FUTEBOL»» Amora demonstra sinais de grande vitalidade - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FUTEBOL»» Amora demonstra sinais de grande vitalidade

A Academia vai ser muito importante para o relançamento do clube

O Amora Futebol Clube está em fase de mudança. Quem se desloca ao Estádio da Medideira não fica certamente indiferente à nova realidade do clube e os sinais de vitalidade são por demais evidentes.

No campo n.º 2 os trabalhos preparativos para os sintéticos que vão dar lugar à Academia de Futebol do Amora vão decorrendo de acordo com o previsto e no campo principal para além do tratamento que está a ser feito ao relvado, os novos dirigentes que já compraram uma nova bomba de água e estabeleceram um acordo com a EDP para o pagamento da dívida em atraso que permitirá o restabelecimento de energia e o normal funcionamento do clube, preparam-se agora para renovar todo o espaço envolvente onde se inclui a antiga secretaria e outros gabinetes de apoio, bem como a pintura das bancadas e os muros que circundam o relvado com a inserção de alguns painéis publicitários.

Trabalho tem sido a palavra de ordem do novo elenco directivo que não se tem poupado a esforços no sentido de poder corresponder aos anseios dos associados que conseguiram finalmente colocar um ponto final numa gestão ruinosa de uma direcção que ao fim de 13 anos se encontrava muito desgastada e praticamente isolada.

 Carlos Henriques, o novo presidente, tem consciência das dificuldades mas mostra-se confiante em relação ao futuro porque toda a gente se tem mostrado disponível para ajudar e quando assim acontece tudo se torna mais fácil.

 Grande vontade em dar a volta à situação 

Qual o balanço dos primeiros três meses de trabalho? 
O Amora caminhava a passos largos para se tornar um clube fantasma, em função de toda a sua estrutura que estava caduca e a desaparecer. Houve expropriação de alguns bens mas neste momento estamos a tratar da sua recuperação. E aqui tenho que salientar a contribuição que o futebol juvenil está a dar. Para nós, era prioritário começar pela formação e na verdade tivemos a sorte de encontrar pessoas interessadas em fazer o que nós não conseguiríamos, porque não tínhamos dinheiro. Não passou por aqui nenhuma fada com a varinha de condão. O que há é uma grande vontade de dar a volta à situação. A Academia vai ser muito importante para o relançamento do Amora que se quer apresentar em qualquer lado de cara lavada. Toda a direcção está muito empenhada em conseguir chegar com o barco a bom porto mas é preciso não esquecer que ele só agora saiu do cais. Quando pensou em formar direcção tinha noção da actual realidade do clube’ Sim, estava por dentro de tudo e tinha a noção de que cada ano que passasse, com a gerência que estava a ser feita, a situação piorava. Eu tinha vontade mas não podia avançar em função da minha vida particular. Só quando criei condições decidi avançar. De outra forma, era impossível.

Quem se desloca à Medideira vê sinais de grande vitalidade, ao contrário do que acontecia anteriormente!
Sim, é verdade. O estádio estava numa completa desagregação, a relva estava num estado calamitoso, a equipa treinava na Carla Sacramento e não havia luz. Portanto, tivemos que começar desde logo a trabalhar. A Academia, que queremos inaugurar ainda antes da abertura da Festa do Avante, deve começar a receber a relva sintética entre os dias 2 e 5 de Agosto e no Estádio da Medideira já começaram alguns trabalhos de pintura. Também já comprámos uma nova bomba de água para recuperar a relva e vamos accionar um novo sistema de rega, para o qual já foram dados alguns passos. E, também já conseguimos alguns patrocínios que vão embelezar o espaço e algumas parcerias interessantes na área dos equipamentos. Isto é bem demonstrativo da força que o Amora tem e daquilo que poderá vir a ser no futuro se conseguir tirar a corda que tem à volta do pescoço.

