LIGA 3»» Saiba todos os pormenores sobre a competição - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 23 de abril de 2021

LIGA 3»» Saiba todos os pormenores sobre a competição

Nova competição irá reger-se por requisitos específicos...

 

 


VAI SER DISPUTADA POR 24 CLUBES DISTRIBUÍDOS POR DUAS SÉRIES 

 

 



A primeira edição da prova será composta pelas duas equipas despromovidas da II Liga, seis que disputam a prova de acesso à II Liga e 16 que disputam o play-off de acesso à Liga 3.

 


 



Na próxima época desportiva a Federação Portuguesa de Futebol estreia uma nova competição, a Liga 3, que passa a ser o terceiro escalão do futebol nacional.


 

A prova será disputada por 24 clubes, que serão distribuídos por duas séries (Norte e Sul) de acordo com a sua localização geográfica, sendo 22 provenientes do actual Campeonato de Portugal (que vai entrar agora na 2.ª fase), mais dois que descem da II Liga.




 

Em termos práticos é assim: das oito equipas que disputam a 2.ª fase do Campeonato de Portugal, os vencedores de cada uma das duas séries sobem à II Liga e os restantes seis passam a disputar a Liga 3.


 

Da fase de acesso a esta prova que começa esta sexta-feira e será  disputada por 32 equipas, sairão as restantes dezasseis.


 

Resumindo, a primeira edição da Liga 3 (na sua primeira fase) será composta pelas duas equipas despromovidas da II Liga, seis que disputam a prova de acesso à II Liga e 16 que disputam o play-off de acesso à Liga 3.


 

Para a fase de apuramento de campeão avançam os primeiros quatro classificados, de cada uma das séries. Os vencedores de cada série sobem à II Liga e vão defrontar-se para determinar o campeão da Liga 3.





Os segundos classificados de cada série vão defrontar-se num play-off e o vencedor desse duelo irá jogar depois com o antepenúltimo classificado da II Liga, para determinar que equipa irá marcar presença no segundo escalão.



Na fase manutenção e descida, as equipas serão divididas em quatro séries, com bonificação de pontos. Os quintos classificados da 1.ª fase transitam com 8 pontos, os sextos iniciam com 7, os sétimos com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com 1 ponto. Os últimos classificados de cada uma das séries descem ao Campeonato de Portugal.


 

Em 2022/23, a Liga 3 manterá os 24 participantes mas na época seguinte serão 20 os clubes que irão disputar a competição.





 

 

Requisitos necessários


 

A Liga 3 irá reger-se por requisitos específicos para bem do futebol nacional. Cada equipa contará com 25 jogadores por plantel, sendo que na ficha de jogo terão de constar 13 formados localmente. Os treinadores principais têm de ter habilitação de Grau III, excepto se forem técnicos que se mantenham nos clubes promovidos à Liga 3 - estes podem ter Grau II.


 

Os clubes serão obrigados a identificar os detentores de participações no capital social do clube, bem como discriminar relações entre eles. Todos devem apresentar declarações de inexistência de dívidas e atestar que os jogadores não recorreram ao fundo de regularização salarial. Este escrutínio será feito em mais dois momentos da época, em Dezembro e Março.

loading...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here