JUVENIS»» Campeonato Nacional tem novo modelo competitivo - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 28 de julho de 2016

JUVENIS»» Campeonato Nacional tem novo modelo competitivo

Já a partir desta época desportiva…

A PRIMEIRA FASE SERÁ DISPUTADA NUMA SÓ VOLTA E A SEGUNDA POR MAIS CLUBES

As principais alterações têm a ver com a primeira fase que será realizada numa só volta e a segunda fase que, em vez de ser disputada por seis clubes, passa a ser disputada por oito em cada uma das duas séries.

O Campeonato Nacional de Juvenis tem, a partir desta época de 2016/2017, um novo modelo competitivo.

O Campeonato Nacional de Juniores B é constituído por três fases, sendo a primeira composta por 48 clubes divididos em 4 séries (A, B, C, D) de 12 clubes cada.

Em cada série, os clubes jogam entre si uma vez e por pontos, na qualidade de visitante ou visitado. Quer isto dizer que há clubes que jogam 6 vezes na qualidade de visitado e 5 vezes na qualidade de visitante.

Os 4 clubes melhor classificados dentro de cada série qualificam-se para a segunda fase que será denominada como “Apuramento do Campeão”.





Segunda fase terá oito clubes em cada série

Nesta fase, os 16 clubes apurados são divididos em 2 séries de 8 clubes cada [Série Norte e Série Sul] e jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.

No final, os 2 clubes melhor classificados de cada série, mais o clube melhor classificado em 3.º lugar entre as séries da segunda fase são apurados para a terceira fase.

O representante da Região Autónoma dos Açores e o representante da Região Autónoma da Madeira, em conjunto com o segundo clube classificado em 3.º lugar na segunda fase e o melhor 4.º classificado das duas séries da mesma fase, jogam entre si, uma vez e por pontos, no sistema de play-off para apurar o melhor clube para a terceira fase. O play-off referido é realizado alternadamente numa das Regiões Autónomas dos Açores, da Madeira e no Continente.





Manutenção e Descidas

Os 6 clubes apurados para a terceira fase, jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outro na qualidade de visitado, para apurar o vencedor.

Os restantes 32 clubes que não ficaram apurados para a segunda fase disputam a manutenção e descida, divididos novamente em 4 séries (A, B, C, D) de 8 clubes que jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado, de acordo com o sorteio.

Na fase de manutenção e descida, os clubes transitam com a metade dos pontos obtidos na primeira fase da prova, arredondados para o número inteiro superior, e mantêm-se nas mesmas séries.


Descem 18 clubes aos campeonatos distritais, correspondentes aos 4 clubes últimos classificados de cada série individualmente considerada, acrescidos dos 2 clubes piores classificados em 4.º lugar. 

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here