Pages

quinta-feira, 31 de março de 2022

FUTEBOL FEMININO»» Hugo Duarte deixou equipa sénior

Adjunto Ivo Campos ocupa o cargo interinamente…


 

TREINADOR INVOCOU RAZÕES DE ORDEM PESSOAL NA HORA DA SAÍDA

 



O Amora e o treinador da equipa sénior feminina, Hugo Duarte, rescindiram de forma amigável o contrato que unia as duas partes

 

Em comunicado o clube avança que foi informado da vontade do treinador em sair por motivos pessoais e adianta que aceitou o pedido, ao mesmo tempo que agradece o profissionalismo e dedicação que demonstrou, enquanto conduziu a equipa.


 

O Amora Futebol Clube informa também que o comando técnico da equipa sénior feminina será assegurado interinamente pelo treinador adjunto, Ivo Campos.

 

Na sua passagem pelo Amora, na fase de manutenção da Liga BPI, a equipa treinada por Hugo Duarte nos oito jogos que realizou obteve sete vitórias e uma derrota com 30 golos marcados e nove sofridos, seguindo na liderança da prova com dois pontos de vantagem.

 

 

Derrota em Famalicão para a Taça 

 

Entretanto, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o Amora perdeu em Famalicão por 3-0.

Fernanda Baptista abriu o activo aos 34 minutos. A segunda parte abriu com um golo de Ana Capeta (47’), enquanto Vânia Duarte marcou já no tempo de descontos (90+3’).

Nesta partida, o Amora alinhou da seguinte forma: Matilde Silva; Beatriz Rodrigues, Matilde Figueiras, Joana Prazeres, Rafa Sudré; Carla Cardoso, Ana Ribeiro, Ana Viegas; Carolina Duque, Mafalda Marujo e Ana Rocha.

O jogo da segunda mão está agendado para o dia 24 de Abril.

ALCOCHETENSE»» Revoltado com o que se passou no Campo da Bela Vista

 

Luís Francisco, director desportivo…

 

“PERDEMOS EM SETÚBAL COM UM GOLO PRECEDIDO DE FALTA”

 



Clube tem imagens esclarecedoras e diz que o árbitro estava bem colocado mas não ajuizou bem o lance. Veja aqui o vídeo...

 


 


O Grupo Desportivo Alcochetense está indignado com o que se passou no passado domingo no campo da Bela Vista, em Setúbal, no que respeita à arbitragem do jogo que ali realizou com o Comércio Indústria, que terminou com a vitória da equipa sadina por 1-0, com um golo marcado mesmo ao cair do pano, em lance precedido de falta. 


Luís Francisco, director desportivo, da equipa de Alcochete manifestou, em declarações ao nosso jornal, o seu descontentamento.



“Saímos de Setúbal com um grande sentimento de revolta e indignação. Não digo isto pelo facto de termos perdido, porque há que saber ganhar e saber perder e, nós, respeitamos todas as situações. Mas, neste caso não podemos ficar calados porque só a equipa de arbitragem não viu o que se passou”.


O dirigente desportivo fez questão de referir que “porque as coisas não correram bem de início estamos neste momento a tentar recuperar o espaço perdido. Desde que entrámos em funções obtivemos alguns bons resultados mas sabíamos que íamos sentir dificuldades frente ao Olímpico do Montijo e Comércio Indústria por serem duas equipas com objectivos completamente diferentes dos nossos”.


E, prosseguindo, adiantou: “No jogo com o Olímpico, jogámos de olhos nos olhos e perdemos por 1-0, com um golo sofrido aos três minutos. O tempo estava horrível para a prática do futebol e por muito que tentássemos não conseguíamos fazer melhor. Podíamos estar ali mais três ou quatro horas que não conseguíamos marcar golos”.



