Afirmação internacional ...
CATARINA OLIVEIRA E MADALENA WANZELLER SÃO ATLETAS DO CLUBE DE VELA DO BARREIRO
A competição reúne uma forte participação internacional e várias das principais velejadoras do escalão Sub-21, incluindo campeãs mundiais e europeias recentes.
![]() |
Catarina Oliveira e Madalena Wanzeller, do Clube de Vela do Barreiro, e Maria Teresa Figenschou, do Grupo Naval de Olhão, acompanhadas pelos técnicos Pedro Bolina e Diogo Malheiro, chegam a Bodrum depois de uma época com resultados relevantes.
Catarina Oliveira, do Clube de Vela do Barreiro, teve um resultado de destaque no recente Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos, realizado em Portimão: venceu a classificação geral da ILCA 6 e foi também a primeira classificada feminina. O resultado confirma a evolução que tem vindo a demonstrar na classe. Já em 2024, Catarina tinha conquistado o título nacional de ILCA 4 feminino.
Madalena Wanzeller, também do Clube de Vela do Barreiro, tem um percurso particularmente forte nos escalões jovens. Foi campeã nacional de ILCA 6 júnior em 2025 e voltou a conquistar o título em 2026, tornando-se bicampeã nacional. Em dezembro de 2025 representou Portugal no Youth Sailing World Championships, em Vilamoura, terminando no 13.º lugar mundial em ILCA 6.
Maria Teresa Figenschou, do Grupo Naval de Olhão, é estudante de Ciências do Desporto na Universidade do Algarve. Começou a praticar vela aos oito anos, foi campeã nacional de ILCA 4 e campeã nacional júnior em 2024 e, já em ILCA 6, conquistou este ano o título nacional em Portimão. Em setembro representou Portugal no Campeonato do Mundo feminino de ILCA 6, em Dún Laoghaire, na Irlanda.
A participação das três no Europeu de Bodrum constitui assim mais uma etapa num percurso de crescimento e afirmação internacional, juntando duas atletas do Clube de Vela do Barreiro e uma do Grupo Naval de Olhão.
