LIGA 3»» As contas da subida e manutenção - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 22 de abril de 2022

LIGA 3»» As contas da subida e manutenção

 

Saiba tudo ao pormenor…


 

JORNADA DESTE FIM-DE-SEMANA DECISIVA PARA ALGUMAS DAS EQUIPAS 

 

 

A Liga 3 está ao rubro. Com apenas duas jornadas para o fim da segunda fase, muito se irá decidir nos próximos dias e este fim-de-semana pode ser absolutamente decisivo para as contas da subida e da manutenção.



As contas da subida 



Série 1

 

A Série 1 é liderada de forma isolada pelo Torreense com nove pontos, mais três que o Alverca segundo classificado. Numa altura em que ambas as equipas já não se defrontam e a formação de Torres Vedras tem vantagem no confronto directo, uma vitória sobre o Felgueiras, nesta jornada, significa a garantia da subida de divisão para a equipa de Nuno Manta Santos.


Também o Alverca pode ficar com a sua posição definida. Caso vença o V. Guimarães B e o Felgueiras não pontue diante no jogo com o Torreense, a equipa de Argel Fuchs fica já com a disputa de uma eliminatória com o segundo classificado da outra série, para apurar quem irá disputar o play-off diante do antepenúltimo da II Liga.



Caso o Alverca saia derrotado os vimaranenses sobem ao segundo posto e mudam o cenário para a última jornada, onde irão defrontar o Torreense, que até pode já nem precisar do resultado para garantir a subida de divisão.


O Torreense está a uma vitória de garantir a subida de divisão. 


O Alverca precisa de vencer para se manter na corrida à eliminatória que define quem vai ao play-off, bem como para aproveitar um eventual deslize do Torreense (que mesmo assim, poderá não ser suficiente).

 

O V. Guimarães B precisa de vencer nesta jornada para ultrapassar o Alverca e entrar num lugar de acesso à eliminatória que definirá quem vai ao play-off. Para conseguir a subida de divisão directa, precisa que o Torreense não vença e perca por pelo menos dois golos de diferença no jogo que terão entre si, na última jornada. 

 

O Felgueiras precisa de vencer o Torreense por dois golos de diferença e depois vencer o Alverca na última jornada. Enquanto garante estes seis pontos, tem que esperar que o V. Guimarães B não vença os seus dois encontros. 

 

 


Série 2

 

Nesta série há um jogo decisivo. U. Leiria (2.º classificado, com sete pontos) e Oliveirense (1.º classificado, com oito pontos) defrontam-se para um jogo que poderá ser absolutamente crucial para a definição das contas da subida na Liga 2. E o SC Braga B estará a acompanhar de perto as incidências desta partida.


Numa série tão equilibrada, uma vitória da equipa de Oliveira de Azeméis deixa-os a um empate da subida de divisão. No entanto, se os leirienses vencerem, assumem a liderança e ficam em melhor posição para a derradeira jornada, onde têm deslocação prevista ao reduto do Vitória FC, que ainda não venceu na 2.ª fase.


Um empate deixa tudo em aberto para a última jornada, especialmente se o SC Braga B (3.º classificado, com cinco pontos) ganhar ao Vitória FC. Nesse cenário, o primeiro e o terceiro classificados iriam para a última ronda separados por um ponto, com a Oliveirense a receber o SC Braga B.


A Oliveirense está a quatro pontos da subida de divisão. Uma vitória e um empate nos próximos dois jogos permitem à formação de Oliveira de Azeméis ascender ao segundo escalão do futebol português. O objectivo até pode ficar garantido já esta jornada, se a Oliveirense bater a UD Leiria e o SC Braga B não sair vitorioso do embate diante do Vitória FC.



À U. Leiria, nesta jornada, apenas um resultado permite continuar a alimentar o sonho da subida directa, dependendo apenas de si, a vitória. Uma vez obtido esse resultado, os leirienses podem depois encarar a última jornada no topo da tabela e garantem desde já, pelo menos, a presença na eliminatória que dará acesso ao play-off. No entanto, caso os leirienses empatem nesta jornada ainda podem passar em primeiro, se na última jornada ganharem ao Vitória FC e a Oliveirense não ganhar.


 

Ao SC Braga B apenas duas vitórias nos próximos dois jogos podem permitir continuar a sonhar com a subida de divisão directa, embora não dependa apenas dos seus resultados. É necessário para isso que a U. Leiria não vença os dois jogos que tem em disputa, caso contrário o máximo que se pode almejar é a chegada à eliminatória que define que irá ao play-off.


 

O Vitória FC sem qualquer vitória nas quatro jornadas já realizadas, chega a esta fase do campeonato já sem possibilidades matemáticas de garantir a subida de divisão directa. Luta agora pela possibilidade de chegar ao segundo lugar, mas para isso terá que vencer os dois jogos e esperar que os outros resultados lhes sejam favoráveis. 

 

 

 

As contas da manutenção

 


No que respeita às contas da manutenção vamos fazer o ponto da situação da Série 5 porque na Série 6 as contas já estão fechadas.

 

Nesta série está tudo em aberto mas Cova da Piedade e Amora estão apenas a um empate de garantirem a manutenção. Contudo, pela frente terão duas equipas desesperadas por pontos que prometem dar luta durante as partidas. 


O Cova da Piedade só precisa de pontuar no jogo que vai disputar com o U. Santarém para assegurar a manutenção. Os cinco pontos de vantagem podem ser a almofada necessária para garantir desde já a manutenção.


 

O Amora está na mesma situação (ou esperar que o U. Santarém não vença) para assegurar a manutenção, uma vez que tem cinco pontos de avanço, com seis por se disputar.


O Caldas só precisa de fazer melhor ou igual que a U. Santarém nesta jornada e de garantir que na última ronda, onde ambas se vão defrontar, pontua. Se o Caldas vencer e a U. Santarém não vencer, as contas da série até ficam fechadas, com a formação ribatejana a ser despromovida. 

 

O U. Santarém tem tudo em aberto. A equipa de André David para se manter na corrida pela manutenção precisa de fazer um resultado melhor ou igual do que o Caldas. O contrário é sinónimo de despromoção. 

 

Na Série 6 já está tudo decidido. O Oriental Dragon é a equipa despromovida. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here