CASA DO BENFICA NO SEIXAL»» Entrevista com o vice-presidente Paulo Lopes: - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 4 de março de 2015

CASA DO BENFICA NO SEIXAL»» Entrevista com o vice-presidente Paulo Lopes:

Os nossos ideais passam pela disciplina...

“Somos detentores do Prémio Fair-Play que nos foi atribuído o ano passado”


A Casa do Benfica no Seixal para além da sua vertente de cariz social dedica-se também à prática desportiva com o objectivo de proporcionar aos seus associados o exercício da actividade física uma das melhores formas de promover a saúde e um estilo de vida saudável.


Com a sua sede instalada no mercado municipal do Seixal, a casa n.º 236 do Sport Lisboa e Benfica, começou por se dedicar às caminhadas, depois avançou para a pesca desportiva, seguindo-se o atletismo [a modalidade que dá maior projecção à Casa] e finalmente o futsal, que está em fase de expansão.


Com o intuito de divulgar o trabalho desenvolvido e a sua evolução como colectividade pertencente ao movimento associativo concelhio, o nosso jornal foi ao encontro do vice-presidente desportivo, Paulo Lopes, que nos concedeu esta entrevista.


Como tudo começou…

Que actividades desportivas se praticam na Casa do Benfica no Seixal?
Começámos pelas caminhadas, depois avançámos para a pesca desportiva, atletismo e ultimamente para o futsal

Quais as que têm maior projecção recentemente?
Presentemente a projecção é feita mais pelo atletismo mas estamos também a tentar dar mais dinamismo ao futsal

Falando de atletismo, em que provas participam normalmente?
O principal objectivo da secção passa pelo desporto para todos dando privilégio ao Troféu da Câmara Municipal do Seixal que é composto por vinte provas. O nosso principal objectivo passa sobretudo por aí. De vez em quando participamos noutras provas como é o caso da “Corrida do Benfica” que é principal razão da existência da casa.

São muitos os atletas que fazem parte da equipa?
Neste momento temos entre os 25 a 30 atletas, mas nem todos participam. Normalmente temos uma frequência de 15 a 20 atletas por prova, sendo dez deles jovens.

Onde decorrem normalmente os treinos?
Essa é que é a parte mais complicada. Cada um treina por si. Andamos a tentar arranjar um treinador junto dos atletas mais experientes para trabalhar essencialmente com a formação mas está a ser um pouco complicado por questões relacionadas com a vida profissional de cada um.


Futsal na 2.ª Divisão da Liga E.Leclerc Seixal

Passando então para o futsal, em que competições participa a vossa equipa?
Neste momento estamos a participar na Liga E.Leclerc Seixal inseridos na zona sul da segunda divisão onde ocupamos presentemente o último lugar. O nosso objectivo passa por poder chegar ainda a um dos três primeiros lugares. De princípio a ideia passava por chegar ao play-off mas está muito complicado. Vamos ver o que conseguimos fazer. Ainda faltam seis jogos. Como o futebol não é uma ciência exacta, tudo pode ainda acontecer.

Quer dizer que o campeonato não começou da forma desejada?
É um facto. Esta é uma equipa nova, não tinha rotinas e tivemos que mudar várias vezes de treinador. De início os jogadores achavam que eram mais importantes que a equipa, eu tentei fazer-lhes ver que era o contrário; ou seja, que em primeiro lugar estava o emblema e só depois estavam eles e isto gerou alguma instabilidade.

Mas agora as coisas parece que estão um pouco melhores. Tanto assim que acabam de ganhar ao primeiro classificado…
É verdade. Ninguém dava nada por nós neste jogo mas de facto acabámos por causar a grande surpresa da jornada vencendo em casa do primeiro classificado que curiosamente tem alguns jogadores que são benfiquistas e até ficaram bastante agradados de teres perdido connosco.

Quer então dizer que reina a expectativa da Casa do Benfica no Seixal poder chegar mais aos lugares da frente?
É difícil chegar lá porque as outras equipas também têm a mesma ambição. Vamos palmilhar, jogando jogo a jogo e esperar que quem está á frente vá perdendo pontos.

O aspecto desportivo é muito importante mas a Casa do Benfica também dá especial importância ao aspecto disciplinar onde tem uma posição a defender…
Actualmente somos detentores do Prémio Fair-Play que nos foi atribuído o ano passado no mundial de futsal das Casas do Benfica, no Estádio da Luz, e os nossos ideais passam pela disciplina em campo, com a árbitro e com os dirigentes. Não faz sentido não ser assim…

E essa ideia até agora está a resultar?
Claro que sim. Os jogadores sabem perfeitamente que somos exigentes nesse aspecto e em termos de equipa também tem que ser porque se o árbitro marcou, está marcado, e que não vale a pena contestar porque ele não vai voltar atrás.

Ainda em relação à modalidade, o objectivo primordial será muito possivelmente levar a Casa do Benfica no Seixal a competir a nível oficial?
Esperamos daqui a três, quatro ou cinco anos começar o trabalho a nível da formação. Não está fácil por razões diversas mas vamos esperar, temos que ter paciência. Alguém há-de aparecer para nos ajudar aqui no concelho.

Portanto será um longo caminho a percorrer até chegar essa altura?
Certamente, mas eu gosto destes desafios e de desbravar caminhos difíceis porque sou um lutador e gosto de lutar


A falta de essência e alma benfiquista

Que mais há para dizer em termos desportivos sobre a Casa do Benfica no Seixal?
Pedir aos cidadãos do concelho que compareçam em massa à Casa porque precisamos de associados para a projectar mais e que não fiquem no sofá nos dias de jogo. Venham à nossa casa apoiar. É este o apelo que lanço à população do concelho do Seixal.

Qual a expansão que a Casa está a ter a nível do concelho do Seixal que recorde-se acolhe o Centro de Estágio?
Está a ter uma boa receptividade mas gostaríamos de ver ainda mais gente. Acho que ainda falta aquilo que eu vejo noutras casas, a essência e a alma benfiquista. Creio que aqui no concelho ainda há muita gente que não sabe qual a verdadeira dimensão do Benfica e o que é ser benfiquista. É o que eu sinto…

Terá ficado ainda mais alguma coisa por dizer? 
Não. Quero agradecer esta oportunidade para divulgar a Casa do Benfica no Seixal e desejar que possamos fazer a festa no fim do campeonato. Aproveito também para deixar os parabéns a todos por mais um aniversário do Sport Lisboa e Benfica.  


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here