FINLÂNDIA»» Treinador português é campeão - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

FINLÂNDIA»» Treinador português é campeão

Ju (ex-Amora e Fabril) foi o melhor marcador da equipa…

DIOGO NOBRE CONQUISTA O TRI NO PEIMARI UNITED


Os treinadores portugueses têm vindo a realizar um trabalho notável no estrangeiro como tem sido noticiado amplamente na comunicação social internacional: José Mourinho, Vítor Pereira, André Villas-Boas e Paulo Sousa são apenas alguns dos bons exemplos por se terem sagrado campeões em Inglaterra, Grécia, Rússia e Suíça. Mas, muitos mais estão a despontar e a sobressair como é o caso de Leonardo Jardim (Mónaco), Marco Silva (Olimpiakos), Nuno Espírito Santo (Valência), sem esquecer também aquilo que Manuel José conseguiu no Egipto e mais recentemente Jesualdo Ferreira.

A nossa escola está a deixar marcas um pouco por todo o lado e se estes casos têm sido os mais badalados por se tratar de clubes alto gabarito internacional outros há que merecem também ser falados porque embora estejam em clubes menos mediáticos onde o futebol não é o desporto rei estão igualmente a realizar um excelente trabalho.

É o caso por exemplo de Diogo Nobre, de 29 anos, que está a desenvolver um trabalho fantástico na Finlândia, num clube das divisões inferiores – o Peimari United - que acaba de se sagrar tri-campeão.

No clube desde 2012, o treinador que tem apostado também em alguns jovens portugueses – este ano com o guarda-redes Gerson Lima (ex-Operário de Lisboa), o defesa Adimar (ex-C. Piedade e B. Mar de Almada) e o avançado Ju (ex-Amora, Fabril e Pinhalnovense), que têm dado igualmente um contributo muito importante nas conquistas da equipa.    

Vamos então ficar a saber mais pormenores sobre a forma como decorreu esta época no Peimari United que se prepara também para disputar a final regional. O treinador Diogo Nobre, natural de Corroios, é o porta-voz da equipa técnica que integra também mais dois portugueses, André Miranda e Hugo Henriques.

”Não conheço nenhum clube no país que tenha atingido a promoção três vezes consecutivas”

O Peimari United acabou de se sagrar pela terceira vez consecutiva campeão na Finlândia, um facto verdadeiramente notável tanto para o clube como para si...
É um facto histórico. Não conheço nenhum clube no país que tenha atingido a promoção três vezes consecutivas nos últimos anos. Seja como for, ainda não acabou a época, pois no dia 18 de Outubro vamos estar presentes pela primeira vez na final da taça regional. Portanto, podemos fazer ainda a “dobradinha”.

“Este foi o ano mais complicado de sempre”

Como correu a época. Foi um campeonato complicado ou nem por isso...
Este foi o ano mais complicado de sempre. Tivemos que refazer toda a equipa que foi campeã no ano passado porque perdemos dois dos jogadores portugueses e alguns jogadores Finlandeses bastante influentes que tiveram de se ausentar temporariamente para cumprir serviço militar. Um deles era o capitão de equipa que fez muita falta na primeira volta. Nunca estivemos na liderança durante a época. Só conseguimos ultrapassar o Inter Turku B, quando lhe ganhámos a três jornadas para o fim. Fizemos uma ponta final extraordinária depois de um começo muito difícil, marcado por alguns problemas internos, mas principalmente externos. Somos alvo de muitas invejas no país, e houve muita gente influente no futebol a tentar travar-nos. Mas, no final de tudo, nunca deixámos de acreditar e ganhámos todos os jogos decisivos. Fizemos acreditar aos jogadores que se resistíssemos juntos até ao fim, poderíamos ir ganhar a Turku e assaltar a liderança. Foi o que aconteceu.

