FUTEBOL DE PRAIA»» Paulo Viola na Selecção Nacional do Azerbaijão - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

FUTEBOL DE PRAIA»» Paulo Viola na Selecção Nacional do Azerbaijão

No dia 12 de Janeiro parte para a Rússia

“É a concretização de um sonho e a compensação de ter andado a estudar o treino de guarda-redes”


Paulo Viola, em entrevista ao nosso jornal, em Junho deste ano, havia dito que iria ser profissional de futebol e o sonho finalmente tornou-se realidade.

O ano de 2014 vai marcar um novo ciclo de vida na sua carreira desportiva porque irá fazer parte da equipa técnica de Zé Miguel (ex-seleccionador nacional de futebol de praia), na selecção do Azerbaijão.

O contrato está assinado, terá a duração de dois anos e no dia 12 de Janeiro já tem viagem marcada para St. Petersburgo (Rússia) onde se irá juntar à comitiva da selecção azeri que ali vai realizar um estágio de 10 dias com vista aos seus compromissos internacionais.

Natural da Costa de Caparica e actualmente com 35 anos, Paulo Viola representou como jogador [guarda-redes] o Belenenses, Fut. Benfica, Terras da Costa, Pescadores, Trafaria, Algés, Charneca Caparica, Vale de Milhaços, Ferreirense e ainda o Estoril no futebol de praia. Como treinador de guarda-redes passou pelo Beira Mar de Almada, Trafaria, Belenenses (juniores), Almada e Odivelas, onde se encontrava actualmente. No seu curriculum conta também com a participação em alguns estágios (Olimpiakos) e congressos (Espanha) e possui cursos tirados no estrangeiro (Itália).

Vamos então saber como é que surgiu a oportunidade de ingressar na selecção nacional de futebol de praia do Azerbaijão e como está a viver o momento que antecede a sua partida para terras tão longínquas.

“Quando atendi o telefone não queria acreditar”

Um dos seus objectivos era ser profissional de futebol. Finalmente surgiu a oportunidade. Como é que se sente neste momento e como é que surgiu o convite?
Quando atendi o telefone não queria acreditar. Pensei que era uma brincadeira de amigos, tinha acabado de chegar de madrugada de um congresso internacional de futebol que se realizou na Corunha. Fiquei muito feliz por se terem lembrado de mim. É a concretização de um sonho e ao mesmo tempo a compensação de ter andado nos dois últimos anos só a estudar o treino de guarda-redes. A sabedoria não ocupava espaço mas nos dias que correm estar dois anos sem trabalhar só para realizar um sonho. Mas quem trabalha sério e honestamente acredita e foi o que me aconteceu, graças à minha esposa e especialmente aos meus sogros porque os cursos no estrangeiro são muitos caros, mas agora aí está a recompensa.

Trabalhar com uma pessoa que já foi seleccionador nacional de futebol de praia, será certamente motivo de satisfação para si?
Sem dúvida que vai ser uma grande satisfação poder trabalhar com um treinador com grande nome mundial na modalidade. O aprender vai ser a palavra-chave

Esta vai ser a sua primeira experiência no futebol de praia como treinador de guarda-redes?
É verdade, vai ser a primeira experiência como treinador de guarda-redes no futebol de praia, mas com ajuda do mister Zé Miguel não vai ser difícil porque foi simplesmente um dos melhores se não mesmo o melhor guarda-redes mundial de futebol de praia.

“Esforcei-me muito para conseguir o êxito”

Ir para um país como o Azerbaijão, não o assusta?
Não me assusta. Ao longo de seis temporadas esforcei-me muito para conseguir o êxito. Fiz muitos sacrifícios, estudei línguas e aí está a minha salvação. Depois vou com um treinador português e tenho o apoio da família e hoje em dia com as modernices da informática tudo fica mais perto

É nesta variante do futebol que se espera especializar ou o seu objectivo passa pelo verdadeiro futebol?
Muito boa esta pergunta. Sempre que estudei, pensei no futebol de onze e no trabalho dos guarda-redes, dentro deste. E agora vai ser na variante do futebol de praia que vou ter que me focar. Quem sabe o futuro (hoje em dia não podemos dizer que não a nada), temos é de aproveitar o momento, estudar e desfrutar, quanto ao futuro só Deus sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here