ALMADA»» Rui Lourenço, treinador da equipa feminina - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 29 de julho de 2019

ALMADA»» Rui Lourenço, treinador da equipa feminina

Pré-época começa a 23 de Agosto…

“TEMOS SENTIDO UM GRANDE APOIO DOS ALMADENSES NESTA NOVA REALIDADE

O futebol feminino é a grande novidade do Almada Atlético Clube nesta época desportiva de 2019 /2020. O plantel, que integra algumas atletas internacionais, já está formado e o clube vai agora preparar-se para a sua participação no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. 


A modalidade está em grande expansão não só no nosso país mas também em toda a nossa região e o clube almadense aproveitou a oportunidade que surgiu na sequência de alguns contactos feitos por Rui Lourenço, treinador há vários anos ligado ao futebol feminino, com trabalho realizado no Paio Pires e também no Amora.   

Depois do acerto de pormenores, o projecto arrancou com treinos de captação, que tiveram uma boa adesão. As atletas foram aparecendo, foram também feitos alguns contactos e nesta altura o plantel já está formado.

Rui Lourenço, o grande responsável pelo projecto, em entrevista ao nosso jornal, explicou como tudo começou.

Como surgiu este projecto?
A ideia surgiu na sequência de uma conversa com um amigo e com o anterior presidente Carlos Santana. Entretanto houve eleições e uma nova reunião com o novo presidente João Vieira, o director para o futebol Migueis, o coordenador Carlos Rodrigues e o vice-presidente Carlos Abrantes. Senti uma grande vontade desta direcção em abraçar o projecto e em pouco mais de uma hora de reunião veio o acordo de todas as partes. Só tenho que agradecer a todos os elementos da direcção a forma como temos vindo a ser tratados.


Começar a partir do zero não é fácil. Como tem decorrido esta fase preparatória?
Sim, realmente não é fácil mas como tenho alguma experiência, tudo se tornou mais fácil. Houve de facto muito trabalho e ajudas de muita gente, incluindo o professor Nuno Cristóvão, meu amigo, e ex-treinador do Sporting. Conseguimos fazer alguns contactos e fomos formando o plantel. Também tivemos sucesso nas captações.

Já há muita gente?
Neste momento temos 22 atletas. Não podemos dizer que o plantel esteja fechado mas na realidade estamos muito felizes com as nossas atletas, temos uma mescla de jogadoras experientes e muita juventude. Contamos com um plantel equilibrado, com duas guarda-redes muito acima da média, e outras jogadoras de qualidade de onde se destacam quatro internacionais por Cabo Verde e uma internacional portuguesa de sub-17 e sub-19, para além de outras que vieram do Paio Pires, Amora, e do futsal. Temos uma atleta que jogou alguns anos no futsal do SL Benfica. Enfim, estamos contentes.

Em que competições vai participar o Almada?
Vamos competir no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, na Taça de Portugal e Taça Distrital. Vamos iniciar a pré-época dia 23 Agosto e já temos 5 jogos de preparação agendados. A equipa técnica, que é composta por Rui Lourenço, pelos adjuntos António Taia, António Palma e pelo treinador de guarda-redes Hugo Medeiros, está supermotivada e desejosa que tudo comece.

Quer acrescentar algo mais ao que foi dito?
Depois de ter representado o Paio Pires durante sete anos e o Amora durante uma época, facto que muito me orgulha, esta é uma experiência nova. Aproveito para deixar uma palavra de agradecimento ao actual presidente do Paio Pires, Sr. Jorge Lopes e ao presidente do Amora Futebol Clube, Sr. Carlos Henriques. Para terminar quero dizer que temos sentido um grande apoio da direcção do Almada e também dos almadenses nesta nova realidade que vai ser o futebol feminino nesta grande cidade.


Composição do plantel

GUARDA-REDES: Ana Rita (ex-B.º Santo António) e Ana Cardoso (ex-Portela)

DEFESAS: Sofia Nunes, Ana Dias, Cândida e Cláudia (que vieram todas do futsal), Gilda e Kelly (internacionais por Cabo Verde), Tânia Horta (ex-Amora) e Nice (ex-Paio Pires)

MÉDIOS: Laura Cruz e Vani (internacionais por Cabo Verde), Filipa Silva (ex-Futebol Benfica e internacional portuguesa de sub-17e sub-19), Mariana Malta (ex-Paio Pires), Diana, Margarida, Fátima Lima e Bárbara Buck (todas do futsal)

AVANÇADAS: Rita Fonseca, Cláudia Correia, Sara Abdllay e Tânia Brito (todas do futsal, sendo a primeira do SL Benfica).

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here