PESCADORES»» Nuno Ferreira fala da goleada em Sesimbra - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

PESCADORES»» Nuno Ferreira fala da goleada em Sesimbra

 


Treinador está orgulhoso dos seus jogadores…

 

“FOI GARANTIDAMENTE O NOSSO MELHOR JOGO ESTA ÉPOCA”

 

 

Esta vitória tem um acréscimo de satisfação pela forma como chegámos aos quatro primeiros golos, todos eles obtidos em jogadas brilhantes da nossa equipa, realça o comandante das tropas

 



Os Pescadores da Caparica foram protagonistas no passado domingo de um surpreendente resultado obtido num campo tradicionalmente difícil para quem o visita e perante um adversário de reconhecida qualidade.

 

Foi um jogo em que tudo correu bem à equipa da Costa de Caparica e correu mal ao Grupo Desportivo de Sesimbra, que ao intervalo perdia por 0-5.


Mas o que se terá passado de anormal para que um jogo que por norma decorre sempre equilibrado tenha tido este desfecho, foi o que procurámos saber junto do treinador do Grupo Desportivo Pescadores da Costa de Caparica, Nuno Ferreira.


 

Que tem a dizer sobre o jogo com o Sesimbra?

Sem dúvida alguma que foi um jogo fantástico para a nossa equipa. Entrámos fortes e disciplinados, extremamente conscientes do poderio do nosso adversário. Uma equipa pela qual temos um enorme respeito, muito bem orientada e com qualidade individual e colectiva para estar nos três primeiros lugares do campeonato, o que valoriza mais ainda a nossa vitória. Esta vitória por números tão expressivos tem um acréscimo de satisfação pela forma como chegámos aos quatro primeiros golos, todos eles em jogadas (se me permite a ousadia) brilhantes da nossa equipa. Com alguma felicidade e desorientação natural do nosso adversário fomos crescendo ao longo da primeira parte e chegámos ao resultado de 0x5 ao intervalo, num derby sempre importante entre duas equipas de vilas piscatórias. No decorrer da segunda parte viríamos a sofrer dois golos, provenientes acima de tudo de um relaxar natural dos meus jogadores e de uma vontade muito grande dos jogadores do Sesimbra em inverter a primeira parte menos boa. É verdade que o resultado até poderia ter sido mais dilatado (nos últimos 10 minutos temos um golo invalidado por uma avaliação menos boa de um jogador nosso e colocamos uma bola no poste), mas também não é menos verdade que, pelo que fizeram ao longo do jogo, os jogadores do Sesimbra não mereciam tamanha diferença no marcador. Sem sombra de dúvidas, na minha apreciação, fomos justos vencedores num óptimo jogo de futebol distrital.


 


Ficou surpreendido pela forma como o marcador foi evoluindo?

Seria hipócrita se disse que não! Como referi anteriormente, o Sesimbra é uma excelente equipa do nosso futebol. Tem grandes jogadores, um relvado natural extraordinário e um treinador cujo currículo fala por ele. Íamos a Sesimbra com as cautelas devidas pelo respeito que o jogo nos pedia, mas em momento algum entrámos em campo à procura de um ponto ou de perder por poucos. Entrámos claramente focados na vitória e foi assim que estivemos ao longo dos 90 minutos. A verdade é que o marcador foi evoluindo positivamente devido à enorme qualidade que os nossos jogadores aplicaram em cada acção. Foi garantidamente o nosso melhor jogo esta época e isso deixa-nos bastante orgulhosos. Foi mais um jogo, temos um terço dos jogos deste campeonato feitos e seria muito difícil estarmos mais orgulhosos do que estes jogadores têm feito. Aproveito esta pergunta ainda para deixar os meus parabéns à equipa de arbitragem liderada pela Sílvia Domingos por um lado, com enorme competência e que tão bem faz ao futebol distrital e por outro lado pelo Jonathan Babo e o João Domingos, dois árbitros que honram a imagem da arbitragem distrital com um nível superior.

 

 

Temos consciência do belo trabalho que fizemos até aqui, mas o nosso objectivo continua exactamente o mesmo, a manutenção!

 

 

 

A equipa está nos lugares cimeiros da tabela é por aí que pretende continuar?

