HOMENAGEM»» António Cortês Batista - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

HOMENAGEM»» António Cortês Batista

No dia 19 de Setembro, pelas 13 horas…

NAFAS PROMOVE FESTA DE AGRADECIMENTO PELO TRABALHO DESENVOLVIDO

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal vai promover no próximo dia 19 de Setembro, uma festa de agradecimento a António Cortês Batista, que dedicou muitos anos da sua vida à causa da arbitragem e em particular ao NAFAS onde exerceu várias funções tanto de dirigente como monitor e formador.

A iniciativa terá lugar no restaurante Dia-a-Dia, nas Casas Velhas, Monte de Caparica, onde será servido um almoço, pelas 13 horas e a data limite para as inscrições é o dia 10 de Setembro.

Um perfil verdadeiramente notável…

António Cortês Batista, entrou para o mundo da arbitragem em 1966 em Lisboa. Fez parte da equipa de Nemésio Castro e foi com ele que chegou à 1.ª categoria nacional.

Em 1977/1978 com a mudança de residência para a margem sul do Tejo transferiu-se para a Associação de Futebol de Setúbal, Ao fim da segunda época a apitar nos distritais, subiu como árbitro à 3.ª categoria nacional já com 39 anos de idade onde se manteve até ao limite de idade [45 anos] sendo licenciado como árbitro de categoria nacional. De referir que neste período actuou também como fiscal de linha de Ezequiel Feijão na 1.ª categoria nacional.

Na época de 86/87, foi convidado pelo CA da A.F. Setúbal para fazer parte do quadro de observadores de árbitros a nível distrital. Na época seguinte ascendeu ao quadro de observadores da FPF onde se manteve durante 22 anos ininterruptamente, até atingir o limite de idade (70 anos).

Em 2002/2003 e 2003/2004 obteve classificação para ascender ao quadro de observadores da 1.ª categoria, mas em ambos abdicou da promoção, pelo facto de não considerar o cargo compatível com o facto de o seu filho (Lucílio Baptista) estar precisamente no quadro de árbitros da 1.ª categoria nacional.

Durante 22 anos, ao serviço do Conselho de Arbitragem da FPF, exerceu os cargos de monitor, instrutor e possuindo o curso de formação para formadores, exerceu também durante duas épocas, as funções de assessor de sete árbitros da 2.ª categoria nacional.

A nível distrital, fez parte durante mais de 15 anos da Comissão de Apoio Técnico e coordenador ministrando variadíssimos cursos de candidatos a árbitros, assim como Cursos de Treinadores de Futebol, Nível I e Nível II, sendo neste caso coadjuvado por José Manuel Esteves.

António Cortês Batista, sócio nº 3 do NAFAS, foi membro e coordenador da CAT para além de ter exercido vários cargos como dirigente, sendo o seu presidente quando conseguiu obter a sede que o NAFAS actualmente possui.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here