NATAÇÃO»» Nadador amorense ficou a escassos centésimos do recorde nacional

Nos Jogos Olímpicos da Juventude

Rafael Gil, da Associação Naval Amorense, esteve em excelente nível na China


O nadador Rafael Gil, da Associação Naval Amorense, concluiu de forma bastante positiva a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude que decorrem em Nanjing, na China, de 16 a 28 de Agosto.


Nos 400 Livres foi 21.º classificado com 04.00.11 (nos Europeus de Juniores, realizados em Julho, tinha batido o seu recorde pessoal ao fazer 03.59.24) e nos 800 Livres foi 16.º com 08.16.91 (marca muito próxima do recorde pessoal 08.16.86 obtida também nos Europeus de Juniores). Como se pode verificar Rafael Gil ficou mais uma vez a escassos centésimos do recorde nacional da distância (08.16.64) que data de 2003.


Apesar da sua excelente participação, no final da prova o nadador português não estava totalmente satisfeito conforme adiantou ao site do Comité Olímpico de Portugal: “A prova de hoje correu bem. Estava à espera de conseguir bater o recorde nacional, não consegui por 40 centésimos e já tinha ficado a 20 centésimos no campeonato da europa. A prova tinha forte concorrência e tinha condições para fazer uma boa marca, mas os últimos 200 metros estragaram o resultado final”.


Entretanto, será de referir que nas competições nacionais Rafael Gil chegou a esta competição com 16 títulos de campeão nacional [15 de juniores e 1 absoluto] e cinco recordes nacionais na categoria de juniores. Nas competições internacionais (fora de Portugal) esteve presente em cinco na Grécia [onde conquistou a medalha de bronze nos 1500L], Espanha, Holanda, Croácia e China, todas em representação da selecção nacional.

A época foi muito exigente e o nível destes Jogos Olímpicos bastante elevado, portanto no final pode dizer-se que a participação do nadador foi bastante positiva para a natação da Associação Naval Amorense que termina a época de 2013/2014 ao mais alto nível. Pelo trabalho realizado, de parabéns estão pois todos os nadadores, bem como a equipa técnica e aqueles que apostaram no projecto.

Fotos: COP
Share on Google Plus