A história deste grupo tem quatro anos. E são quatro anos de uma humildade extraordinária. As conquistas que têm acontecido ao longo deste percurso, devem-se essencialmente ao grupo de homens fantásticos que lideramos dentro de campo, em parceria com um Direcção que não deixa que nos falta nada, cumprindo com todos, reforço, todos os compromissos assumidos. Degrau a degrau este clube vai voltando a reerguer-se depois de ter batido muito fundo. E isso, deve-se principalmente a eles, jogadores e direcção. Por isso mesmo, não há como responder de outra forma que não de uma forma humilde. Os pés estão assentes no chão. Temos consciência do belo trabalho que fizemos até aqui, mas o nosso objectivo continua exactamente o mesmo, a manutenção, para que o clube possa continuar a dar pequenos (cada vez maiores) passos para voltar a patamares onde deve estar. A estatística existe e deve ter o seu valor. Olhando para as últimas cinco épocas, à passagem da 5.ª jornada as equipas com 10 pontos estavam entre o 2.º (19/20) e o 3.º lugar (15/16, 16/17, 17/18 e 18/19). Independentemente da realidade desta época, estamos nos lugares onde habitualmente estaríamos, 3.º lugar. Relativamente ao que é mais importante para nós, à passagem da 15.ª jornada, nas últimas cinco épocas, a equipa que se classificou no 16.º lugar terminou com 9 pontos (15/16), 6 pontos (16/17), 5 pontos (17/28) e 1 ponto (18/19 e 19/20). Se a classificação fosse pura matemática, poderíamos encarar os últimas dois terços do campeonato com outra ambição, no entanto o nosso foco continuará claramente na manutenção para que na próxima época os Pescadores possam continuar na 1.ª Distrital a darem mais e melhores passos em direcção a outros patamares.

 

 

Não temos os melhores jogadores, os melhores treinadores, o melhor orçamento, nem as melhores condições mas temos, sem qualquer dúvida, os melhores homens e o melhor grupo 

  



Que opinião tem sobre este campeonato?

É um campeonato totalmente atípico que nos leva a retirar de todos os intervenientes o melhor que temos. Encaramos a época com a postura de nos superarmos e de nos colocarmos à prova todas as semanas. Já tivemos jogadores infectados e elementos da equipa técnica. Já tivemos o clube totalmente parado por 15 dias, fizemos três pré-épocas, temos semanas onde treinamos apenas uma vez, mas a verdade é que as nossas limitações são exactamente as mesmas que as dos nossos adversários. Infelizmente é uma situação que ninguém queria viver, é uma realidade extremamente atípica, mas temos conseguido sair por cima. Como aprendi há algum tempo com uma pessoa por quem nutro um enorme respeito, “é nos momentos de maior aperto que os bons profissionais sobressaem sobre os menos bons”, tendo dois caminhos, ou agarramo-nos às desculpas ou trabalhando para nos superarmos, e nesse aspecto o que mais há a dizer sobre os nossos jogadores? Enormes! Fantásticos! Soberbos! Estão claramente de parabéns até aqui. Não temos os melhores jogadores, não temos os melhores treinadores, não temos o melhor orçamento, não temos as melhores condições e sem qualquer dúvida, os melhores homens e o melhor grupo!


 

Quer acrescentar algo mais ao que foi dito?

Gostaria em primeiro lugar e porque nunca é demais, parabenizar o nosso amigo José Pina pela qualidade e rigor do acompanhamento que faz ao desporto em geral e em particular ao nosso futebol. Em segundo lugar, manifestar aos nossos adeptos as saudades que temos de os ter no nosso campo. Ao longo destes anos, muitas das vezes têm sido eles o motor da nossa equipa. Infelizmente não podem estar presentes em cada jogo, mas os jogadores tudo têm feito para dignificar o barco que trazem ao peito. Representam uma terra e um clube com uma história enorme. Aos nossos adeptos, um abraço bem forte de todo o plantel, com o desejo de que rapidamente nos possam voltar a apoiar. Termino desejando a todos umas Boas Festas, um Natal próximo de todos os que mais amam e uma entrada especial num novo ano tão desafiante como o que se avizinha.

loading...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here