1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» PAIO PIRES 1 SESIMBRA 2 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 24 de março de 2014

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» PAIO PIRES 1 SESIMBRA 2

Paiopirenses encontraram pela frente um guarda-redes inspirado...

Vitória garantida com Agnaldo a defender e Valdo a marcar

Agnaldo, guarda-redes do Sesimbra e Mário Quendera, o árbitro da partida foram os protagonistas do jogo por razões completamente diferentes. O jogador sesimbrense porque foi um dos melhores jogadores da sua equipa ao executar três excelentes defesas que garantiram os três pontos e o árbitro que esteve em dia não ao exagerar sobretudo no aspecto disciplinar. De facto, bem vistas as coisas 11 cartões amarelos, quatro vermelhos directos e ainda mais duas expulsões para o presidente e para o massagista do Sesimbra foram um exagero para um jogo que até decorreu sem problemas de maior. Com a sua experiência [até porque já andou pela competições nacionais] seria de esperar muito mais e melhor de Mário Quendera.

Os primeiros minutos de jogo decorreram de forma equilibrada mas logo após o início se começou a notar muito mais garra por parte dos forasteiros, ainda que a primeira ameaça de perigo tivesse pertencido à equipa da casa. Aos 13 minutos, numa descida pelo lado direito do seu ataque o Sesimbra ganha um livre que deu origem à marcação do golo inaugural obtido de cabeça pelo central Valdo que foi até à grande área contrária tentar a sua sorte. O Paio Pires acusou pela negativa o golo e andou um pouco à deriva resultando daí o segundo golo do Sesimbra que foi uma cópia fiel do primeiro, com a diferença de ter sido marcado com o pé. Somente por volta da meia hora a equipa da casa começou a assentar o seu jogo aparecendo com mais insistência junto da baliza do Sesimbra que passou então por alguns momentos complicados sempre resolvidos com maior ou menos dificuldade pelos seus jogadores.

Na segunda parte, o Paio Pires entrou com mais vontade começando de imediato a carregar sobre a baliza adversária e aos 56 minutos chega ao golo por intermédio de Fernando que apareceu de cabeça a corresponder a um livre cobrado do lado direito o seu ataque por Nelson Costa, a punir falta de Márcio (Sesimbra) que entretanto fora expulso. Segue-se então a dupla expulsão no banco do Sesimbra (para o presidente e massagista) e alguma instabilidade na equipa forasteira que jogava com menos um jogador. O Paio Pires mostrava-se inconformado e procurava tirar partido da situação mas não conseguiu grandes dividendos porque a superioridade durou apenas quatro minutos já que entretanto também ficou reduzido a 10 jogadores, por expulsão de Fernando. O jogo estava a entrar numa fase crucial e o Sesimbra tentava a todo o custo segurar a preciosa vantagem praticando um futebol muito mais defensivo. A pressão do Paio Pires era cada vez mais intensa e o resultado só não sofreu alteração porque por três vezes o guardião Agnaldo não permitiu ao executar três excelentes defesas; aos 66 e 82 minutos, após remates de Tiago Silva e aos 85 na sequência de um livre cobrado da direita. Aos 88 minutos, numa das raras descidas do Sesimbra na segunda parte, Tiago Rosa e Bruno Pólvora na disputa de uma bola embrulham-se já para além da linha final e acabam ambos por ser expulsos sem razões aparentes que o justificasse e já em período de compensação (90+1’) foi Paulo Silva que evitou o terceiro golo do Sesimbra, ao afastar uma bola rematada por Miguel Correia.

No final, pode dizer-se que foi uma vitória feliz da equipa sesimbrense que teve em Agnaldo e Valdo [o autor dos dois golos] os seus melhores jogadores. O Paio Pires, que esteve aquém do esperado na primeira parte melhorou substancialmente no segundo tempo mas teve o azar de encontrar pela frente um guarda-redes verdadeiramente inspirado. Acerca da arbitragem, para além do que já foi dito, importa apenas salientar que foi também repudiada pelos dois treinadores.

Na próxima jornada, o Paio Pires desloca-se a Alfarim e o Sesimbra viaja até ao Monte de Caparica.


