PAIO PIRES»» Património está a ser requalificado - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 23 de agosto de 2022

PAIO PIRES»» Património está a ser requalificado

Melhores condições são fundamentais…


 

RELVADO SINTÉTICO DO CAMPO DE JOGOS DO VALE DE ABELHA ESTÁ A SER SUBSTITUÍDO


 


As obras têm obrigado a equipa sénior a treinar na Arrentela mas dentro de dias tudo vai voltar à normalidade no novo tapete verde que está na fase terminal da sua implementação.

 


 


O Paio Pires Futebol Clube encontra-se neste momento a requalificar o seu património para proporcionar melhores condições aos seus associados, aos atletas e a quem o visita. A requalificação passa pela realização de obras na sua sede social e pela substituição do relvado sintético do campo de jogos do Vale de Abelha, que se encontrava em más condições devido à sua frequente utilização.



A obra encontra-se em adiantada fase de construção e deve estar concluída a tempo de lá iniciar a nova época desportiva. Para já está a causar alguns transtornos porque obriga à realização dos treinos da equipa sénior no Campo da Boa Hora, gentilmente cedido pelo Atlético Clube de Arrentela, mas isso não constitui qualquer problema.



Jorge Lopes, o presidente da direcção, em entrevista ao nosso jornal revelou mais alguns pormenores sobre o que realmente está a acontecer no clube que se aproxima do centenário (fez 97 anos, em Junho).



Sede Social
"Como a freguesia esteve recentemente em festa e a nossa sede social está situada na rua principal quisemos dar-lhe uma nova imagem e a primeira coisa a fazer foi pintar a fachada do edifício. Agora, as obras vão prosseguir no interior porque queremos devolver a sala de convívio aos sócios, é um desejo que queremos cumprir ainda durante o ano que está em curso. Iremos também fazer obras no salão para podermos depois realizar ali alguns eventos”.


Nas instalações desportivas do Vale da Abelha estão a decorrer obras de substituição do relvado sintético, que já está mais de 50% concluído. Com isto, “esperamos na próxima época poder proporcionar melhores condições aos nossos atletas [e a quem nos visita], para que não haja lesões como estava a acontecer no relvado anterior, que se encontrava muito degradado. É importante dizer que estas obras só têm sido possíveis devido a alguma ginástica financeira e a alguém que nos tem vindo a ajudar e ao apoio imprescindível da Câmara Municipal do Seixal, e em especial ao presidente Joaquim Santos que tem sido um homem em quem acreditamos porque cumpre aquilo que promete. Sem esse apoio era impossível realizar as obras que estamos a fazer”, referiu Jorge Lopes que aproveita para pedir aos sócios, e aos pais dos jovens da academia, que venham ver o que está a ser feito e se certifiquem que nesta nova época haverá melhores condições para os seus filhos praticarem desporto. E complementou afirmando também que posteriormente “irão ser feitas obras de beneficiação na zona do bar”.



Na conversa que tivemos, o presidente do clube, não escondeu que as obras estão a causar alguns constrangimentos na preparação da equipa de futebol sénior, mas é um mal necessário.


“Estamos a treinar no Campo da Boa Hora, só temos que agradecer ao Atlético Clube de Arrentela e ao seu presidente, António Cunha, por nos ter facultado as suas instalações. Está previsto que as obras fiquem concluídas no final deste mês de Agosto. Portanto, a situação é meramente pontual e em nada vai afectar o normal desempenho da equipa”.


 


Em relação à equipa de futebol sénior que entra em competição no dia 4 de Setembro, Jorge Lopes confirmou a continuidade de Francisco Mané como treinador principal da equipa que começa a competir no dia 4 de Setembro, em Alfarim, em jogo a contar para a Taça AF Setúbal. Quanto a jogadores, o presidente do clube referiu que “como acontece em todas as épocas há entradas e saídas. Devido à nossa situação financeira, o Paio Pires não se pode dar ao luxo de fazer grandes contratações mas tudo indica que vamos ter uma equipa competitiva que pode muito bem lutar por um dos cinco ou seis primeiros lugares. É esse o nosso objectivo”.


 

Relativamente aos outros escalões é ponto assente que o Paio Pires vai competir em todos eles. “Uma das nossas apostas é manter os atletas da formação que vão subindo para mais tarde poderem municiar a equipa principal, só assim podemos ter identidade própria e uma verdadeira mística. Só seguindo este caminho é possível ter uma equipa sénior forte, no futuro”.  

 

Esta época o Paio Pires tem também um novo projecto para a sua Academia de Formação. “É um projecto ambicioso que tem todas as condições para progredir com sucesso. Temos um empenho muito grande na Academia de Formação, queremos que os meninos venham e desfrutem de todas as condições, queremos formar atletas e também formar homens para que saiam daqui felizes e que os próprios pais vejam que eles estão a evoluir na sua carreira de atleta em simultâneo com a sua actividade escolar. Este projecto integra também o futebol feminino que tem as captações abertas. A afluência tem sido pouca porque há outros clubes na zona com mais poder que têm despertado mais interesse das atletas. Nós queremos voltar ao futebol feminino, temos esse desejo, mas só lá chegaremos se houver atletas para isso”.




A praça de touros foi também tema da nossa conversa porque faz também parte do património. “A Arena está entregue ao Departamento Taurino que faz a sua gestão. Tem realizado algumas corridas de touros e garraiadas com bastante afluência mas nós gostaríamos que fosse mais utilizada porque se trata de um espaço multiusos e que trouxesse mais benefícios em termos económicos para o clube”, disse com algum pragmatismo Jorge Lopes, que está na presidência do clube há três anos e meio, a quem pedimos um balanço do trabalho desenvolvido.  


“Falar de nós é sempre difícil mas creio que a obra está à vista de todos. Quando chegámos, o clube estava impedido de inscrever jogadores por dívidas à Federação e à Associação mas neste momento não devemos nada a ninguém. Conseguimos recuperar o passivo e actualmente temos uma conta corrente com a Associação de Futebol de Setúbal e o nosso património a ser requalificado. Desejávamos ter feito muito mais mas temos que ter os pés bem assentes na terra e não esquecer os efeitos da pandemia. De qualquer forma estou satisfeito. Aliás, a imagem do trabalho realizado é melhor do que as palavras que eu possa dizer”, disse com convicção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here