NUNO FERREIRA»» É treinador dos Pescadores há sete anos - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 1 de julho de 2023

NUNO FERREIRA»» É treinador dos Pescadores há sete anos

   

Enquanto acreditarem em nós vamos continuando …

 

“SOU CAPARICANO DE BERÇO, NASCIDO E CRIADO NA COSTA, SINTO ENORME ORGULHO NISSO”

 


É o treinador com mais jogos ao serviço dos Pescadores e comanda actualmente a equipa técnica há mais tempo consecutivo em exercício na 1.ª Divisão Distrital.

 


O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica já trabalha no planeamento da nova época desportiva encontrando-se neste momento na fase de construção do plantel para a temporada que se aproxima.



Nuno Ferreira, que se encontra há seis anos como treinador na Costa de Caparica, continua a ser a aposta da direcção e, nós aproveitámos a oportunidade para falar com ele, a quem pedimos um breve balanço da época anterior e a forma como está a perspectivar a próxima.


 

Na próxima temporada vai continuar como treinador dos Pescadores. O convite veio ao encontro dos seus desejos?

Sem dúvida. Nunca escondi que tenho um desejo pessoal enorme em continuar a ver os Pescadores crescerem, como têm crescido ao longo dos últimos seis anos. Depois de momentos complicados de gestão danosa do clube, tem sido um orgulho tremendo ver o desenvolvimento do clube, no sentido que todos desejamos. Dessa forma foi com muito orgulho e enorme honra que aceitei aquele que era o meu desejo, dar seguimento ao que temos vindo a construir ano após anos. Sentimos que ainda podemos ajudar o clube a crescer e enquanto assim for, enquanto continuarem a confiar (direcção, adeptos e jogadores), nós vamos querer continuar a estar neste grande clube.

 

Esta vai ser a sétima época consecutiva no clube, coisa rara nos dias de hoje. Que significado tem isto para si?

Tem um significado enorme. Sou caparicano de berço. Nascido e criado na Costa da Caparica, tenho um orgulho enorme nisso e digo-o em todo o lado! Como caparicano e apaixonado por futebol que sou, recordo-me, ainda bem pequeno, de querer ver os jogos do clube, de querer ingressar nas equipas de formação. E por isso mesmo, tudo o que temos vindo a construir ao longo dos anos tem um gosto e um prazer tremendo. É verdade que iremos iniciar a sétima época e também isso nos enche de orgulho. Somos actualmente a equipa técnica em exercício há mais tempo consecutivo e este ano, a meio da época alcançámos o lugar de treinador com mais jogos ao serviço dos Pescadores. Ter este privilégio em algum clube, será sempre gratificante! Consegui-lo no clube onde crescemos, na terra da qual tanto nos orgulhamos, tem um valor ainda mais apaixonante. Tudo isto relacionado com uma relação incrível com os jogadores acredito que faça com que as gentes da Costa tenham voltado a orgulhar-se do nosso clube.


 


A época passada já lá vai mas ainda assim gostava que fizesse um breve balanço daquilo que foi em relação à sua equipa?

É verdade que a época passada já terminou há sensivelmente um mês, mas também não é menos verdade que continua bastante presente nas nossas cabeças e no nosso dia-a-dia, principalmente no planeamento para a próxima época. O primeiro ponto da nossa primeira reunião após o final da época foi perceber o que teria acontecido para que este ano não tenhamos tido o sucesso desportivo que sentíamos ter tido nas épocas anteriores. Vínhamos de um 5.º lugar na época 20/21 e um 4.º lugar na época 21/22, sabíamos da dificuldade que é entrar no top 3 do campeonato, mas era desejo de todos que tivéssemos conseguido melhor do que o 8.º lugar deste último ano. Estamos rodeados por gente bastante competente. Desde a direcção, a equipa técnica e essencialmente os jogadores. Existe este reconhecimento da competência de todos e a exigência tem que ser maior! Quem trabalha neste clube tem que querer sempre mais! E enquanto o clube não regressar aos patamares superiores, tenho a certeza que ninguém irá descansar. Não podemos prever quando irá acontecer, mas temos a certeza que vai acontecer! Em termos gerais sentimos que foi uma época satisfatória, com o 8.º lugar e o acesso aos quartos-de-final da taça da AF Setúbal (melhor classificação até à data do clube nesta competição) mas nós queremos bem mais!

 

E em relação à próxima época quais são as perspectivas. Já estão definidos os objectivos?

Em relação à próxima época os objectivos são claros e estão bem traçados pela direcção, que de uma forma sólida e consistente nos vai dando as condições necessárias para irmos crescendo. Vamos continuar a procurar conduzir o clube no rumo certo, de forma equilibrada e totalmente estável, para que possa chegar o dia em que os Pescadores se assumam como candidatos à subida! Internamente os objectivos passarão sempre por fazer melhor do que na época passada, mas quem trabalha da forma como os nossos jogadores trabalham, quem sente o clube como os envolvidos sentem, tem querer sempre mais! E assim, queremos um Pescadores mais forte e mais capaz de andar perto do top 5 do campeonato

 


Os jovens vão continuar a marcar presença no plantel?

O futebol distrital é bastante propenso a que os plantéis sejam compostos por bastantes jovens. Principalmente os plantéis onde não existem muitas condições financeiras. Desse modo, iremos dar seguimento ao projecto que temos implementado, desde que trabalhamos no clube. Têm sido vários os atletas que transitam da formação para a equipa sénior, inclusive o treinador também é um produto da formação do clube. Não apenas enquanto jovem e atleta, mas principalmente como treinador, saltando dos juvenis para os seniores do clube. Assim, procuraremos manter um plantel composto por 50/60% de atletas formados nos Pescadores, que muitos e bons frutos têm dado ao nosso trabalho e queremos continuar a acreditar que assim será. Este ano, além dos 5 atletas que integraram o plantel, vindo directamente da formação e já com idade sénior, conseguimos ainda integrar em jogo oito atletas dos escalões jovens (três sub-22, dois sub-19 e três sub-18) tendo seis deles sido utilizados em jogo. A estes acrescentamos a integração de mais de 40 atletas em treino com a equipa sénior, desde os iniciados aos sub-22. É sem dúvida uma marca que queremos manter no nosso percurso.


 

Há algo mais que queira acrescentar?

Para terminar, gostaria de deixar algumas palavras de agradecimento. Em primeiro lugar à direcção do clube, não apenas pela confiança, mas, acima de tudo, como a demonstram em relação ao nosso trabalho. Nunca, em seis épocas o nosso trabalho foi colocado em causa. Depois, um agradecimento aos nossos adeptos que, semana após semana, nos acompanham de forma apaixonada. E para terminar um agradecimento especial aos jogadores que tanto confiam em nós, na nossa palavra, no nosso querer, são gigantes e os principais responsáveis por hoje, o Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica ser um clube (novamente) tão respeitado no seio desportivo. A todos eles, um enorme obrigado, do tamanho da entrega que todos têm diariamente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here