SOCIEDADE»» A partir de 2.ª feira mudam as regras do Cartão do Cidadão - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

SOCIEDADE»» A partir de 2.ª feira mudam as regras do Cartão do Cidadão

Pedidos terão de ser feitos no Portal do Cidadão 

“RENOVAÇÕES  PODEM SER FEITAS POR VIA ELECTRÓNICA  PARA QUEM TIVER 25 ANOS OU MAIS”

  
A partir de segunda-feira, dia 2 de Outubro, mudam algumas regras do Cartão de Cidadão.

De acordo com a portaria n.º 287/2017 publicada esta quinta-feira em Diário da República, a alteração mais significativa passa pela validade geral do cartão, que passará a ser de 10 anos para quem tiver 25 anos ou mais  (continuam a ser 5 anos de validade para menores de 25 anos).

Estas alterações passarão a ter efeito em renovações e novas emissões do documento português de identificação.
Sobre as renovações, estas podem ser feitas por via electrónica por quem tiver entre 25 e 59 anos, desde que o documento tenha validade superior a 60 dias na altura do pedido. Quem tiver 60 anos ou mais, pode fazer a revalidação online também mas “desde que o cartão de cidadão se encontre dentro do prazo de validade no momento do pedido”.

Estes pedidos terão de ser feitos no Portal do Cidadão mediante adesão à chave móvel digital. Renovações feitas pela via electrónica beneficiam de um desconto de 10%.


A renovação do Cartão de Cidadão fica, no entanto, mais cara. A partir de segunda-feira passa a custar 18 euros ao invés dos atuais 15 euros (sendo que o preço actual se mantém para portugueses com menos de 25 anos).

No caso de pedidos de entrega urgentes, ou seja, num prazo de três dias úteis, o valor será de 30 euros para menores de 25 anos e de 33 euros para portugueses com 25 anos ou mais.

Há ainda a possibilidade de pedir o cartão para o mesmo dia útil ou para o dia útil seguinte: fica em 50 euros para menores de 25 anos e em 53 euros para cidadãos com 25 anos ou mais.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here