A OPINIÃO DOS TREINADORES

SÉRGIO ALEGRIA, treinador do Paio Pires:

“O melhor elemento do Sesimbra foi o guarda-redes”

“Para nós este é um resultado injusto porque jogámos contra uma equipa que jogou apenas pontapé para a frente. Fez apenas três remates na primeira parte e um na segunda. A segunda foi toda nossa, estivemos sempre em cima do adversário mas não foi possível sair com a vitória porque o melhor elemento do Sesimbra foi o guarda-redes, que defendeu tudo o que havia para defender, E também porque estivemos sujeitos as más interpretações de equipas de arbitragem que exagerou na aplicação das regras do jogo. Quem for ver o mapa da disciplina fica com a ideia de que andámos aqui todos à zaragata e não foi nada disso que aconteceu. Condicionou claramente o jogo que terminou com nove jogadores de cada lado e transformou faltas para advertência em expulsões. Mas, mesmo a jogar com nove jogadores fomos a única equipa que teve a preocupação de pôr a bola no chão e de querer ir atrás do resultado. Aparecemos várias vezes na cara do guarda-redes mas este esteve de facto num dia sim tornando-se a figura do jogo. Perdemos contra um adversário directo mas foi só uma batalha. Para a semana vamos lutar novamente pelos três pontos. O Paulo Silva veio trazer aquilo que procurávamos dentro do plantel, a voz da experiência. Depois da derrota com o Beira Mar mexemos na equipa e creio que as alterações foram bem recebidas porque em cada substituição operada a equipa subiu sempre de rendimento. Tivemos três jogadores novos que actuaram mas, o mais importante, é que estamos unidos para tirar o Paio Pires desta situação. Estou certo que com a qualidade dos atletas e a qualidade do trabalho desenvolvido durante a semana vamos rapidamente sair do lugar em que nos encontramos”.


ALFREDO ALMEIDA, treinador do Sesimbra:

“Este jogo valia muito mais que os três pontos”

“ Foi uma vitória importante porque foi conseguida sobre um adversário directo que vai estar connosco na luta pela manutenção. É verdade que o jogo foi intenso e rijo mas em nada justificou as seis expulsões. Havia três equipas em campo, o Paio Pires e o Sesimbra foram fortes porque se entregaram ao jogo e qualquer uma delas poderia ganhar, ou até poderia cair o empate; a pior equipa, foi mesmo a de arbitragem. Quero dar os parabéns ao Paio Pires mas neste jogo fomos mais felizes. Não foi com um futebol muito bonito e muito bem jogado que ganhámos mas sim pela eficácia nas bolas paradas na primeira parte. E, depois, na segunda tivemos um Agnaldo forte a tirar duas bolas que poderiam ter dado o empate mas também é verdade que poderíamos ter feito o terceiro golo já na compensação que a acontecer seria um desfecho pesadíssimo para o Paio Pires. Tivemos a sorte do jogo pelo nosso lado mas trabalhámos para isso. Na segunda parte procurámos defender a vantagem porque este jogo valia muito mais que os três pontos por se tratar de um adversário directo. Baixámos as linhas e demos claramente o jogo ao adversário, a estratégia era essa. Não esperávamos era que o Agnaldo tivesse tantas vezes que ser o principal interveniente do jogo, como aconteceu em três vezes. Repito, tivemos a sorte do jogo mas o futebol também é isto. Já houve jogos em que não tivemos a sorte e perdemos, hoje tivemos a sorte e ganhamos”.


FICHA DO JOGO

Jogo no Campo Vale d’Abelha, em Paio Pires
ÁRBITRO: Mário Quendera (Núcleo do Pinhal Novo), auxiliado por Sérgio Pereira e Paulo Maria

PAIO PIRES: Paulo Silva; Tiago Rosa, Márcio Duro, Fernando, Ruben Gonçalves (Brito, 73’); José João (Luís Almeida, 32’), João Martins, Nelson Costa; André Pinto (Bruno Curto, 65’), Paulinho e Tiago Silva.
Suplentes não utilizados: Frade, Rafael, Joel Correia e André Lage
TREINADOR: Gonçalo Dórdio / Sérgio Alegria

SESIMBRA: Agnaldo; Fábio Freitas, Quissém, Valdo, Márcio; Sérgio Zeferino, Huguinho, Bruno Casaca; Rui Santos, Miguel Correia (Neto, 90+1) e Justino (Bruno Pólvora, 73’).
Suplentes não utilizados: Tiago Alter, Tiago Neto, Quimilsson, João Reis e Sérgio Paiva
TREINADOR: Alfredo Almeida

Ao intervalo: 0-2
Marcador: 0-1, Valdo (13’); 0-2, Valdo (23’); 1-2, Fernando (56’).
Disciplina: cartão amarelo para José João (6’), Márcio (29’), Fernando (44’), Huguinho (49’), Márcio (52’), Justino (60’), João Martins (62’), Luís Almeida (67’), Fábio (69’), Rui Santos (87’), Miguel Correia (90+1’). Cartão vermelho para Márcio (55’), Fernando (60’), Bruno Pólvora (88’) e Tiago Rosa (88’). O presidente e o massagista do Sesimbra foram expulsos do banco aso 56 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here