AF SETÚBAL»» Francisco Cardoso quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

AF SETÚBAL»» Francisco Cardoso quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido

Construção de um centro de treino é dos objectivos…

“É UMA HONRA PODER DAR O MEU CONTRIBUTO COMO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DESTA RECONHECIDA INSTITUIÇÃO”


O aguardado discurso de Francisco Cardoso, o primeiro oficial enquanto presidente da Direcção da AF Setúbal, centrou-se nos valores da união e no compromisso de dar continuidade ao bom trabalho que nos últimos anos tem marcado pontos de reconhecimento para a instituição.
O presidente associativo não esqueceu nada nem ninguém, que de uma forma ou outra, contribuíram para aquilo que hoje é uma prestigiada associação e levantou o véu sobre as linhas orientadoras que vão estar presentes ao longo do mandato.
Uma intervenção, interrompida a meio, onde fez questão de enaltecer, de forma muito vincada, o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, fazendo questão oferecer, nesse momento, uma lembrança muito peculiar: uma garrafa de vinho rotulada de “Quinta da Inveja”.
Recordamos, o discurso de tomada de posse do novo presidente da Direcção da AF Setúbal:


Uma Associação forte, um compromisso com todos os clubes
Hoje, damos o pontapé de saída para um novo mandato dos órgãos sociais da Associação de Futebol de Setúbal, em que assumimos, todos, o sentido da responsabilidade de dar continuidade a toda a dedicação investida pelos nossos antecessores, que fazem da Associação de Futebol de Setúbal, hoje, uma das mais prestigiadas do país.
É, portanto, para mim um grande honra poder dar o meu contributo, enquanto presidente da direcção desta reconhecida instituição, com firme propósito de vincar o nosso trabalho por uma Associação forte, um compromisso com todos os Clubes.
Uma confiança depositada na equipa que lidero e que devo, humildemente, agradecer a Todos os Filiados, que no recente ato eleitoral, apesar de haver apenas uma lista, inscreveram o seu nome naquela que foi a mais concorrida eleição de sempre da associação, bem como aos demais que desde a primeira hora manifestaram o seu apoio à nossa candidatura.
O período eleitoral foi para mim uma jornada de importância acrescida. Contactei directamente a esmagadora maioria dos clubes.
Apresentei as minhas ideias, mas sobretudo ouvi, com grande honestidade, contributos que não esqueço, num sentimento partilhado de quem quer ajudar a AFS a ganhar.
Este é também o momento de agradecer a todos os elementos que agora deixam de exercer funções nos Órgãos Sociais da AFS.
O seu empenho e disponibilidade para o engrandecimento da instituição jamais pode ser esquecido.
Um reconhecimento que é extensível a todos os funcionários e colaboradores, fatia fundamental na dinamização organizativa de toda a estrutura.
Homenagem a Sousa Marques
Mas, permitam-me, abrir aqui e neste momento de particular solenidade, fazer uma justa homenagem à pessoa que liderou os destinos desta instituição nos últimos anos (quase 18) e que há cerca de 30 começou a fazer parte da nossa família. 
Não posso hesitar, Joaquim Sousa Marques em dizer-te que a AFS vai estar eternamente grata por tudo o que fizeste em nome desta família.    
Alguém sugeriu, recentemente, que a AFS devia levar uma grande volta, mas, permitam-me lembrar que fruto do teu trabalho e da tua dedicação a esta família, entre um vasto rol de conquistas, garantiste uma saúde financeira de eleição às contas da instituição.
Abriste as portas a esta sede e reforçaste como nunca, a evolução dos números da dinamização competitiva.
Um trabalho assente na tua enorme dedicação, competência e sempre sustentado no diálogo institucional.
Se esta é a produtiva realidade, que foi sugerida como merecedora de levar uma grande volta, então alguém, permitam-me, anda alheado da nossa família.
Joaquim Sousa Marques, por tudo isto, devemos estar todos muito agradecidos e honrados por tudo o que nos ajudaste a construir.
Garanto-te que vou tudo fazer para te homenagear em cada um dos dias do meu mandato, reconhecendo que fazer tanto e de tão positivo será uma tarefa árdua.
Mas temos ambição e a confiança da nossa família em querer chegar mais longe. E sabemos que é isso que nos desejas.
O futuro recomeça agora
Nesse sentido, gostaria de ver a Associação manter-se como um espaço aberto onde todos apresentem propostas exequíveis e que sejam devidamente encaradas em prol da estrutura associativa.
A nossa utilidade pública deve ser entendida pelas instituições, federação e associações congéneres, como uma responsabilidade de partilha.
Estamos e estaremos, em qualquer momento, disponíveis para reforçar parcerias com todas as Autarquias do nosso Distrito, que vão ao encontro dos clubes, no sentido de vincar uma dinâmica com marca regional que se pretende extravasar no plano nacional e internacional.
E neste âmbito institucional, não hesitaremos em ter uma palavra activa que permita incentivar as edilidades a edificarem e/ou melhorarem as infraestruturas municipais e dos nossos filiados para a prática desportiva e competitiva.
Aos nossos clubes queria evidenciar o compromisso que teremos com as três modalidades competitivas nas suas diversas variantes:
a aposta no Futebol no Feminino é uma realidade que nos motiva. Uma aposta que é cada vez mais visível na região e no país, face ao grande salto quantitativo e qualitativo que não podemos deixar de corresponder com renovado incremento e projecção.
Ambicionamos ter com o Futsal, uma prática reforçada na paixão e na competição, em todos os escalões, que nos permitam evoluir para patamares de referência nacional num curto espaço de tempo.
No futebol de 11 e de 7, a associação é cada vez mais a referência que cativa a competição e cultiva a essência da formação e é assim que queremos seguir.
Aliás, na vertente formativa, atlética e técnica, o reconhecimento federativo é disso um exemplo.
Com o foco no fair play, queremos continuar a ser considerados pela FPF uma Associação na vanguarda.
Contudo, isto só será possível com o crescimento da quantidade e qualidade dos nossos árbitros.
Sabemos, todos, que ainda são insuficientes em função do número de jogos, mas devemos confiar no trabalho que vai continuar a ser desenvolvido pelos núcleos em conjunto com o Conselho de Arbitragem para fortalecer a nossa histórica arbitragem.
Admito, que já entrei em tempo de prolongamento, mas não posso deixar de somar uma grande ambição que esta nova direcção vai tudo fazer para concretizar:
a edificação de um centro de treino que tenha as portas abertas aos clubes, árbitros e sobretudo, às nossas selecções distritais.
E neste particular da nossa representatividade, queremos que o vestir a camisola da nossa selecção seja, cada vez mais, um motivo de grande orgulho dos nossos atletas e que isso envaideça os clubes.
A todos os elementos dos Órgãos Sociais que hoje tomaram posse, peço o dever da solidariedade no seio da estrutura.
Estou certo, que vamos trabalhar em equipa em nome do melhor para o futebol distrital.

É certo que o futuro é demasiado complexo para ser razoavelmente previsível. Mas também é verdade, como nos dizia Gandhi, que “o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here