ARBITRAGEM»» Liga BPI vai ter VAR na próxima época - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 13 de maio de 2023

ARBITRAGEM»» Liga BPI vai ter VAR na próxima época

No futebol internacional apenas existe nos Estados Unidos…

 

PORTUGAL SERÁ A PRIMEIRA LIGA FEMININA EUROPEIA A UTILIZAR A FERRAMENTA

 

 


A Direcção da FPF aprovou esta sexta-feira o investimento necessário à introdução da tecnologia de vídeoarbitragem na próxima edição da Liga BPI, tornando-se na primeira liga europeia a ter VAR em todos os seus jogos.


Tal como já acontece na Liga Bwin e vai passar a acontecer igualmente na Liga Portugal 2 Sabseg, o VAR na Liga BPI será centralizado na Cidade do Futebol.

Recorde-se que a tecnologia já é utilizada no futebol feminino em Portugal, nas finais de competições como a Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, tendo sido o primeiro país a ter VAR numa prova feminina oficial a nível mundial.


No futebol internacional, apenas os Estados Unidos utilizam VAR integral na sua principal competição desde Março último, tendo o Brasil iniciado agora a sua utilização a partir dos quartos-de-final do campeonato.


O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF; Fontelas Gomes, diz que se trata de um passo natural:

“A arbitragem tem acompanhado o desenvolvimento do futebol feminino em Portugal, e por isso entendemos que faria todo o sentido a sua principal competição, que é a Liga BPI, contar com vídeoárbitro. É um grande passo para a competição, na procura de uma cada vez maior verdade desportiva, mas é igualmente um grande investimento ao nível dos recursos humanos, com a aposta nas nossas árbitras para essa função. Por outro lado, e como consequência, vai permitir uma outra presença a nível internacional, que só beneficia a arbitragem portuguesa. Para os árbitros é também uma mais-valia, uma vez que vai proporcionar-lhes mais uma competição. Começa, dessa forma, a desenhar-se uma carreira de videoarbitragem, ao contar com esta ferramenta em várias competições”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here