ARBITRAGEM »» Árbitros de Setúbal no curso de formação avançada em Rio Maior - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 29 de junho de 2013

ARBITRAGEM »» Árbitros de Setúbal no curso de formação avançada em Rio Maior

João Marques (Almada / Seixal) foi o primeiro classificado

A arbitragem do distrito de Setúbal está de parabéns porque os seus representantes que marcaram presença no estágio realizado em Rio Maior para os árbitros da categoria C3, estiveram em excelente plano.

Entre os 66 candidatos provenientes de todas as Associações do país, João Marques (Núcleo de Almada /Seixal), de 22 anos, foi o primeiro classificado; Miguel Figueiredo (Núcleo de Setúbal), 28 anos, foi terceiro classificado e André Duque (Núcleo de Almada / Seixal), 22 anos, terminou em 36.º lugar. De registar que os 60 primeiros classificados ficaram apurados.

 O curso de formação avançada que teve a duração de uma semana foi bastante exigente. Para dar apenas um exemplo refira-se que logo no primeiro dia os participantes tiveram que realizar teste escrito (8h15), assistir a sessões teóricas e, no final do dia, efectuar as provas físicas (18h00). Depois, ao longo da semana foram muitos os temas abordados: História da Organização e das Competições; Psicologia Desportiva; Técnicas de Arbitragem; Ética e Deontologia Desportiva; Leis do Jogo e Regulamentos; Funcionamento do Corpo Humano, Nutrição e Primeiros Socorros; Metodologias de Treino; Introdução à Tutoria e às Autoscopias e Pedagogia Desportiva. 

Declarações de João Marques e André Duque 

 A propósito, aqui fica o registo das declarações proferidas por João Marques e André Duque, ao “Diário da Academia”.

“Na nossa acção de Tutoria, iremos por em prática muito do conhecimento que hoje aprendemos em Pedagogia. E hoje aprendi que para uma prática de pedagogia temos de ter duas componentes: capacidade e disponibilidade pedagógica. Que resumidamente significam, saber do que estamos a ensinar, e ter uma atitude aberta com o nosso formando, respectivamente”, disse João Marques.

 “Será um sucesso certamente por parte da Academia esta nova aposta de futuro. Tenho como grande expectativa encontrar colegas de diversos pontos do pais, trocar ideologias que não nos são permitidas a nível distrital, mas acima tudo aprender com aqueles que para nós sempre foram uma imagem, um ícone e que agora nos poderão dar o seu contributo a nível formativo”, afirmou André Duque.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here