Pages

sábado, 30 de abril de 2022

JUNIORES»» Alcochetense empata (1-1) na Amora

Na prática estão separados apenas por um ponto …

 

DESPORTIVO FABRIL FICOU MAIS PERTO DE ALCOCHETENSE E AMORA B  

 


Desportivo Fabril festeja conquista de mais uma vitória
Terminou empatado a uma bola o jogo mais aguardado da 25.ª jornada do Campeonato Distrital de Juniores da 1.ª Divisão que colocou frente a frente os dois primeiros classificados [Alcochetense e Amora B], que se defrontaram ao princípio da noite no Parque do Serrado.


Quem beneficiou com este resultado foi o Desportivo Fabril que goleou o Quinta do Conde e encurtou a distância em relação aos dois primeiros da classificação geral, que é agora de quatro pontos sem contabilizar os três que irá ganhar na secretaria em virtude da falta de comparência do U. Santiago no jogo que deveriam disputar na 23.ª jornada. Ou seja, na prática a diferença é de apenas um ponto.



Nesta jornada será de salientar as vitórias obtidas pelo Moitense na Charneca de Caparica e pelo Palmelense, na Maçã, sobre o Sesimbra, assim como o triunfo do Comércio Indústria na recepção aos Pescadores e a goleada aplicada pelo Vasco da Gama de Sines sobre o Almada.  


Resultados: Charneca de Caparica 2 Moitense 4; Vasco da Gama 6 Almada 0; Desportivo Fabril 5 Quinta do Conde 1; Sesimbra 1 Palmelense 2; Comércio Indústria 2 Pescadores 1; Amora B 1 Alcochetense 1.  



Classificação: 1.º lugar, Alcochetense, 56 pontos; 2.º lugar, Amora B, 56 pontos; 3.º lugar, Desportivo Fabril (menos um jogo), 52 pontos; 4.º lugar, Pescadores, 43 pontos; 5.º lugar, Charneca de Caparica (menos um jogo), 38 pontos; 6.º lugar, Palmelense (menos um jogo) e Comércio Indústria, 32 pontos; 8.º lugar, Quinta do Conde (mais um jogo), 30 pontos; 9.º lugar, Sesimbra (menos um jogo) e Pelezinhos, 27 pontos; 11.º lugar, Moitense (menos um jogo), 22 pontos; 12.º lugar, U. Santiago e Vasco da Gama, 18 pontos; 14.º lugar, Almada, 0 pontos.


Próxima jornada (07 de Maio): Almada – Comércio Indústria (11 horas); Pescadores Amora B; Sesimbra – Desportivo Fabril; Palmelense – Charneca de Caparica; Moitense – Pelezinhos; Alcochetense – U. Santiago. 

JUNIORES»» Nacional da 2.ª Divisão – Série E

A três jornadas do fim do campeonato …


BARREIRENSE VENCE OLÍMPICO DO MONTIJO E TEM MANUTENÇÃO GARANTIDA

 



O Cova da Piedade [apesar de derrotado nesta jornada] tem a sua posição mais ou menos bem encaminhada mas os montijenses correm sérios riscos de descer de divisão 


 


O Barreirense venceu o Olímpico do Montijo por uma bola a zero, em jogo a contar para a 11.ª jornada da fase de manutenção e descidas do Campeonato Nacional de Juniores da 2.ª Divisão, realizado no Campo da Verderena.


O golo da vitória foi marcado no decorrer da primeira parte, e com ele, a equipa alvi rubra somou mais três pontos que garantem a sua continuidade na competição, na época de 2022/23.



Quem ficou em situação muito delicada foi o Olímpico do Montijo que está a seis pontos do quinto classificado [que também poderá descer de divisão] numa altura em que estão nove em disputa.


Negativo foi o resultado do Cova da Piedade no jogo que disputou em casa [Campo Vale da Abelha, em Paio Pires] com o Linda-a-Velha e, em consequência disso, vai ter muito cuidado nos três jogos que faltam disputar.


Com 11 jornadas realizadas o Barreirense segue na primeira posição com três pontos de vantagem sobre o Farense, que será seu adversário na próxima jornada. 


