TAÇA AF SETÚBAL»» João Ferreira é o árbitro da partida - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 30 de abril de 2013

TAÇA AF SETÚBAL»» João Ferreira é o árbitro da partida

C. Piedade e Grandolense jogam final no Estádio do Bonfim

João Ferreira, árbitro da 1.ª categoria nacional, de 45 anos, que termina esta época a sua carreira oficial devido ao limite de idade, será o árbitro da partida. O juiz, que teve como ponto alto da carreira a direcção da final da Taça de Portugal em 2011, vai formar equipa com Luís Ramos e Pais António. O 4.º árbitro será Marco Machado, do Núcleo de Árbitros de Santiago do Cacém.


 O Estádio do Bonfim, talvez o mais emblemático da nossa região, foi o palco escolhido pela Associação de Futebol de Setúbal para a realização do jogo da final da Taça a disputar entre o Cova da Piedade, o actual líder do campeonato, e o Grandolense, que se encontra em 12.º lugar com menos 22 pontos que o seu adversário.

Olhando para os números não restam dúvidas que o favoritismo recai para as bandas da Cova da Piedade só que neste tipo de competição, e ainda para mais numa final, estas coisas nem sempre funcionam, como aliás ficou comprovado sobretudo no jogo da meia-final com a equipa de Grândola a impor-se no Campo do Pragal, ao Almada que também era favorito.

O encontro, que se realiza às 16 horas, será dirigido pelo árbitro João Ferreira, de 45 anos, do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal. O juiz, que termina esta época a carreira oficial, devido ao limite de idade, classifica esta nomeação como “o reconhecimento a um agente desportivo da AF Setúbal" que se sente “orgulhoso e honrado” por fazer parte integrante desta festa do futebol regional. O árbitro, que teve como ponto alto da carreira a direcção da final da Taça de Portugal em 2011, vai formar equipa com Luís Ramos e Pais António. O 4.º árbitro será Marco Machado, do Núcleo de Árbitros de Santiago do Cacém.

O C. Piedade venceu o Grupo B que englobava também o Paio Pires, Beira Mar de Almada e União Banheirense. Nos quartos-de-final derrotou o Vasco da Gama de Sines por 2-0, na Cova da Piedade e nas meias-finais foi ganhar a Paio Pires, por 2-1.

O Grandolense ficou em segundo lugar no Grupo C, atrás do Melidense e à frente do Olímpico do Montijo e Desportivo de Portugal. Nos quartos-de-final venceu o U. Santiago em casa deste (2-1) e nas meias-finais eliminou de forma surpreendente no Campo do Pragal, o Almada, no desempate por penaltis, depois de uma igualdade no final do tempo regulamentar e prolongamento.

O QUE PENSAM OS TREINADORES… 

 ANTÓNIO GOMES, treinador do Grandolense:

“Vamos fazer tudo para
dignificar a camisola do clube” 

António Gomes, que é em simultâneo presidente e treinador da equipa de Grândola, a propósito do jogo disse que “o Grandolense vai apresentar-se no Estádio do Bonfim ferido no seu orgulho pela derrota sofrida no jogo realizado no último domingo, em Palmela. De qualquer forma, vai querer fazer boa figura. Vamos fazer tudo para dignificar a camisola do clube. Neste sentido, posso dizer que ao longo da semana preparámos devidamente o jogo para que ele possa efectivamente vir a ser, como se pretende, uma festa”.


SÉRGIO BÓRIS, treinador do C. Piedade: 

 “Queremos ganhar a final”

Como é que está a perspectivar o jogo? 
É uma final, jogada num estádio de 1.ª liga, contra um adversário que já defrontámos este ano, e que nos colocou sempre grandes dificuldades. Tenho a certeza que será um bom jogo. Quanto a nós, queremos manter um registo de qualidade, pois acreditamos que quem joga melhor está sempre mais perto da vitória.

Considera o C. Piedade favorito? 
Numa final não há favoritos, e quando temos pela frente um adversário tão competente como o Grandolense penso que será justo dizer que há 50% de hipóteses para cada equipa.

Como analisa o seu adversário? 
O Grandolense empatou em casa e venceu fora o Almada para o campeonato, tendo eliminado também o Almada na meia-final da Taça, empatou os dois jogos contra o Alfarim, empatou na Piedade e só perdeu connosco em Grândola. Ou seja, contra os três primeiros classificados do campeonato, em sete jogos apenas perdeu um. Importa ainda dizer que fez golos em todos os jogos. Isto prova que a sua classificação não espelha o real valor da equipa.

Taça ou campeonato, qual prefere ganhar? 
Quando se fala em ganhar, eu e o meu grupo não temos preferência. O que queremos é isso mesmo, ganhar. Por isso, o que posso dizer é que queremos ganhar a final e depois a partir de 5.ª feira começaremos a preparar o jogo de domingo em Melides, que será mais um passo importante para atingirmos um objectivo que, ao contrário de outros, sempre assumimos que queríamos conquistar.

No último domingo deixou Gaspar, Travassos e Tiago Meira no banco, e Hugo Rosa foi substituído assim que a equipa fez o 3-0. Foi uma gestão para a final? 
Diria antes que foi uma gestão de homens que se levantam todos os dias as 7 da manhã para trabalhar, que se sentam para jantar todos os dias as 11 da noite e, no entanto, não faltam a um treino, tendo uma atitude mais profissional que muitos que fazem do futebol a sua profissão. Entendemos que para os termos no seu máximo, não só na final, mas também nas cinco jornadas que ainda faltam, devíamos fazê-los descansar. Desta vez foram estes e em outras situações, talvez ninguém se tenha apercebido, foram outros.

Qual a mensagem que deixa aos associados e adeptos do clube? 
Que vão ver o Cova da Piedade jogar um jogo oficial no Bonfim, algo que possivelmente tão cedo não irá acontecer. Por isso, aproveitem a oportunidade e apoiem a equipa. Juntos teremos certamente um Piedade mais forte nesta final.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here