ARBITRAGEM»» NAFAS comemorou 60 anos de vida - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 19 de janeiro de 2020

ARBITRAGEM»» NAFAS comemorou 60 anos de vida

Bruno Esteves realça o papel das autarquias…

“EM ALMADA TEMOS A NOSSA ESCOLA TÉCNICA MAS NO SEIXAL PRATICAMOS A ACTIVIDADE DESPORTIVA”


O Núcleo de Árbitros de Almada e Seixal, o mais antigo do país, fundado a 12 de Janeiro de 1960, comemorou no passado sábado nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, o seu 60.º aniversário.

No jantar comemorativo, que reuniu mais de uma centena de pessoas, marcaram presença várias personalidades ligadas de uma ou outra forma à arbitragem, vida associativa e autárquica, nomeadamente Joaquim Santos e José Carlos Gomes, presidente e vereador da Câmara Municipal do Seixal, respectivamente; Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios; Francisco Cardoso, presidenta da AF Setúbal; Luciano Gonçalves, presidente da APAF; Lucílio Batista e João Ferreira, m representação do Conselho de Arbitragem da FPF; José Manuel Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal; Mário Ávila, em representação da CM Almada; e, José Luís Tavares, sócio n.º 1 do NAFAS.

A festa começou com a exibição de um vídeo promocional sobre o Seixal ao qual se seguiu a leitura resumida da história do Núcleo e a intervenção do presidente do NAFAS, Bruno Esteves, que começou por prestar homenagem a Manuel Oliveira Antunes, recentemente falecido.


NAFAS sempre a crescer de geração em geração


“De geração em geração o nome do NAFAS, em representação dos concelhos de Almada e Seixal, tem crescendo nas mais variadas vertentes e nas mais variadas áreas, desde o recrutamento à dos árbitros. Vamos continuar a escrever o livro sobre a nossa história e ampliar o mural que temos no nosso auditório. Gostaria de saudar todos os anteriores presidentes, bem como todas as suas equipas, pelo trabalho desenvolvido em prol da arbitragem. Tenho também que agradecer à CM Seixal a abertura das suas portas para a realização do nosso aniversário, o protocolo desportivo para a utilização do Complexo Carla Sacramento para os árbitros treinarem a sua componente física e a parceria que visa o recrutamento de jovens árbitros nas escolas. De referir também o apoio institucional da CM Almada a nível de infra-estruturas, desde 1992. Em Almada temos a nossa escola técnica na área da formação, no Seixal praticamos actividade desportiva”.

Bruno Esteves agradeceu ainda o apoio dado pela JF Corroios em especial para a publicação do boletim e pelas direcções da FPF, AF Setúbal, APAF, salientou a relação cada vez mais saudável existente entre os núcleos e por fim recordou os três pontos que têm servido de referência para o desenvolvimento do seu trabalho: a aproximação, a inovação e o desenvolvimento.


Seixal gostava de ter a sede do NAFAS no concelho 


Seguiu-se o presidente da CM Seixal, Joaquim Santos que se sentiu honrado por receber o NAFAS para a comemoração deste aniversário. “Este núcleo tem sido muito importante na afirmação da arbitragem e naquilo que devem ser os valores do futebol, nomeadamente no lançamento de muitos jovens nesta aventura de ser árbitro de futebol. Esta parceria entre o NAFAS e a CM Seixal tem vindo a ser reforçada ao longo dos anos. Para nós é um prazer receber no nosso município a parte operacional do NAFAS mas também estamos disponíveis para acolher a sede do NAFAS no Concelho do Seixal”.

Joaquim Santos fez depois uma descrição detalhada sobre as instalações desportivas que estão em execução no concelho e algumas que estão perspectivadas para os tempos mais próximos: Estádio Municipal do Bravo, Centro de Treinos do Serrado (Amora), Piscina Municipal de Paio Pires, construção de uma nova bancada e balneários no Campo Vale da Abelha, Pavilhão Multiusos do PCR e Santa Marta do Pinhal, pavilhão desportivo para a prática do hóquei em patins e em breve uma intervenção no Ginásio Clube de Corroios em parceria com uma entidade privada, um estádio projectado para Vale e Milhaços e um Campo de Futebol de 11 no Pinhal do General. 

  
Entidades reconhecem trabalho realizado


Mário Ávila, da CM Almada, falou da importância do movimento associativo no concelho e em resposta a Joaquim Santos disse que “Almada sente-se muito bem em ter no seu concelho a sede do NAFAS”.

Eduardo Rosa mostrou também “disponibilidade para continuar a apoiar o NAFAS” e Luciano Gonçalves sentiu-se “orgulhoso pelo NAFAS ter conseguido reunir estas gerações que tão bem têm representado a arbitragem setubalense” e deixou um apelo aos núcleos para a necessidade de haver uma “maior união para continuarem a elevar a arbitragem no distrito”.



Francisco Cardoso alertou para o facto dos campeonatos distritais estarem a ser “bastante competitivos”, perspectivando-se “um ano muito difícil para os árbitros. Gostaria que os agentes desportivos não fossem tão críticos nos comentários que fazem sobre as arbitragens”.

João Ferreira, José Manuel Esteves, Pedro Prates (em representação dos núcleos) e José Luís Tavares também usaram da palavra reconhecendo todos eles a importância do trabalho realizado pelo NAFAS.




A anteceder o fim da festa, que culminou com os parabéns a você, foram entregues emblemas a Venâncio Tomé e Armando Pinho pelos 25 anos e filiação e a Manuel Amendoeira que completou 50 anos de sócio, assim como prémios a João Marques pela sua promoção à categoria de C2, Tiago Rodrigues a C3 Avançado e a Mário Dionísio promovido a observador nacional.




De salientar o excelente trabalho realizado pelas doutoras Suzete Filipe e Maria João na organização do evento e o desempenho de Flávio Ferreira na apresentação da gala.  





Post Bottom Ad

Responsive Ads Here