FUTEBOL DISTRITAL»» AF Aveiro termina provas - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

FUTEBOL DISTRITAL»» AF Aveiro termina provas

 

 

Épocas extraordinárias requerem medidas extraordinárias…

 

 

VAI SER CRIADA UMA PROVA FACULTATIVA PARA DECIDIR QUEM SOBE AO CAMPEONATO DE PORTUGAL

 

 

 

O novo confinamento deu aos dirigentes da Associação de Futebol de Aveiro a certeza de não ser possível terminar as provas.

 



Após consulta aos clubes, cancelaram-se as taças e supertaça, terminou-se o campeonato sem lugar a despromoções e vai ser criada uma prova, de acesso facultativo, para encontrar a equipa promovida ao Campeonato de Portugal e as que terão vaga na Taça de Portugal.

 

“Já vamos com um ano de pandemia, sem público, sem a formação a competir e sem os bares abertos nos estádios. Ouvimos cada clube. Existe um sentimento de frustração e dificuldades acrescidas, para as quais têm contribuído as várias pré-épocas durante esta temporada e os vários adiamentos de jogos devido a casos Covid-19. Em face do actual confinamento e do calendário de jogos em vigor, não é possível enquadrar o mesmo no tempo que falta para terminar a época”, lamenta Arménio Pinho, presidente da AF Aveiro.

 

 

O acesso a estas provas será facultativo, tendo os clubes até às 18 horas desta quarta-feira para declararem a sua intenção. O formato a adoptar será ajustado de acordo com o número de equipas inscritas, as quais iniciarão a sua participação com 50% dos pontos obtidos até à paragem dos campeonatos, corrigidos com o coeficiente obtido pelo número de pontos e jogos realizados.

 

Esta foi a forma encontrada pela AF Aveiro para poder indicar o clube que será promovido ao Campeonato de Portugal e, também, as duas equipas que irão disputar a próxima edição da Taça de Portugal. A prova final disputar-se-á no Campeonato SABSEG (o principal campeonato associativo), na 1.ª e na 2.ª Divisão Distrital.


As competições devem arrancar entre os meses de Abril e Maio, devendo estender-se por um prazo máximo de nove semanas, sempre dependente da evolução da pandemia de Covid-19 no país.


 


“Na hipótese de impossibilidade de se virem a apurar as equipas para as provas nacionais, a AF Aveiro tomará as decisões que forem necessárias, em função dos regulamentos e das necessidades que se verificarem”, acrescenta a nota informativa.

Quanto aos clubes que não pretenderem inscrever-se nestas provas finais não sofrerão qualquer penalização, uma vez que ficou igualmente decidido que, esta época, não haverá lugar a despromoções.

 

Isso implicará uma nova reformulação do formato competitivo do Campeonato SABSEG, que passará a ter 24 clubes em 2021/2022.

 

A sua composição dependerá do número de equipas aveirenses que poderão vir a ser despromovidas do Campeonato de Portugal.

 

Se nenhuma baixar dos Nacionais, são promovidos três clubes da 1.ª Divisão Distrital ao Campeonato SABSEG. Se descer uma, o número de equipas que sobem da 1.ª Divisão baixa para dois, e por aí adiante. Isso terá, consequentemente, implicações no número de equipas que subirão da 2.ª para a 1.ª Divisão Distrital.


loading...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here