AVENTURA»» Nuno Pereira cumprirá 3.525 km em 118 dias - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

AVENTURA»» Nuno Pereira cumprirá 3.525 km em 118 dias

Expedição de circum-navegação em kayak mar


Português residente no Seixal vai dar a Volta à Península Ibérica

A aventura terá o seu início no Seixal, no dia 3 de Maio, e rumará em direcção ao sul de Portugal, fazendo toda a costa algarvia e espanhola para depois subir o Mediterrâneo com destino a Cerbère (França). Aí, será feita a transição para Hondarribia para dar continuidade à segunda fase da aventura que terminará no dia 27 de Agosto, no mesmo local da partida.


Depois de ter feito em 2010 a Travessia de Portugal em Kayak, Nuno Pereira, de 38 anos, prepara-se agora para fazer a Volta Ibérica, que consiste uma expedição de circum-navegação à volta Península Ibérica, em kayak de mar, em regime de autonomia.

A aventura terá o seu início no Seixal, na margem sul do Tejo, no dia 3 de Maio de 2014, e rumará em direcção ao sul de Portugal, fazendo toda a costa algarvia e espanhola para depois subir o Mediterrâneo com destino a Cerbère (França). Aí, será depois feita a transição para Hondarribia, para dar continuidade à segunda fase da aventura que terminará no dia 27 de Agosto, no mesmo local da partida. No total, Nuno Pereira cumprirá 3.525 km, num período total de 118 dias, dos quais 96 serão passados no mar.

O projecto é deveras arrojado mas Nuno Pereira, que já foi ciclista profissional, está esperançado na sua concretização porque gosta de grandes desafios e é um apreciador da natureza. Já existem alguns patrocinadores e apoios que são a base essencial para o arranque. Contudo, porque um projecto desta natureza tem um orçamento bastante elevado, a parte financeira acaba por ser o factor chave e é exactamente neste sentido que o aventureiro procura encontrar uma empresa ou instituição que se queira juntar à aventura.

Para saber mais pormenores sobre a aventura e como está a decorrer esta fase preparatória, o JORNAL DE DESPORTO foi ao encontro de Nuno Pereira.

“Depois da volta a Portugal
senti a necessidade de fazer algo maior”

Depois de ter feito a Travessia de Portugal em Kayak prepara-se agora para fazer a Volta Ibérica. Como é que surgiu esta ideia?
A Travessia de Portugal foi o meu maior projecto a nível de expedição. Foi uma experiência muito enriquecedora que despoletou em mim uma vontade enorme de continuar a fazer grandes expedições. Depois de concretizada a volta a Portugal, senti a necessidade de fazer algo maior e foi aí que pensei em fazer a volta à Península Ibérica.

Não será um projecto deveras arrojado?
Sim, sem dúvida. Um projecto com estas características exige muito das minhas capacidades físicas, técnicas e principalmente psicológicas. Para me preparar treino diariamente, investigo, leio e vejo documentários de outros expedidores e apetrecho-me com equipamentos que podem vir a fazer falta. No entanto, muitas vezes durante os meus treinos, ponho em questão se terei as condições necessárias para concluir com sucesso esta expedição, mas uma coisa é certa: se não tentar nunca saberei a resposta.De salientar entretanto que a volta à Península Ibérica já foi feita pelos nossos vizinhos espanhóis pelo menos duas vezes em dois projectos distintos mas ambos espectaculares que para mim são uma referência e que acabam por ser uma resposta a esta pergunta. O facto de serem projectos arrojados é o que os torna tão apetecíveis.

O que é que o faz andar a fazer coisas como esta?
Tenho dedicado toda uma vida ao desporto, na sua maioria ao ciclismo onde consegui alguns triunfos, poucos e nada relevantes mas que fazem parte do meu currículo desportivo. Durante a minha permanência na competição e, com o passar dos anos, sempre senti vontade de me dedicar às expedições. Sempre admirei quem as fazia e sonhava também conseguir superar as minhas limitações, desafiar o meu corpo e a própria natureza.

“Serão 96 dias passados no mar”

Certamente já está tudo programado. De onde vai sair, qual o percurso, quilometragem e quantos dias vai durar?
Tomei a decisão de sair do Seixal por ser o sítio onde treino diariamente e também onde tenho vários amigos que partilham comigo a paixão pelo mar e pelos kayaks de mar. Fiz um cálculo para uma expedição de 118 dias, dos quais 96 serão passados no mar. Um total de 3 525 km de costa marítima. Estes cálculos são muito importantes para que eu possa organizar e planificar esta expedição. Aferir quantidades de mantimentos necessários; saber que dispositivos de segurança e meios de comunicação adquirir para me manter em contacto com os meus seguidores, familiares e possíveis patrocinadores; perceber quais serão os hipotéticos custos desta aventura para que possa angariar alguns patrocínios. Contudo, tenho a noção que as condições meteorológicas e as adversidades inerentes a uma aventura deste género, ditarão a verdadeira duração desta expedição. O que me importa mesmo é ser capaz de atingir o meu propósito - dar a volta à Península, orgulhar quem tanto acredita em mim e defender uma causa de boa vontade, dando-lhe a notoriedade devida.

Vai sozinho ou terá a companhia de alguém?
Na verdade irei sozinho porque este é um projecto pessoal. Não é fácil encontrar alguém com a mesma predisposição e disponibilidade, deixar a família, emprego, comodidades de uma casa e alimentação a horas. Nos dias que correm poucos o podem fazer e não é fácil encontrar alguém com esta loucura. Tenho sim, uma excelente equipa de apoio, um grupo de amigos que já nesta faze me estão a ajudar. É com eles que essencialmente irei contar durante a expedição, estarão sempre em contacto comigo, sempre a seguir a minha localização através do spot (localizador por satélite) e caso seja necessário serão os primeiros a activar os sistemas de salvação incluindo mesmo a deslocação para me irem resgatar.

“Procuro uma empresa ou instituição
que se queira juntar a esta aventura”

Para concretizar este projecto necessita certamente de alguns apoios. Eles já existem ou ainda não?
Já existem alguns patrocinadores e apoios que são quem de facto mantém a base deste projecto e os equipamentos necessários a esta actividade desportiva já estão assegurados pelos mesmos. Um projecto desta dimensão tem um orçamento algo elevado e a parte financeira acaba por ser o factor chave para a sua concretização. É aqui que procuro actualmente, uma empresa ou instituição que se queira juntar a esta aventura. Para que isso possa ser conseguido estou agora a criar uma base de parcerias com algumas instituições e comunicação social para que a visibilidade de um futuro patrocinador fique assegurada e deixe mesmo a vontade a qualquer empresa de se associar a este projecto. Deixo assim o convite às empresas para me receberem e assim ficarem a conhecer os benefícios de se associarem a esta aventura e saber algo mais sobre a grandeza deste projecto. Certamente irão perceber que este é um projecto em que a sua imagem ficará sem dúvida muito bem reconhecida.

1 comentário:

  1. Olá amigo José Pina.
    Excelente trabalho, aliás como tem sido apanágio da tua pessoa ao longo destes anos ligados ao jornalismo.
    Aproveito para pedir autorização para publicar este teu trabalho na Rádio TV Nacional no facebook e no sitio da estação em http://radiotvnacionalportugal.blogspot.com
    Um abraço.
    Um dia destes quero-te ver-te nos nossos estúdios em Azeitão.
    Joaquim Maneta Alhinho

    ResponderEliminar

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here