FUTEBOL»» Novidades na Taça de Portugal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 13 de junho de 2015

FUTEBOL»» Novidades na Taça de Portugal

Prova vai contar com mais clubes dos campeonatos distritais…

FPF ANUNCIOU NOVAS REGRAS PARA A NOVA ÉPOCA DESPORTIVA

Alcochetense, Amora, C. Piedade, Barreirense, Pinhalnovense [que entram na primeira eliminatória] e V. Setúbal [que entrará na terceira] são os representantes da Associação de Futebol de Setúbal na prova rainha do futebol nacional [Taça de Portugal] que esta época surge com algumas alterações; sendo as mais significativas o maior número de clubes dos campeonatos distritais e o facto de os clubes de divisões superiores [na segunda e terceira eliminatória] serem obrigados a jogar na condição de visitantes.

Aos clubes já referidos poderá juntar-se também o Vasco da Gama de Sines porque de acordo com o regulamento da competição o finalista vencido da taça distrital poderá vir a ser convidado caso seja necessário para o cumprimento do formato da prova sem clubes isentos.

A competição que na presente temporada foi disputada por 135 clubes irá a partir da próxima temporada [2015/2016] ser composta por 160 equipas.

Na primeira eliminatória [que se realiza no dia 6 de Setembro] além das 80 equipas do Campeonato Nacional de Seniores, irão juntar-se 44 dos campeonatos distritais, sendo as vagas preenchidas pelo vencedor da taça distrital e pelo segundo classificado do principal campeonato de cada associação, podendo os clubes vencidos na final da taça distrital ser convidados a participar sempre que tal se revele necessário para o cumprimento do formato da prova sem clubes isentos.

O objectivo desta alteração passa por levar a Taça de Portugal ao máximo de pontos do território português com as equipas a serem divididas em oito séries de acordo com a sua localização geográfica para permitir menores deslocações [que continuarão a ser suportadas pela FPF] mas também a possibilidade de mais confrontos históricos entre os clubes.

Na primeira eliminatória, dentro de cada série, haverá sorteio directo com os jogos a realizarem-se no recinto desportivo do clube sorteado em primeiro lugar.

Alteração significativa acontece na segunda eliminatória com os clubes da II Liga a jogarem todos na qualidade de visitante, acontecendo o mesmo aos clubes da I Liga que entram em competição na terceira eliminatória.  

Na quarta, quinta e sexta eliminatória, joga na qualidade de visitada a equipa sorteada em primeiro lugar, acontecendo o mesmo nas meias-finais [que serão disputadas a duas mãos].


Por fim uma das notas mais importantes prende-se com o facto dos prémios atribuídos aos clubes que disputem a 1.ª eliminatória (dois mil euros), 2.ª eliminatória (três mil euros), 3.ª eliminatória (quatro mil euros), 4.ª eliminatória (cinco mil euros), quartos-de-final (dez mil euros), meias-finais (quinze mil euros), finalista vencido (150 mil euros) e vencedor (300 mil euros).

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here