“No domingo em Setúbal tentámos fazer o mesmo, não fomos lá a pensar só no pontinho, o nosso objectivo passava mesmo por alcançar a vitória, apesar da valia do adversário. E, bem vistas as coisas até fomos os primeiros a introduzir a bola na baliza adversária. Aconteceu na sequência de um canto, pelo nosso capitão Gaspar Penetra, mas subitamente o golo foi anulado porque o árbitro conseguiu ver, entre 18 ou 19 jogadores que estavam na área e alguns mesmo à sua frente, um pisão de um jogador do Alcochetense a um do Comércio Indústria. Depois houve oportunidades para as duas equipas e, mesmo no final da partida, fomos “presenteados” com um golo que é precedido de falta cometida sobre o nosso guarda-redes. O árbitro estava bem colocado e não tinha ninguém à sua frente por isso não dá para entender porque não assinalou a irregularidade. Nós temos as imagens que são bem esclarecedoras”, realçou.


 


Ruído à volta da arbitragem

 

Luís Francisco tem desenvolvido a sua actividade em Lisboa mas já se apercebeu qual a verdadeira realidade do futebol setubalense.


“As equipas de arbitragem merecem todo o respeito mas sabemos que há muito ruído à volta delas. Aqui em Setúbal há muitos árbitros que quando vêm apitar um jogo de seniores já trazem dois jogos feitos pela manhã nos escalões de formação e isso não é nada bom porque lhes tira discernimento e lucidez para decidir determinadas situações e os leva a cometerem erros que prejudicam os clubes”.


 

A posição da equipa na tabela classificativa não é famosa porque se encontra nos lugares de despromoção mas tanto a direcção como a equipa técnica e os próprios jogadores acreditam que vão alcançar o objectivo.

 

“Quando regressávamos de Setúbal para Alcochete disse aos jogadores que deveriam estar orgulhosos por aquilo que foi a sua prestação nestes dois últimos jogos. Bateram muito bem perante adversários mais fortes, não têm que baixar a cabeça porque têm valor mais que suficiente para darem a volta à situação”.


 


Mecanismo enganador

 

Luís Francisco, aproveitou também para abordar o facto da classificação ainda não estar actualizada (quando deu a entrevista não estava), devido à desistência do FC Setúbal.

 

“Estamos preocupados com esta atitude infundada e revestida de interesses submersos pela não aplicabilidade do despacho relativamente à desistência do último classificado. O desfecho dessa situação há muito que deveria ter sido aplicado na tabela, devem estar à espera do andamento da carruagem para depois introduzirem o resultado. Este mecanismo é enganador e não tem nada a ver com a verdade desportiva. Outra situação que nos preocupa é a falta de respeito para com os jovens árbitros, que carecem de mais apoio. Neste sentido posso anunciar que estamos a preparar um colóquio para o dia 9 de Abril onde iremos juntar árbitros, treinadores e capitães de equipas para debater a problemática que existe aqui em Setúbal, no futebol distrital”.

quarta-feira, 30 de março de 2022

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Alfarim 3 Monte de Caparica 1

 

Monte de Caparica perde pela quarta vez consecutiva …


ALFARIM CONQUISTA TRÊS PONTOS MAS O ATRASO AINDA É GRANDE

























1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Olímpico do Montijo 2 U. Santiago 0

 

Cabral e Omrani foram os marcadores …


MONTIJENSES VENCEM COM UM GOLO MARCADO EM CADA PARTE




2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Corroios 1 Amora B 2

Foi mais difícil do que era esperado…


GOLOS SURGIRAM APENAS NA PARTE FINAL DO ENCONTRO  





1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» AF Setúbal já actualizou tabela classificativa

 

Decisão controversa…

 

PONTOS OBTIDOS PELOS ADVERSÁRIOS DO FC SETÚBAL NA PRIMEIRA VOLTA SÃO CONTABILIZADOS

 



E o que acontece em relação ao Monte de Caparica – FC Setúbal, que não se realizou. Vão ser atribuídos pontos, o jogo fica sem efeito ou será que o campeonato vai terminar com menos um jogo?