 

Resultados da 11.ª jornada: Cova da Piedade 1 Linda-a-Velha 2; Barreirense 1 Olímpico do Montijo 0; Oeiras 6 Despertar 0; Lusitano de Évora 1 Farense 2.


Classificação: 1.º lugar, Barreirense, 51 Pontos; 2.º lugar, Farense, 48 pontos; 3.º lugar, Oeiras, 40 pontos; 4.º lugar, Cova da Piedade, 39 pontos; 5.º lugar, Linda-a-Velha, 35 pontos; 6.º lugar, Lusitano de Évora, 33 pontos; 7.º lugar, Olímpico do Montijo, 29 pontos; 8.º lugar, Despertar, 20 pontos.


Próxima jornada (07 de Maio): Despertar – Lusitano de Évora; Farense – Barreirense; Linda-a-Velha – Oeiras; Olímpico do Montijo – Cova da Piedade. 

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Grandolense vence Pescadores em jogo antecipado

3-0 foi o resultado final…



ETIENNE LOPES, HETA E AILTON MOREIRA MARCARAM OS GOLOS





O Grandolense venceu os Pescadores da Costa de Caparica por 3-0 em jogo antecipado da 33.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, realizado esta tarde no Estádio Municipal de Grândola.


Os golos da equipa alentejana foram obtidos por Etienne Lopes, Heta e Ailton Moreira.


Com esta vitória, a equipa de Grândola, agora orientada por Nuno Campos, subiu alguns degraus na tabela classificativa, encontrando-se actualmente, de forma provisória no 11.º lugar, com 36 pontos.



Na próxima jornada a realizar no dia 8 de Maio, às 17 horas, o Grandolense desloca-se ao Estádio Vila Amália para defrontar o Sesimbra, jogo que será de grande importância para as duas equipas. 

FUTEBOL DISTRITAL»» Faltam disputar apenas seis jornadas

Grandolense – Pescadores foi antecipado para sábado…


 

PREVISÃO DE TARDE TRANQUILA PARA OS DA FRENTE E ALGO AGITADA PARA OS ÚLTIMOS  

 



A 33.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, que tem um jogo antecipado para sábado, realiza-se no domingo, dia 1 de Maio, dia da mãe e dia do trabalhador.


Se tudo correr dentro da normalidade o mais provável é que os dois primeiros classificados venham a ter uma tarde mais ou menos tranquila porque jogam em casa e defrontam adversários menos cotados, não se prevendo, por isso mesmo, alterações na frente da tabela classificativa.



Já o mesmo não se poderá dizer em relação à luta pela manutenção que promete ser intensa até ao fim do campeonato. Nesta jornada há jogos que podem provocar algumas mexidas devido à proximidade em termos pontuais entre os clubes envolvidos, como se pode constatar entre o 12.º classificado que tem 34 pontos e a equipa que está na linha de água com 30; ou seja, apenas quatro pontos de diferença entre seis equipas.


A recepção do U. Santiago ao Trafaria merece especial atenção, assim como o confronto entre o C. Piedade B e o Alfarim, o duelo entre o Grandolense e os Pescadores e os despiques entre Alcochetense e Moitense e entre o Monte de Caparica e o Charneca. 


Jogos da 33.ª jornada: Grandolense – Pescadores (sábado, às 16 horas); Cova da Piedade B – Alfarim; Alcochetense – Moitense; Desportivo Fabril – Sesimbra; Águas de Moura – Seixal; Monte de Caparica – Charneca de Caparica; Comércio Indústria – Palmelense; U. Santiago – Trafaria; Vitória FC – Vasco da Gama.    


 

II Divisão


Na 2.ª Divisão Distrital, que se joga na íntegra no domingo, há dois jogos que se realizam em horário diferente, um às 19 horas (Barreirense B – Pelezinhos) e outro às 20 horas (Arrentela – Quinta do Conde).

Em relação aos jogos da 29.ª jornada destaca-se aqueles em que estão envolvidos os dois primeiros que defrontam em casa adversários colocados a meio da tabela.  