Equipa está apurada para disputar a final da taça regional

Para além do título conquistado no campeonato a equipa está também apurada para disputar a final da taça regional. Qual o adversário e quais as perspectivas...
Só vamos saber o adversário no sábado quando a outra meia-final se disputar mas eu arriscaria em dizer que será o PIF, equipa da 3.ª divisão com um orçamento enorme. Tem grandes possibilidades de se qualificar para a final. Esta equipa vem de Parainen, uma pequena cidade habitada por uma comunidade Sueca, com muitos recursos e que este ano apostou forte no futebol sénior, contratando jogadores de topo como Matias Lindström que embora esteja no final de carreira jogou vários anos no Inter Turku e HJK, clubes grandes da 1.ª liga, onde se tornou campeão Finlandês. Como infelizmente falharam a subida de divisão, que era o grande objetivo deles, temo agora que vão apostar tudo na Taça.

Ju (ex-Amora e Fabril) tem 17 golos marcados em 21 jogos

Em termos individuais, em destaque na equipa esteve Ju, jogador que em Portugal representou o Amora, Desp. Fabril e Pinhalnovense, que foi o melhor marcador. No fundo é mais um português a deixar a sua marca no estrangeiro...
A nossa prospeção no mercado português, tem dado resultados, e os jogadores que temos trazido, têm realmente atingido os objetivos e feito a diferença. O Ju infelizmente não chegou a tempo da pré-época e como a equipa entrou mal no campeonato, ele também não se adaptou da melhor forma, mas tentámos ao máximo ganhar o tempo perdido. Trabalhámos muitas horas com o vídeo, para lhe explicar o modelo de jogo que todos os outros já tinham adquirido, e depois “polimos” um pouco o seu estilo de jogo, em treinos individuais nas manhãs livres, e ele evoluiu muito a nível da finalização e na tomada de decisão, acabando a época totalmente adaptado à equipa e a marcar mais regularmente do que marcou na 1ª volta.
Tem neste momento 17 golos em 21 jogos e sábado no último jogo vai tentar igualar o record do nosso ex-jogador Gonçalo Cruz que fez uma excelente época no ano passado, mas está agora no Pinhalnovense.



“Para o ano vamos entrar pela primeira vez nos campeonatos semi-profissionais”

O clube tem vindo a ascender de forma incrível no panorama desportivo finlandês, sob o seu comando. Já há algo programado para a nova temporada...
É verdade que o clube teve uma ascensão meteórica, não só a nível de rendimento mas a nível de infra-estruturas. A nossa Arena Indoor está agora totalmente pronta para o Inverno e neste momento já há planos para a construção de um novo estádio em 2016 porque as pessoas estão a acreditar no projeto. No entanto, como disse, ainda não acabámos a temporada, e quando isso acontecer vamo-nos sentar com o presidente e planear a próxima época. Para o ano vamos entrar pela primeira vez nos campeonatos semi-profissionais, uma situação totalmente diferente do que aconteceu até agora, e temos que ter conhecimento do orçamento que vamos dispor e se temos condições para ser candidatos ou não para podermos programar tudo para atingir os objetivos propostos. Mas, por agora ainda não discutimos isso. Seja como for, da minha parte posso dizer que a prioridade é renovar com os jogadores que fizeram parte do núcleo duro desta época, contratar dois ou três jogadores locais que já estão referenciados e continuar a crescer como até agora.



“Vamos celebrar da melhor forma, ajudando quem precisa”


Há mais algum facto importante que tenha ficado por dizer...
Fazer talvez uma pequena referência à iniciativa do próximo Sábado, ultima jornada do campeonato. Vamos aproveitar para celebrar da melhor forma, ajudando quem precisa. Nesse sentido, fizemos uma parceria para ajudar a instituição SOS Children, que tem uma casa aqui na zona e que acolhe durante todo o ano 30 jovens que foram retirados às suas famílias. Assim sendo, o último jogo vai servir para angariar materiais e equipamento de ginásio, futebol e outros desportos para estas crianças terem condições excelentes para a prática desportiva. A maneira de actuar vai ser muito simples mas penso eu, ser eficaz: todas as pessoas que vêm ver o jogo, vão “pagar” o bilhete com material desportivo usado. Se não tiverem nada, fazem uma doação de 3euros que reverte totalmente a favor da instituição para esta poder comprar então o que necessita. A cooperação nasceu, porque sentimos a responsabilidade e o dever de ajudar mais a nossa comunidade que tanto apoio nos tem dado, fazendo-nos crescer. Penso que faz todo o sentido ser agora a nossa vez de retribuir da mesma forma.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here