 


 


Depois de muita polémica, a Associação de Futebol de Setúbal decidiu finalmente proceder à actualização da tabela classificativa do Campeonato Distrital de Seniores da 1.ª Divisão, na sequência da desistência do FC Setúbal. 


A entidade que gere o futebol distrital tomou uma decisão assente em termos regulamentares, que não deixa de ser controversa.


No comunicado emitido a AFSetúbal invoca o n.º 4 do artigo 34.º do Regulamento Disciplinar, onde é referido que “[s]e a infracção tiver lugar durante a segunda volta da competição não são considerados apenas os resultados dos jogos disputados pelo clube desclassificado durante a segunda volta”.



A direcção da AFS reconhece que a infracção disciplinar ocorreu já no decurso da segunda volta da competição que tinha ainda por cumprir um jogo em atraso mas não pode deixar de aplicar o princípio da tipicidade, como corolário do princípio da legalidade, e mesmo que se estivesse na presença de uma lacuna, manda o artigo 4.º do ROP que as lacunas existentes nesse regulamento sejam “integradas pela Direcção da AFS”.

 

Em conclusão: para efeitos do cômputo da classificação geral do CD Seniores 1.ª Divisão da AFS, apenas não deverão contar os jogos que o FC Setúbal disputou na segunda volta. Por conseguinte, todos os pontos obtidos pelos adversários daquele clube nos jogos da primeira volta deverão ser contabilizados na tabela classificativa.





1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Comércio Indústria 1 Alcochetense 0

 

Vitória sorriu mesmo ao cair do pano …


ALCOCHETENSE QUEIXA-SE DA LEGALIDADE DO GOLO  




GD SESIMBRA»» Presidente da República nas bodas de diamante

Já foi confirmado pelo Chefe da Casa Civil…

 

MARCELO REBELO DE SOUSA VAI PRESIDIR À COMISSÃO DE HONRA

 



O Grupo Desportivo de Sesimbra sente orgulho e muita honra em poder anunciar que sua excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou conceder o seu "Alto Patrocínio às Comemorações das Bodas de Diamante" do clube, presidindo por isso à respectiva Comissão de Honra.


 


A decisão do mais alto magistrado da nação foi comunicada oficialmente ao clube, através do Chefe da Casa Civil da Presidência da República.


 Assim sendo, a partir desta data “o clube vai iniciar o processo de constituição da Comissão de Honra das Comemorações das Bodas de Diamante - 75 Anos, e dar continuidade à elaboração do respectivo Programa Oficial”, cuja divulgação será transmitida posteriormente no site oficial do Grupo Desportivo de Sesimbra.

FUTEBOL FEMININO»» Barreirense é Campeão Distrital de Juvenis

 

Título conquistado a uma jornada do fim…

 

“MENINAS SONHARAM E METERAM NA CABEÇA QUE IRIAM SER CAMPEÃS”

 


Sábado, na última jornada vão ter tarefa complicada em Setúbal, frente à escolinha, mas o objectivo passa por terminar o campeonato sem derrotas.

 


 


A equipa feminina sub-17 do Futebol Clube Barreirense é campeã distrital de Juvenis. O título foi conquistado quando falta disputar ainda uma jornada.

 

Com a vitória alcançada sobre o Afonsoeirense (7-0), em jogo realizado na Academia do FCB, em Santo André, a equipa passou a somar 37 pontos, mais quatro que a Escola de Futebol Feminino de Setúbal que segue na segunda posição e ficou sem qualquer hipótese de chegar à primeira posição.

 

As meninas do Barreiro têm feito um campeonato brilhante. Nos 13 jogos até agora realizados obteve 12 vitórias e um empate; ou seja, não sofreu qualquer derrota, marcou 98 golos e sofreu apenas 6, resultados que falam por si.


 

Para além do Barreirense, participam também neste campeonato a Escola de Futebol Feminino de Setúbal, Amora, Zambujalense, Escola D. João I, Afonsoeirense, Seixal 1925 e Almada.