Jogos da 29.ª jornada: Amora B – Alcochetense B; Samouquense – Santo André; Botafogo – Paio Pires; Banheirense – Brejos de Azeitão; Lagameças – Almada; Santoantoniense – Zambujalense; Barreirense B – Pelezinhos; Arrentela – Quinta do Conde. 

LIGA 3»» Oriental Dragon 0 Real 0

Tiago Feiteira distinguido como homem do jogo…

 

 

ORIENTAL DRAGON TERMINA SEGUNDA FASE SEM QUALQUER VITÓRIA

 

 


Oriental Dragon e Real Sport Club empataram a zero em jogo disputado no Estádio Alfredo da Silva relativo à última jornada da fase de manutenção e descidas da Liga 3.


A partida decorreu de forma algo equilibrada e ambas as equipas tiveram algumas oportunidades para marcar mas o resultado não sofreu qualquer alteração até ao final.



De realçar, entretanto, a exibição de Tiago Feiteira (Oriental Dragon) que foi considerado o homem do jogo pela forma como controlou o jogo e geriu a posse de bola da sua equipa.


A formação do Oriental Dragon, já despromovida, termina a Série 6 com quatro pontos no último lugar, sem qualquer vitória nesta fase.


 

FICHA DO JOGO

 

Jogo no Estádio Alfredo da Silva, Barreiro

 

ÁRBITRO: Paulo Barradas (Setúbal), auxiliado por Joaquim Gato e André Duque


 

ORIENTAL DRAGON: Miguel Lázaro; Carlos Batalha, Sando, Diogo Branco e João Pinto (David Kong, 49’); Gonçalo, Feiteira (Marlon, 77’) e Bandeira (Wurigeng, 77’); Nico (Nii Plange, 77’), Martim Águas e Marcelo (Wilson, 64’).


Suplente não utilizado: Júnior

 


Treinador: Marco Bicho

 



 

REAL SCIuri Miguel; Fábio Pala, Romário Carvalho, Rodrigo Monteiro e Mustapha Corr (Mika Borges, 45’); Júnior Sena (Amadu Baldé, 68’), Guilherme Ribeiro (Horácio Jau, 45’), Paulinho e Rúben Freire (Marcos Barbeiro, 45’); Ballack (Tiago Nunes 75’) e Wilson Kennedy.

 


Suplentes não utilizados: João Godinho e Hugo Ventosa

 


Treinador: Miguel Valença

 

 


Disciplina: cartão amarelo a Martim Águas (28’) e Diogo Branco (29’)

 

 

Homem do jogo: Feiteira (Oriental Dragon)

TIRO AO ALVO»» No Clube Desportivo e Recreativo da Ramalha

Modalidade está a regressar com grande pujança …


 

CLUBE ALMADENSE QUER VOLTAR A SER UMA REFERÊNCIA NO TIRO NA MARGEM SUL

 

 

Prova de dardo no dia 7 de Maio é de cariz popular mas o objectivo passa pela realização e entrada em competições oficiais. 

 

 


O Clube Desportivo e Recreativo da Ramalha, em Almada, vai realizar no dia 7 de Maio, a partir das 15 horas, uma prova de dardo, tiro ao alvo, à distância de 7 metros, com o objectivo de dinamizar a modalidade que em tempos não muito distantes era praticada por um número bastante elevado de atiradores.


Algumas divergências entre dirigentes, e mais recentemente a pandemia, estiveram na origem da estagnação mas agora o CDR da Ramalha conseguiu reunir condições e a modalidade está a regressar muito mais forte.



“Temos um recinto aprovado pela Federação Portuguesa de Tiro, com carreiras de vai e vem, onde se pode realizar o campeonato nacional de carabina, pistola e articulada”, adiantou Vítor Monteiro.


Relativamente à prova que vai realizar no início de Maio, o dirigente do clube diz que “é de cariz popular, o chamado tiro vadio que é feito a sete metros, com o alvo fixo colado numa tábua. Funciona como incentivo para o tiro oficial que é feito a 10 metros com vai e vem, chumbo de 4,5, e tem alvo de papel que fica furado”.  



