ATLETISMO»» Projecto CBS kids on tour em marcha - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

ATLETISMO»» Projecto CBS kids on tour em marcha

Jornada piloto arrancou em Dezembro…



CASA DO BENFICA NO SEIXAL INCENTIVA JOVENS À PRÁTICA DO ATLETISMO


 


Trazer novos talentos para a modalidade e contribuir para o crescimento do número de atletas no concelho é um dos objectivos da colectividade.

 


 


O atletismo foi uma das modalidades que sofreu com a pandemia e a Casa do Benfica no Seixal foi uma das colectividades que também sofreu com isso porque a falta de competição levou alguns atletas a deixarem a prática da modalidade, embora também tenham aparecido alguns.


Emanuel Araújo, o coordenador da secção tem vindo a desenvolver esforços no sentido de dinamizar a modalidade entre os benfiquistas e os resultados começam a dar frutos sobretudo a nível da formação, sendo exemplo o projecto que tem em marcha apadrinhado pelo grupo musical “Os Anjos”. 


 


A Casa do Benfica está a desenvolver o CBS Kids on Tour. Como tem vindo a decorrer e qual tem sido a adesão?

O CBS KIDS ON TOUR é uma iniciativa criada pela secção de Atletismo da Casa do Benfica no Seixal que teve início em Dezembro de 2021, com uma “jornada piloto”, realizada no Parque Urbano das Paivas, que contou com a participação de 40 crianças. Com o sucesso da “jornada piloto”, partimos para 2022 com a ambição de fazer mais e melhor, começámos então a definir melhor o conceito CBS KIDS ON TOUR, o que queríamos fazer, e as localizações onde queríamos realizar essas actividades. Neste momento, temos já confirmadas três jornadas, que estão marcadas para Março.

No dia 6, no Parque do Serrado (Torneio de Benjamins By Espaço Casa), que marcará o “pontapé de saída” do CBS KIDS ON TOUR 2022; dia 20 no Riosul Shopping e no dia 27 no Jardim Praça dos Mártires (Seixal).


 

Concretamente, qual o objectivo da iniciativa?



A iniciativa de criar o CBS KIDS ON TOUR, surgiu pela necessidade de incentivar os jovens a praticar desporto. Cada vez mais os nossos jovens, ficam fechados em casa, “agarrados” aos dispositivos electrónicos, ficando para trás, a prática de desporto e o convívio com os seus pares, e a pandemia provocada pela Covid 19, só veio agravar essa tendência. O CBS KIDS ON TOUR, quer incentivar os jovens a sair de casa, praticar desporto, conviverem com outras crianças da mesma idade e juntos descobrirem o gosto pela prática desportiva, em concreto pelo Atletismo, que é uma modalidade rica no que à diversidade de actividades diz respeito. Com isto em mente e seguindo o projecto da Federação Portuguesa de Atletismo, e o desafio lançado pelo Presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, José Serrano, decidimos que o caminho seria, realizar demonstrações de actividades desportivas, inspiradas no projecto KID’S ATLHETICS, seguido pela FPA, que tem como base, ensinar os fundamentos do atletismo, com uma abordagem divertida e cativante. Esperamos que com esta abordagem possamos trazer novos talentos para a modalidade, e contribuir assim para o crescimento do número de atletas nas camadas mais jovens, que tem decrescido ao longo dos anos, pelo menos no concelho do Seixal.

Este é um projecto que muito nos orgulha, e graças à iniciativa do nosso presidente Paulo Lopes, o CBS KIDS ON TOUR, conta com o apadrinhamento dos ANJOS, grupo musical português bem conhecido de todos, formado pelos irmãos Nelson e Sérgio Rosado, a quem agradecemos o facto de terem aceitado o convite.


 


A secção tem outros projectos em mente?

A secção de Atletismo da Casa do Benfica do Seixal é composta por pessoas dinâmicas e ambiciosas. Neste sentido, temos vários projectos em mente a serem implementados a médio/longo prazo, mas como estão ainda numa fase muito embrionária e de estudo quanto à sua viabilidade, preferia não revelar de imediato, e anunciar quando houver algo mais concreto. Mas poderão acompanhar todos os projectos e novidades através das nossas redes sociais, no facebook ou instagram.




A nível global como está o atletismo na Casa do Benfica?

Neste momento estamos numa fase de crescimento. Como passámos por uma fase onde não havia competições, houve alguns atletas que deixaram de praticar desporto e abandonaram a equipa. Mas, por outro lado, a pandemia também motivou pessoas que nunca tinham experimentado, viessem pela primeira vez para o atletismo. Assim sendo, direi que estamos a crescer dia após dia, principalmente nas camadas mais jovens, que tem sido a nossa grande aposta. Estou certo que este crescimento continuará. Contamos com um grande treinador nas nossas camadas jovens, o Bruno Carvalho, que tem sido uma grande mais-valia neste projecto preparando os jovens talentos da melhor maneira para todas as competições. O Bruno para além de excelente treinador é também muito motivador, basta assistirem aos treinos para verem a alegria dos nossos atletas.


 


Vão competir em provas oficiais ou apenas em provas de carácter amador?

A Casa do Benfica no Seixal, à semelhança de anos anteriores, irá participar nas mais diversas provas, a começar pelo Troféu de Atletismo do Seixal e da famosa Seixalíada, e iremos também participar em provas organizadas em concelhos vizinhos, como Almada, e Barreiro. Para além destas provas, iremos participar em outras organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Setúbal, com a nossa equipa de atletas federados, composta por diversos atletas, desde de os escalões mais jovens até aos mais veteranos.


Para finalizar, quer acrescentar mais alguma coisa?



Queria dizer que apesar das dificuldades resultantes da falta de local apropriado para os treinos de formação devido ao facto do Complexo Municipal Carla sacramento se encontrar em obras desde Julho de 2021, iremos continuar a trabalhar para proporcionar as melhores condições aos nossos atletas para que possam evoluir da melhor maneira. Lamentamos que não exista ainda uma data prevista para que possamos retomar as actividades no Complexo Carla Sacramento, mas não será por esta contrariedade que não iremos fazer o nosso trabalho.

Queria também falar da dificuldade causada pela falta de uma carrinha de 9 lugares, para o transporte dos atletas para provas, treinos e eventos organizados pelo clube. Assim como para o transporte do material necessário para a realização de eventos e provas por nós organizadas.

Por fim agradecer o apoio e a confiança demonstrada pelo presidente Paulo Lopes, no trabalho feito por esta secção, assim como agradecer à equipa que tem colaborado para o crescimento do atletismo na Casa do Benfica Seixal, ao treinador da formação Bruno Carvalho, à seccionista Vera Araújo, aos atletas Selma Resende Silva e Everson Lara, assim como aos pais da nossa equipa de formação que são como uma família, sempre disposta a ajudar, sem esquecer o trabalho feito pelo anterior coordenador da secção Ricardo Alves. Sem eles, nada disto seria possível.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here