FUTEBOL FEMININO»» Houve festa em Paio Pires - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

FUTEBOL FEMININO»» Houve festa em Paio Pires

Neste momento são 54 as atletas que fazem parte do projecto…

ACADEMIA DE FUTEBOL FEMININO É JÁ UMA REALIDADE EM PAIO PIRES

O dia 5 de Setembro vai ficar marcado para sempre na história do Paio Pires Futebol Clube pelo facto de passar a ter uma academia de futebol feminino, a primeira em toda a margem sul.

Foram de facto muitas as jovens que evoluíram no Campo Vale d’Abelha nesta festa do futebol feminino que juntou atletas das mais diversas idades e contou com a participação da formação do Estoril Praia e da equipa sénior do Quintajense.

Um dos pontos altos da tarde foi a homenagem prestada a Carla Couto, a jogadora mais internacional de sempre do futebol feminino português cerimónia presenciada pelo vereador da Câmara Municipal do Seixal José Carlos Gomes, seleccionadora nacional de futebol feminino Sub-17 Susana Cova e presidente do Paio Pires Futebol Clube José Carlos Costa, entre outros.

Carla Couto [agora embaixadora da selecção e do sindicato] vestiu a camisola das quinas 145 vezes e marcou ao serviço da selecção 29 golos. Há dois anos decidiu colocar um ponto final na sua carreira de jogadora com onze títulos de campeã nacional, seis Taças de Portugal e muitas outras distinções individuais e colectivas. 

Carla Couto começou a jogar no Sporting em 1990, passou pelo Trajouce, representou o 1.º Dezembro durante 14 anos, esteve no Futebol Benfica, deu um salto à China (Fhosan Guandzon) e teve a oportunidade de disputar o campeonato italiano pela Lázio. Depois regressou a Portugal onde decidiu terminar a sua carreira, no Valadares Gaia. 

“Estamos muito satisfeitos porque conseguimos concretizar o sonho”

O JORNAL DE DESPORTO [que também foi comtemplado com uma medalha], falou com o principal responsável pelo projecto, Rui Lourenço, que não conseguia esconder a sua satisfação:

“Estou bastante feliz porque finalmente conseguimos colocar em prática um projecto que [eu e o meu staff] andávamos a idealizar há cerca de dois anos. O ano passado não foi possível mas agora é já uma realidade. Estamos muito satisfeitos porque conseguimos concretizar o sonho”.

 “Neste momento, entre a equipa de competição que vai participar no campeonato de promoção, a equipa de juniores que também vai competir no campeonato nacional da respectiva categoria e a formação, temos 54 atletas. Mas ainda há lugar para mais. As nossas portas estão abertas para quem se quiser juntar a nós, neste projecto”.



“Vamos lutar pela subida de divisão”

Em relação aos objectivos para a nova época, o treinador do Paio Pires é peremptório: “O ano passado ficámos em terceiro lugar a um ponto do segundo e a cinco pontos do primeiro lugar. Por isso, este ano o objectivo é claro, lutar pela subida de divisão e chegar o mais longe possível na Taça de Portugal. O ano passado não passámos da 3.ª eliminatória porque fomos infelizes no jogo que disputámos no Algarve. Agora queremos chegar pelo menos à quarta eliminatória para conseguirmos mais um feito inédito na história do clube. Sabemos que não é fácil mas com trabalho e dedicação vamos com certeza chegar lá”.

Em relação a novidades no plantel da equipa sénior “o Paio Pires conta esta época com uma nova guarda-redes, a Judite; temos também uma nova jogadora para o meio campo [a Cabana] que jogou no Bobadelense e na Escolinha de Setúbal; também a Ana Pereira, que apesar dos seus 21 anos tem muita qualidade. E depois outras novidades também na equipa júnior que vai lutar pelo título nacional. Para além de tudo isto, vamos também tentar colocar neste escalão três ou quatro jogadoras na selecção nacional. E na formação, vamos trabalhar com meninas a partir dos 7 anos para que daqui a algum tempo possam vir a integrar precisamente a equipa júnior e posteriormente a equipa sénior”.




CARLA COUTO, ex-jogadora internacional

“Só tenho que estar orgulhosa
por fazer também parte deste projecto”

Carla Couto [a homenageada da tarde] também falou à nossa reportagem: “Estou muito orgulhosa como é lógico. Depois de tantos anos a jogar futebol, a representar a selecção nacional, ser homenageada por um clube que está a fazer muito pelo futebol feminino [tanto a nível de seniores, como de juniores e agora também na formação com a criação da academia] é motivo para grande satisfação. Só tenho que estar orgulhosa por fazer também parte deste projecto”.

Carla Couto foi anunciada como a madrinha da Academia de Futebol Feminino do Paio Pires e ficou muito lisonjeada por isso mas confessou ao nosso jornal que não pode aceitar o convite por incompatibilidade com o cargo que ocupa actualmente.  

“Como já disse, sinto muito orgulho por fazer parte desta festa e participar neste convívio de futebol feminino, que é muito importante para que num futuro próximo possamos vir ater mais jogadoras a praticar futebol. Em relação ao convite que me foi feito para ser madrinha da Academia gostaria de esclarecer que não posso estar associada a qualquer clube pelo facto de ser delegada do Sindicato. Portanto, participo com todo o gosto nesta iniciativa mas não posso ser madrinha porque não é compatível com a minha profissão”.


Quanto à evolução que se está a verificar no nosso país em relação ao futebol feminino, a ex-jogadora salientou que “de facto tem havido uma evolução. Temos que dar os parabéns aos clubes, às associações, à FPF, ao Sindicato [porque de há dois anos para cá também está envolvido no futebol feminino] e até mesmo à comunicação social tem sido um parceiro muito importante na divulgação da modalidade e da sua visibilidade. Ainda na semana passada a supertaça teve transmissão directa na televisão e isso foi extremamente importante para as pessoas se possam aperceber da qualidade que as jogadoras portuguesas têm. Para nós também isto é uma mais-valia”.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here