Vítor Monteiro fez questão de referir que antigamente era uma brincadeira mas agora não. “Falámos com a Federação Portuguesa de Tiro que colocou aqui alguns transportadores, iluminámos a sala de forma adequada e está tudo homologado para a realização de provas oficiais. Na margem sul do Tejo só havia uma carreira no Montijo, a dos Bons Amigos, depois só em Évora. Daí a importância da nossa, em Almada. Queremos voltar a ser o que já fomos, juntar centenas de pessoas ao fim de semana e dinamizar a modalidade”, deixou bem vincado.

 

 

FUTSAL»» U. Fernão Ferro 2 Casa do Benfica Seixal 2

Veteranos não conseguem melhor que um empate …


 

PEDRO GOMES E SÉRGIO PEDRO MARCARAM OS GOLOS DA EQUIPA BENFIQUISTA

 



Em jogo a contar para a 7.ª jornada do Campeonato de Veteranos do Concelho do Seixal, realizado no Pavilhão da Escola Alfredo dos Reis Silveira, na Torre da Marinha, a Casa do Benfica Seixal empatou a duas bolas com a União Recreativa da Juventude de Fernão Ferro.



Ao intervalo o resultado era favorável aos benfiquistas do Seixal que venciam por 1-0. Os golos da Casa do Benfica nesta partida foram obtidos por Pedro Gomes e Sérgio Vieira.  




De registar que este jogo assinalou o término da primeira volta da competição que decorre no concelho do Seixal. 



Entretanto, este domingo, dia 1 de Maio, a equipa de Veteranos da Casa do Benfica Seixal participa num torneio, em Lisboa:

sexta-feira, 29 de abril de 2022

ÉPOCA 2022/23»» Já é conhecido o calendário

Camadas jovens têm novo modelo competitivo…

 

NOVA TEMPORADA COMEÇA A 31 DE JULHO COM A SUPERTAÇA E UMA SEMANA DEPOIS A I E II LIGA 

 



Liga 3 arranca a 21 de Agosto, a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal realiza-se a 11 de Setembro e o Campeonato de Portugal começa a 18 de Setembro. Competições de futebol feminino têm início a 11 de Setembro.

 

 



A Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional acordaram hoje o calendário oficial da próxima época, que, como tradicionalmente, se vai iniciar com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, prova que vai opor o campeão nacional ao vencedor da Taça de Portugal, FC Porto ou Tondela, em 31 de Julho

 

Para o fim-de-semana seguinte, de 7 de Agosto, estão marcadas as primeiras jornadas das I e II ligas, que vão terminar, 34 jornadas depois, em 28 de Maio.





As duas provas profissionais estarão interrompidas entre o período de 13 de Novembro e 27 de Dezembro, por conta da disputa do Mundial'2022. Quer isto dizer que o período de preparação da Selecção Nacional antes da prova a disputar no Qatar será de 11 dias.




A prova 'rainha' do futebol português tem a 1.ª eliminatória marcada para 11 de Setembro, os clubes da Liga Sabseg entram a 1 de Outubro na segunda eliminatória e os Liga Bwin a 15 e 16 de Outubro, com a terceira ronda.



 

A Liga 3 começa no dia 21 de Agosto e o Campeonato de Portugal a 18 de Setembro.






 

As camadas jovens, que na próxima época vão ter novos modelos competitivos, arrancam da seguinte forma:

 

Juniores – 1.ª Divisão Nacional: 6 de Agosto

Juniores – 2.ª Divisão Nacional: 27 de Agosto

 

Juvenis – 1.ª Divisão Nacional: 7 de Agosto

Juvenis – 2.ª Divisão Nacional: 21 de Agosto

 

Iniciados – 1.ª Divisão Nacional: 14 de Agosto

Iniciados – 2.ª Divisão Nacional: 18 de Setembro



 

FUTEBOL FEMININO

 

Liga BPI: 11 de Setembro

2.ª Divisão Nacional: 11 de Setembro

3.ª Divisão Nacional: 25 de Setembro 

ZAMBUJALENSE»» Arbitragem e Disciplina em causa

Clube indignado com critério aplicado nos castigos…

 

FORTES CRÍTICAS AOS CONSELHOS DE ARBITRAGEM E DISCIPLINA

 

 


O Zambujalense está revoltado por se sentir prejudicado com o que se está a passar com algumas arbitragens e com algumas decisões tomadas pelo Conselho de Disciplina, em matéria de castigos.


