grupo. Que comecem os treinos. O futebol feminino também tem dado passos para a frente, a persistência e vontade do mister Atílio tem feito este escalão evoluir e temos para este ano o objectivo de formar uma equipa composta só por atletas femininas a competir.



Até onde pode chegar o CCDBA nos tempos mais próximos. Há algum sonho que gostassem de ver concretizado?

O CCDBA tem como lema: “com audácia, os pequenos também vencem”. Mas na verdade e na minha opinião o CCDBA já não é um clube pequeno. Somos um dos clubes com mais atletas inscritos na Associação Futebol de Setúbal. O CCDBA tem um complexo desportivo para a prática do futebol com um campo de 11, um campo de 7 e um campo de 5. Depois tem diversas modalidades que tanto nos orgulham. Tem uma escola de Ténis e tem diversas modalidades na nossa sede como o Hip Hop, o Zumba, o Bujinkan, as Danças de Salão. Obviamente que tenho um sonho, enquanto coordenador gostava que as nossas equipas no futebol 11 subissem ao escalão máximo do nosso distrito. Assumo que, com a ajuda dos nossos treinadores e de toda a estrutura do futebol, é um objectivo que poderemos alcançar.  


Quer deixar uma mensagem a todos os atletas, treinadores, familiares, sócios e simpatizantes?

Quem continuem bem de saúde e que em breve estaremos todos juntos e em segurança a fazer aquilo que mais gostamos, que é jogar futebol. Com um plano de contingência e respeitando todas as normas de segurança da DGS, pensamos retomar os treinos, mas tal só acontecerá quando houver uma directiva das autoridades. Até lá desejos a todos os votos de umas boas férias, que aproveitem para recarregar baterias para voltarmos ainda mais fortes. Estamos todos cheios de saudades de ver os campos da Brejoeira novamente cheios de alegria.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here