AF SETÚBAL»» Relatório e Contas aprovados por aclamação - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

AF SETÚBAL»» Relatório e Contas aprovados por aclamação

Após 17 anos como presidente da direcção…

SOUSA MARQUES ANUNCIA QUE NÃO VAI SER CANDIDATO ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES


O auditório da sede da Associação de Futebol de Setúbal acolheu esta segunda-feira, a realização da Sessão Ordinária da Assembleia-Geral da instituição, liderada pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Francisco Cardoso, na qual foram analisados, discutidos e votados o Relatório e Contas da Gerência referente à época 2015/16.
Representados na reunião magna, os filiados Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, Clube Desportivo Pinhalnovense, Grupo Desportivo de Sesimbra, Associação Desenvolvimento da Quinta do Conde, Clube Olímpico do Montijo, Clube Recreativo Piedense, Palmelense Futebol Clube, Charneca de Caparica Futebol Clube e Beira Mar Atlético Clube de Almada, começaram por ver destacadas, pelo presidente da Direcção da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, algumas das muitas e significativas dinamizações levadas a cabo pela estrutura directiva no período em referência.
O dirigente realçou a continuada aposta da AF Setúbal na formação de árbitros e treinadores, com reconhecimento federativo, sublinhou os destacados resultados conseguidos pelas selecções distritais no âmbito das provas nacionais interassociativas, uma das quais – a Fase Final de Sub-16, em futebol no feminino, na Costa da Caparica-Almada, e lembrou que pelo segundo ano consecutivo, a região foi palco das finais nacionais de futebol de praia. Uma época em que o distrito recebeu igualmente dois jogos da Selecção Nacional de futebol Sub-17.
No âmbito da significativa evolução que a AF Setúbal tem vindo a registar nos últimos anos, o presidente da Direcção, que não hesitou em olhar para os resultados positivos, como motivo de satisfação e que reflectem o trabalho desenvolvido pelos clubes, vincou igualmente a tendência crescente no número de atletas filiados nas provas, que ascendeu a 9792, quando no ano anterior havia registado 9460 inscrições.
Facto que deixa antever para o muito curto prazo a chegada da AF Setúbal aos 10 mil atletas inscritos.
Um desfiar de produtivo trabalho desenvolvido pela estrutura associativa em nome dos clubes onde foram igualmente dinamizadas diversas iniciativas de parcerias com instituições e emblemas filiados na promoção da actividade desportiva, sem esquecer a continuidade na incrementação do Cartão Branco, na qual a AF Setúbal é pioneira nesta acção em nome do fair play.
 


Contas de excelência aprovadas por aclamação

Numa segunda parte da intervenção da Direcção, coube ao vice-presidente Financeiro, José Araújo, apresentar os resultados com base nas demonstrações financeiras da realidade conseguida pela AF Setúbal no ano anterior.
O resultado positivo de 124, 625, 23 euros apresentado na Assembleia Geral assumiu-se como o número que mereceu o reconhecido elogio generalizado dos clubes, que reflectem a boa e equilibrada saúde financeira e económica da instituição.
Tal como em ano anteriores, a Direcção propôs que o valor referido reverta num apoio para os clubes formadores (24, 625,23 euros) e para o reforço da reserva especial ao investimento (100 mil euros).
Refira-se que a AF Setúbal, que apresenta uma autonomia financeira da AF Setúbal na ordem dos 90 por cento, exibe uma realidade patrimonial que tem registado uma evolução significativa.
Depois do Presidente do Conselho de Contas, António Monteiro, manifestar, através do Parecer do Conselho de Contas, que os documentos estavam nas devidas condições de ser votados.
Contudo, e antes da votação, os representantes dos clubes filiados não hesitaram em elogiar de viva voz, com as mais honrosas e distintas palavras de reconhecimento nas diversas intervenções, o trabalho desenvolvido pela estrutura directiva e demais órgão sociais da prestigiada instituição.
O resultado: Relatório e Contas da AF Setúbal da Gerência 2015/16 aprovado por unanimidade e aclamação bem vincada, através de 139 votos que reflectiram o total de filiados representados.  

Presidente da Direcção agradeceu reconhecimento

Joaquim Sousa Marques, que ao longo da reunião magna foi sendo elogiado pelos representantes dos clubes, reservou para o fechar da sessão uma declaração de final de mandato, que transcrevemos abaixo, e que mereceu a ovação dos presentes.
“Considerando que esta é a última AG nesta fase final deste mandato e que não irei ser candidato às próximas eleições, gostaria de aproveitar esta oportunidade para deixar algumas palavras aos clubes e núcleos de árbitros filiados, agradecendo também as simpáticas palavras que me foram dirigidas no decorrer desta AG.
Pessoalmente encerro aqui um ciclo que se iniciou na época 1988/89, quase 28 anos, dos quais mais de 20 anos, desde 1995/1996, com funções executivas na Direcção.
Em 1998/99 iniciei funções como Presidente da Direcção, já se passaram mais de 17 anos. Todo o trabalho realizado só foi possível com a colaboração dos meus colegas dos diferentes executivos e dos restantes órgão sociais, dos funcionários da Associação e dos clubes filiados e dos núcleos de árbitros, que de uma forma generalizada sempre colaboraram e ajudaram o meu/nosso trabalho.
Ao longo destes 17 anos foi possível crescer de forma significativa a nossa actividade. Para não trazer outros números, gostaria só de me referir ao número de atletas que expressam esse crescimento, e que nos permitem ser a 6ª maior Associação Distrital. Se em 1998/99 estavam inscritos na Associação 5.400 atletas, a realidade actual, relativa à época 2015/16, em que se registam quase 10.000 atletas inscritos, é bem reveladora deste nosso crescimento.
A par do crescimento generalizado nos escalões tradicionais, com especial enfase no Futebol de 7, é neste período que é possível apostar no Futsal e integrá-lo nas nossas competições, assim como apostar nos escalões de recreação, Petizes e Traquinas, no Futebol Feminino, e no Futebol de Praia, este último um fenómeno mais recente, mas que nos leva ao topo nacional em termos de representatividade.
Durante este período foi ainda possível estabilizar as contas as contas da Associação, permitindo nas últimas épocas a distribuição dos resultados obtidos pelos filiados, adquirir património próprio que permite melhorar as condições de trabalho para todos e lançar uma semente para estender esse património ao campo desportivo.
Vou sair com a sensação de dever cumprido, com orgulho no trabalho realizado, de ter feito tudo o que estava ao alcance das minhas possibilidades e conhecimentos, de ter tomado as decisões que considerei adequadas, não isentas de erros, mas com base na informação existente no momento.
Termino referindo que para mim foi muito gratificante e enriquecedor ter assumido estas funções e agradecendo a todos, sem excepção, mesmo aqueles que não gostam/gostaram/colaboraram, o terem proporcionado o trilhar deste longo caminho que me permitiu fazer muitos amigos de Norte a Sul do Distrito, e que vou guardar para todo o sempre.
Obrigado a todos

Fonte: AFS

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here