CICLISMO»» Clássica da Arrábida realiza-se a 19 de Março - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 10 de março de 2023

CICLISMO»» Clássica da Arrábida realiza-se a 19 de Março

Palmelense Rafael Reis será um dos participantes…

 

PROVA RAINHA DA REGIÃO VAI SER DISPUTADA POR 18 EQUIPAS PROFISSIONAIS

 

 


A sexta edição da Clássica da Arrábida realiza-se no dia 19 de Março, com partida em Palmela às 12 horas, passagem por Setúbal e meta no Castelo de Sesimbra.


 

A prova, que resulta de uma parceria entre os três municípios da Arrábida, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Lima & Limão Cycling Services e integra o calendário da União Ciclista Internacional, foi apresentada publicamente, num evento realizado no Forte de Albarquel.


 

Doze equipas nacionais e seis estrangeiras, de Espanha, Angola, Inglaterra e Alemanha, compõem o pelotão deste ano da prova rainha da região, que continua a conquistar relevância em Portugal.

 

O ciclista palmelense Rafael Reis, que apadrinha também o projecto “O Ciclismo vai à Escola”, que o Município de Palmela e a Federação estão a dinamizar na EB Aires e na EB António Matos Fortuna (Quinta do Anjo), com os respectivos agrupamentos, será um dos ciclistas participantes.

 

 

Municípios reconhecem importância económica e turística do evento

 

O percurso desafiante de 182 quilómetros atravessa toda a cordilheira da Arrábida proporcionando aos ciclistas e ao público paisagens deslumbrantes, entre a serra, o rio Sado e o Atlântico, que colocam em evidência o potencial de atractividade do evento e as excelentes condições da região para a prática de desportos de natureza.

 


Na apresentação do evento, o presidente do município de Sesimbra, Francisco de Jesus, a vereadora Maria João Camolas, de Palmela, e o vereador Pedro Pina, de Setúbal, foram unânimes na valorização desta parceria já de longa data com a Federação e com a Lima & Limão  (representada por João Serralheiro), que tem contribuído, de forma determinante, para afirmar a modalidade na região, alavancar a actividade turística e dinamizar a economia.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, mostrou-se muito satisfeito com a rápida afirmação da prova, que é já uma das principais Clássicas do país e integra a «filosofia» Cyclin’ Portugal, que procura atrair equipas internacionais a treinar e competir em Portugal.

 

 

Organização leva ciclismo à comunidade

 

Este ano, a organização promove, pela primeira vez, os Opens de Escolas, que pretendem envolver a comunidade e, em especial, os alunos das escolas dos três municípios no espírito da Clássica da Arrábida, para estimular a prática de ciclismo, a mobilidade suave e a adopção de estilos de vida mais saudáveis junto da população jovem.

 

No concelho de Palmela, o Open decorrerá no dia 1 de Abril, no Largo de S. João, entre as 10 e as 18 horas, com um vasto leque de actividades – insufláveis, paraciclismo, gincanas diversas, indicadas para todos os níveis de experiência, incluindo pessoas portadoras de deficiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here