 Orçamento para cumprir à risca



As coisas estão então bem encaminhadas! 
Sim, mas ainda há muito para fazer e resolver. Estamos a tentar equilibrar as contas para que nada fuja ao controle. Tem sido feito um trabalho muito cuidado em relação aos compromissos que temos e aos que têm para connosco e o orçamento vai ter que ser cumprido à risca. Temos que viver com aquilo que temos. É esta a minha forma de funcionar. O clube não pode voltar a entrar em colapso financeiro.

Isso quer dizer que o Amora é um clube viável? 
Perfeitamente, embora a recuperação possa ser mais difícil do que gostaríamos devido à actual conjuntura do país. De qualquer forma, creio que poucos clubes têm as possibilidades e o património que nós temos. Está penhorado é certo mas ainda é nosso. Espero que as entidades oficiais percebam que não se pode acabar com um clube como o Amora. A Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Amora têm-se mostrado disponíveis para ajudar e nós acreditamos nelas.

Em tempos especulou-se um pouco sobre o Estádio da Medideira, que estava à venda. A situação ainda se mantém?
Eu não gostava muito de falar sobre isso porque toda a gente sabe que há uma penhora. O problema está entregue ao serviço de contencioso do qual fazem parte o Dr. Paulo Silva e o Dr. Rui Belchior que têm sido excepcionais em termos do trabalho, tanto no que respeita ao levantamento desta situação como dos problemas que vão aparecendo. E o protocolo estabelecido com a Câmara para a utilização da Pista Carla Sacramento é para continuar ou fica sem efeito? Não faz sentido a sua existência porque nem sequer tem as medidas para lá se poder jogar. A casa do Amora é o Estádio da Medideira. Portanto, é aí que tem que fazer os seus treinos, os seus jogos e é aí que os sócios gostam de ver jogar o seu clube.

Equipa B e futebol feminino são as próximas apostas 

E na vertente desportiva como vai ser a próxima temporada? 
Independentemente de querermos ter uma equipa de futebol sénior competitiva, também queremos ter equipas de futebol juvenil que nos orgulhem. Nesse sentido, o objectivo passa por levar as equipas aos campeonatos nacionais. Penso que não vai ser muito difícil porque vamos passar a ter excelentes condições de trabalho. A equipa sénior foi formada a pensar na subida de divisão? Tenho a perfeita noção de que vamos ter uma equipa para andar nos primeiros lugares. Mas, falar numa subida de divisão é prematuro. Não faz sentido começar a construir a casa pelo telhado. Tem que haver algum cuidado porque o Campeonato Nacional de Seniores tem outras despesas e o Amora não está preparado para isso. Primeiro há que construir as bases e ter os alicerces da casa bem montados para depois então sim começarmos a pensar noutras coisas.

O futebol de praia também tem dado alguma projecção ao clube!
O projecto foi feito um pouco em cima do joelho, porque a direcção estava há muito pouco tempo em funções. De qualquer modo, estou honrado com a prestação da equipa que conseguiu o apuramento para a segunda fase da competição. Só vi dois jogos (Belenenses e Arrentela) mas fiquei extremamente agradado com a equipa que tem inclusive três jogadores convocados para um estágio na selecção.

Perspectivas para os tempos mais próximos! 
Para além de querer cimentar o futebol juvenil com a subida aos quadros nacionais, gostaria também de formar uma equipa B para dar seguimento à formação. Outra das coisas que gostava de implementar era o futebol feminino assim como estabelecer parcerias com estabelecimentos comerciais da zona para proporcionar incentivos aos sócios com descontos nas compras que vierem a fazer.

Quer deixar alguma mensagem aos sócios? 
Que acreditem no nosso trabalho porque está a ser feito por amor ao clube. A massa adepta é muito importante e nós contamos com ela quer esteja perto ou longe como é o caso do Paulo Carolino (Brasil) e do Antero Ferreira (Canadá), que conjuntamente com a Lina Barroca, vão mantendo viva a página não oficial do clube (Amorafc.com) no facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here