 

Neste sentido resolveu denunciar publicamente algumas situações ocorridas.


 

“A direcção da ACRUTZ vem manifestar o seu desagrado pelo critério dos castigos, vergonhosos e habilidosos, aplicados pelo Conselho de Disciplina neste campeonato da vergonha. Começamos por falar dos cinco jogos de castigo aplicados ao nosso jogador Luís Mantorras, por palavras dirigidas ao árbitro. Mandámos uma exposição para o Conselho de Disciplina e até hoje não obtivemos resposta”.


 

Outra situação tem a ver com a expulsão do nosso treinador no jogo com a ADQC. “Levou o cartão amarelo por ter comentado que não existia grande penalidade e depois foi expulso com segundo amarelo no segundo golo da ADQC que foi precedido de falta, toda a gente viu, até ao próprio fiscal de linha disse que era falta. Para este jogo, que é um dérbi do concelho, foi nomeado um árbitro sem categoria. Este jogo realizou-se no sábado quando todos os outros se haviam realizado na sexta-feira santa. Ou seja, havia árbitros com mais categoria para arbitrar o dérbi. Achamos que é hora de dizer basta, não podemos ser os coitadinhos do Conselho de Arbitragem nem do Conselho de Disciplina”.

 

 

E, continuando a explanar a denúncia adiantou: “no passado domingo tivemos dois jogadores expulsos, um com duplo amarelo e outro com vermelho directo que levou 4 jogos por se ter embrulhado com um jogador do Botafogo que também foi expulso mas levou apenas dois jogos de castigo. Pergunta-se, que critério é esse?”


 

Neste jogo, o presidente da ACRUTZ [ao fim de 10 anos] foi expulso e depois multado, sem nada dizer. “Houve alguém que estava junto ao banco [da parte de fora] que falou, mas não foi o presidente. Isso foi testemunhado e dito por um agente da autoridade ao árbitro, mas este manteve a sua decisão”, lamenta o clube que finaliza a denúncia com uma interrogação.

 

“Este árbitro tem categoria para arbitrar um jogo de seniores na distrital? Se calhar era melhor apitar jogos do futebol de sete desde que saiba as regras, e não como fazem alguns que chegam a perguntar aos treinadores se no futebol de sete há fora de jogo”.

 

NATAÇÃO»» Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro

Conquistou o 1.º lugar por equipas…

 

VITÓRIA COLECTIVA NO TORNEIO DO LITORAL ALENTEJANO

 

 


O Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro esteve em plano de grande evidência na oitava edição do torneio do Clube de Natação do Litoral Alentejano que decorreu no dia 25 de Abril na Piscina Municipal Carlos Manafaia, em Sines.


 

A nível colectivo a equipa de natação do CIRL foi a vencedora da competição ao conquistar o primeiro lugar por equipas. E, a nível individual, Marta Cruz obteve a melhor performance no escalão de infantis / juvenis, acontecendo o mesmo com Daniel Cazeiro no escalão de juniores / seniores.


 

Para além destes resultados há também a salientar a conquista de 10 medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze. E, nas estafetas uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

 

O torneio, que foi realizado em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde, contou com a participação de 112 atletas das categorias de cadetes, infantis, juvenis, juniores e seniores, em representação de sete clubes que se classificaram por esta ordem: CIR Laranjeiro com 444 pontos, CN Litoral Alentejano (406), CN Amadora (334), NDC Odemira (305), CLAC Entroncamento (203), CF Estremoz (193) e AD Swin Turtles (167).

 

Inserido nas comemorações do 25 de Abril, o torneio  foi organizado  pelo  Clube  de  Natação  do  Litoral  Alentejano, com o apoio da  Câmara  Municipal  de  Sines,  Junta  de  Freguesia  de  Sines  e  Associação  de Natação do Alentejo.