 

Rafael Costa, que também vem trabalhando com a equipa sénior, é um dos treinadores desta equipa de juvenis que foi assumida em conjunto com o coordenador Luís Costa, e foi com ele que falámos para sabermos como está a ser vivido o momento.

 

 

Que importância tem para o Barreirense a conquista deste título?

Uma importância muito grande na história do futebol feminino do Barreirense. É o segundo título na categoria e isso enche de orgulho os nossos adeptos, sócios e todos os responsáveis do clube. É muito importante também naquilo que é a afirmação do futebol feminino no clube e no distrito.


 


Quem olha para os resultados fica com a ideia que o campeonato foi praticamente um passeio, excepto num ou outro jogo. Foi mesmo assim?

Eu direi que foi um campeonato intenso. Em alguns jogos conseguimos bons resultados e quem vê de fora começa por tirar essa conclusão, mas na realidade só conseguimos ser superiores devido ao trabalho incrível das nossas jogadoras durante todo o campeonato. Elas sonharam e colocaram na cabeça que queriam ser campeãs de novo e olharam para todos os jogos como se fosse uma final e foi assim de final em final que conseguimos conquistar o sonho destas meninas. Elas merecem!

 

Terminar o campeonato sem derrotas é também um feito notável?

Sim sem dúvida, ainda falta uma jornada mas queremos terminar invictos, é um feito bastante difícil de conquistar em qualquer campeonato, mas queremos conquistá-lo. Não vai ser tarefa fácil porque temos um jogo muito complicado pela frente – com a Escolinha de Setúbal, segunda classificada, mas com este grupo todos os sonhos são possíveis e esse é claramente um objectivo que queremos alcançar, para juntar ao título de campeãs!


 

Há algo mais que queira dizer, neste momento de satisfação?

Quero deixar um agradecimento a toda a estrutura do Barreirense por todo empenho e apoio neste projecto em especial ao Mister Luís Costa por tudo aquilo que faz pelo futebol feminino deste clube, é sem dúvida uma inspiração para todos nós a motivação e a vontade que tem para levar o futebol feminino aos maiores patamares possíveis. Quero agradecer a todos os meus colegas, estagiários e restantes membros desta estrutura pelo empenho em todo o campeonato mas em especial a todas as jogadoras que tornaram isto possível.

 

 


As campeãs

 

Para a história fica o nome das 26 jogadoras campeãs distritais:  

Inês Gonçalves, Constança Borrego, Margarida Pereira, Micaela Pereira, Djenifer Barros, Ionara Santos, Catarina Prates, Sofia Barão, Maria Júlia, Adriana Joice, Catarina Gomes (capitã), Patrícia Cavaco, Mariana Henriques, Beatriz Sousa, Nikol Teixeira, Mariana Ramalho, Rafaela Barcellos, Iara Pires, Joana Moreira, Margarida Santos, Débora Santos, Ana Pimentel, Mariana Pereira, Mafalda Chainho, Beatriz Sarmento e Marisa Marques.  

terça-feira, 29 de março de 2022

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Arrentela 5 Barreirense B 2

Barreirense abriu e fechou a contagem …  

                                 

ARRENTELA MARCA MÃO-CHEIA DE GOLOS NUM SÓ JOGO 



 

ALFARIM»» Esclarecimento sobre castigos

 

Existe alguma razão para que tal suceda, pergunta o clube…

 

 

O MESMO ARTIGO 132.º (AMEAÇAS, INJÚRIAS E OFENSAS À REPUTAÇÃO) DÁ CASTIGOS DIFERENTES

 

 


GD Alfarim, clube cumpridor, é da opinião que está a ser maltratado pela AF Setúbal mas não desiste de lutar pelos seus direitos. Veja mais uma carta enviada ao Conselho de Disciplina…

 

 

 


Vimos por este meio e enquanto Clube desta Associação solicitar alguns esclarecimentos, pois estamos em querer que o Grupo Desportivo de Alfarim merece o respeito que todos os outros clubes que constituem a Associação tem de V. Exas.

