CASA BENFICA NO SEIXAL»» Balanço da Seixalíada - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CASA BENFICA NO SEIXAL»» Balanço da Seixalíada

Paulo Lopes, vice-presidente desportivo:

“QUEREMOS RESPONSABILIZAR OS JOGADORES POR ENVERGAREM A CAMISOLA DO BENFICA NO CONCELHO DO SEIXAL”


A Casa do Benfica no Seixal participou recentemente com a sua equipa de futsal na Seixalíada que foi a primeira competição da nova época desportiva.

Nos três jogos efectuados a equipa benfiquista conheceu todos os resultados desportivos possíveis; ou seja, uma vitória, um empate e uma derrota. Não foram resultados famosos mas também não era isso o que estava em causa. O importante, neste caso, era avaliar o comportamento da equipa em competição e ao mesmo tempo saber como os jogadores estão a assimilar os métodos do novo treinador [José Glória].

Neste sentido, o JORNAL DE DESPORTO ouviu precisamente o treinador José Glória, o capitão de equipa Ricardo Brasil e o vice-presidente desportivo Paulo Lopes.

José Glória: “estamos prontos para o início do campeonato”


Na qualidade de técnico, qual a análise que faz da participação da equipa no torneio da Seixalíada?
Participarmos na Seixaliada, para além da divulgação da Casa do Benfica, permitiu introduzir o chip competição na equipa. É sabido que os jogos amigáveis são deficitários nesse aspecto. Deste modo, consegui observar a atitude da equipa sob pressão do resultado final. Conseguimos nestas condições detectar o que ainda está para trabalhar antes do início do campeonato. No geral, estamos ainda que numa fase inicial de um percurso longo, bem adiantados em termos de rotinas de jogo, posicionamento defensivo/ofensivo e transições.

Os resultados obtidos correspondem ao que estava à espera?
Não tínhamos estabelecido objectivos nesta participação, que não fossem dar o máximo em cada jogo. Terminámos com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Num grupo bastante forte, porventura o mais forte do Torneio, onde competiam duas equipas da 1.ª Liga. A Siderurgia recém-promovido, com uma excelente equipa, com quem perdemos por 3-1, sendo que foi um jogo muito equilibrado, em que apesar de termos estado a vencer, por mérito do adversário e por erros nossos, perdemos bem. No jogo com os 3F, a vitória por 4-1 foi indiscutível fruto da superioridade do nosso futsal. Com o Casal do Marco, vice-campeão na última época e tri-campeã nas anteriores, o empate soube a pouco. Estivemos a vencer e merecíamos a vitória fruto da superioridade demonstrada ao longo de todo o jogo.

Que ilações tirou depois da realização destes primeiros jogos?
O balanço foi bastante positivo. Logo porque os adversários eram fortes. A qualidade de jogo apresentada foi elevada e beneficiamos todos com isso. Por último, comprovei a ideia que tinha, que a minha equipa estava num patamar de jogo que a coloca pronta para o início do campeonato. Gostaria ainda de realçar a organização do torneio pela qualidade apresentada, a todos os níveis e intervenientes, equipas de arbitragem incluídas. Bem-hajam.


Ricardo Brasil, capitão de equipa: “Com as condições
que temos é difícil não estar motivado para a nova época”

Que acharam os jogadores da participação da Casa do Benfica na Seixalíada?
Os jogadores participaram com muito orgulho e com o objectivo de dignificar o nome da Casa do Benfica no Seixal. A grande maioria já participou nesta competição mas falo por mim e pelos meus colegas em afirmar que esta competição teve um sabor especial devido ao grande balneário que temos nos dias de hoje. Em termos de resultados, ambicionávamos passar a fase de grupos mas compreendemos que ainda estamos numa fase de aprendizagem e adaptação ao modelo de jogo implementado pelo nosso treinador. Ainda assim, sentiu-se união, evolução e uma grande alegria em praticar futsal.


Como se estão a dar os jogadores com os métodos do novo treinador?
Os jogadores estão de momento a passar por uma fase de adaptação a esses mesmo métodos mas consigo perceber que o plantel tem facilidade em adaptar-se devido à boa capacidade técnica e inteligência que têm. Na época passada tivemos alguns momentos atribulados a nível táctico por não termos tido treinador estável, dependíamos de "brilharetes técnicos" de alguns elementos do plantel para vencer jogos. Mas agora tudo mudou, a base do sucesso assenta no jogo colectivo, apoiado no sistema de jogo implementado pelo nosso treinador que agora tem mostrado evolução e resultados, tanto a nível defensivo como ofensivo. A meu ver temos tudo para fazer boas exibições. Um plantel com qualidade, um treinador experiente e comprometido e condições excelentes fornecidas pela direcção da Casa do Benfica no Seixal, com estas três componentes é difícil não estar motivado para esta nova época.


Paulo Lopes, vice-presidente desportivo:  
“Queríamos apenas fazer da Seixalíada a nossa pré-época”

Na qualidade de dirigente como viu a participação da Casa do Benfica na Seixalíada. Foi positiva?
Bastante positiva, não ambicionávamos lugares na classificação. Apenas fazer da Seixaliada a nossa pré-época, dar minutos de jogo e criar rotinas de jogo aos nossos brilhantes jogadores. Fazer igual como se trabalha no SL Benfica ou seja criar responsabilidade nos nossos jogadores por envergarem a camisola do SL Benfica no concelho do Seixal.

Este foi o pontapé de saída para a nova época desportiva. Já estão programados mais alguns jogos para os tempos mais próximos?
Sim de facto foi um início de época desportiva sem objectivos traçados, apenas jogar. Vamos agendar alguns jogos no mês de Outubro para continuarmos o nosso longo caminho mas ainda não temos adversários definidos.

O grupo de trabalho já está completo ou ainda há algumas arestas para limar?
Neste momento temos o nosso plantel fechado. É com estes valentes jogadores que iremos trabalhar e limar alguns aspectos que precisam de ser aperfeiçoados.

Há algo mais que queira acrescentar?
Para finalizar, queria agradecer [e nunca será de mais fazê-lo] ao Clube Desportivo Casal do Marco, na pessoa do seu presidente Bruno Ramos, a gentileza que tem tido para com a Casa do Benfica Futsal, abrindo as suas portas para o nosso bem-estar. Sentimo-nos em casa e isso é bastante salutar. A Casa do Benfica no Seixal só assim sabe estar no Desporto. Um muito obrigado nesse sentido. E, agradecer igualmente [e não me canso de o fazer] ao grande jornalista que é o sr. José Pina. De facto, tem sido um grande auxílio naquilo que é informação da nossa Casa.




Post Bottom Ad

Responsive Ads Here