 

Ora vejamos, constatamos diferenças a castigos aplicados a determinados clubes, através de um artigo específico, e a outros clubes, onde esse mesmo artigo é aplicado, o castigo é diferente? Qual a base para o efectuarem?

 

 

Exemplos:

 

1.ª Divisão Distrital, GD Alfarim - Vasco da Gama de Sines, de 20 de Março de 2022, o delegado do GD Alfarim levou um castigo de 25 dias de suspensão e 75€ (setenta e cinco euros) de multa, castigo esse onde aplicam o artigo 132º (Ameaças, injúrias e Ofensas à reputação);

 

1.ª Divisão Distrital, Monte Caparica AC - U. Santiago, 20 de Março de 2022, o delegado do Monte Caparica é castigado ao abrigo do artigo 132º, ou seja o mesmo, e tem um castigo de 10 dias de suspensão e 25€ de multa;


 


1.ª Divisão Distrital, treinador do Charneca Caparica é castigado ao abrigo do famoso artigo 132º e é premiado com um castigo de 10 dias de suspensão e 25€ de multa;


 

Desta forma exigimos que nos esclareçam acerca dos critérios utilizados para a aplicação de 25 dias de suspensão e 75€ (setenta e cinco euros de multa) ao Delegado ao jogo em referência e Presidente do Grupo Desportivo de Alfarim.



 

Solicitámos o relatório do jogo elaborado pelo árbitro e constatamos que o que está escrito é FALSO. Sugerimos que solicitem o relatório da GNR de Alfarim, bem como testemunhas referentes ao clube visitante Vasco da Gama de Sines, na pessoa do seu treinador e capitão de equipa.

 

A cada dia que passa, sentimos que o Grupo Desportivo de Alfarim, clube CUMPRIDOR, é e continua a ser maltratado por V. Exas, no entanto continuaremos a partilhar com todos, para que a verdade desportiva seja reposta e que os clube sejam tratados de igual forma.

 

ALFARIM»» Pedido de Processo de Averiguações

Em causa está a não conclusão do jogo de juniores com o Fabril B…

 

ÁRBITRO DEU O JOGO POR TERMINADO COM OITO JOGADORES EM CAMPO

 


No relatório é referido que “O jogo não foi realizado até ao fim, pois a equipa da casa, sem substituições obteve muitas saídas de jogadores devido a lesões”. Ou seja, não é indicado o número de jogadores…

 



O Grupo Desportivo de Alfarim pediu ao Conselho de Disciplina um processo de averiguações sobre o que efectivamente aconteceu no decorrer do jogo de juniores entre o Alfarim e o Desportivo Fabril B, da 16.ª jornada da Série B do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, pelo facto daquilo que foi mencionado pelo árbitro da partida no relatório não corresponder à verdade.


Foi esta a carta enviada pelo clube ao Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal:  


 

Somos a informar que solicitamos em 4 de Março de 2022 o relatório elaborado pelo árbitro, referente ao jogo nº 114.02.077, GD Alfarim vs GD Fabril do Barreiro "B", realizado no Centro Desportivo de Alfarim... desta forma e em relação à resposta por V/ Exas. apresentada após recurso interposto pelo Grupo Desportivo de Alfarim, na qual o árbitro da partida refere: 




"O  jogo não foi realizado até ao fim, pois a equipa da casa, sem substituições obteve muitas saídas de jogadores devido a lesões, assim sendo, só foi dado 14 min da 2ª parte e o jogo foi dado como terminado.”, vimos reforçar que no momento em que o árbitro por iniciativa própria deu por terminado o jogo, o GD Alfarim tinha 8 jogadores em campo, não havendo qualquer razão para o término do jogo. 


Além de que não entendemos a aplicação de uma multa no valor de 200€ (duzentos euros), pelo que exigimos um processo de averiguações a todos os intervenientes e aos factos citados, pois como qualquer clube desta associação, exigimos respeito e que sejam validados todos os factos.