ALTO DO MOINHO»» Um caso de sucesso - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

ALTO DO MOINHO»» Um caso de sucesso


Trampolins, Tumbling, Ginástica Aeróbica...

A GINÁSTICA NO CENTRO CULTURAL E RECREATIVO DO ALTO DO MOINHO 

Os seus atletas estão envolvidos nas melhores competições nacionais e os títulos conquistados têm sido vários em todas as classes comprovando assim o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. De salientar também o ginásio dos Trampolins e do Tumbling, dotado dos mais recentes equipamentos gímnicos, que é procurado por ginastas e treinadores das mais diversas regiões do país. 


O Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM) é uma colectividade fundada a 29 de Abril de 1975 na freguesia de Corroios, Seixal. É uma instituição sem fins lucrativos com o Estatuto de Utilidade Pública desde Novembro de 1983 e que tem prestado um serviço inestimável às populações da região nas áreas do desporto, da cultura, do recreio e, ainda, na área da educação de crianças e jovens. Em 2001 recebe a Medalha de Mérito Municipal e é considerada actualmente a maior colectividade popular do Concelho do Seixal.

Uma das grandes apostas tem sido a Ginástica. O CCRAM oferece um leque de 16 classes na área onde cerca de 225 praticantes estão inscritos. Desses, 153 são ginastas federados na Federação de Ginástica de Portugal nas áreas dos Trampolins, Tumbling, Aeróbica e Ginástica para Todos (GpT). O CCRAM ocupa a 33.ª posição no Ranking de clubes filiados (em 245 filiados). A requalificação dos espaços de prática, tanto a nível estrutural como de equipamentos, tem sido uma preocupação nos últimos anos.


O ginásio dos Trampolins e do Tumbling tem sido objecto de uma grande transformação estrutural e dotado dos mais recentes equipamentos gímnicos. Constitui hoje um espaço de excelência pensado para o treino da Ginástica na área dos Trampolins e do Tumbling. É um espaço muito procurado por ginastas e treinadores das mais diversas regiões do país por ser considerado uma mais-valia na evolução técnica dos ginastas. Por época desportiva, aproximadamente 50 ginastas do CCRAM, daquelas áreas desportivas, evoluem nas instalações com alguns deles a conquistarem vários títulos a nível regional e nacional. O corpo técnico conta, actualmente, com 3 treinadores (com grau I, II e III).


Trampolins e Tumbling


Na opinião de Paulo Bandurra, que coordena desde 2008 o departamento em que está inserida a ginástica, “a época desportiva transacta foi talvez a melhor de sempre. Foi durante este período que conquistámos muitos lugares de relevo nos Trampolins e no Tumbling. Três títulos de Campeões Regionais na especialidade de Duplo Minitrampolim e ainda dois títulos de Campeões Regionais de Trampolim Individual. Contamos ainda com um terceiro lugar em Trampolim Individual no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e também o título de Campeões Nacionais da Divisão Base em Trampolim Individual e Vice Campeões Nacionais em Tumbling. Finalmente, na tão exclusiva competição nacional “Super Finais” conquistámos lugares de pódio: um segundo lugar em Duplo Minitrampolim e dois terceiros lugares em Trampolim Individual. O expoente máximo foi a participação na Competição Mundial por Grupos de Idades que decorreu em Tóquio. Obtivemos um brilhante 11º lugar em Duplo Minitrampolim, sendo a melhor prestação portuguesa naquele escalão”.

Ginástica Aeróbica


Na Ginástica Aeróbica, prossegue Paulo Bandurra, “fomos Campeões Distritais e ganhámos a Taça de Portugal. Um dos nossos ginastas subiu à Selecção Nacional sénior e representou o país na Taça do Mundo e no Campeonato da Europa. O corolário do excelente trabalho realizado nesta área foi a distinção, por parte da Federação de Ginástica de Portugal, de um ginasta e da sua treinadora com a Medalha da Dedicação. Já na presente época desportiva um dos ginastas de Aeróbica foi convocado para integrar a Selecção Nacional no Campeonato do Mundo (Seniores) a decorrer entre os dias 14 e 16 de Maio de 2020 em Bau, Azerbaijão”.


Ginástica para Todos


O coordenador do departamento adiantou ainda que “na Ginástica para Todos (GpT) participamos em inúmeros Saraus e conquistámos o direito de estar presentes na 16.ª Gymnaestrada Mundial (em esquema de interior) com três classes. Participamos no Espectáculo “Odus” (uma grande produção gímnica, protagonizado por mais de 900 ginastas de 21 clubes apresentado a 11 de Julho de 2019, aquando da participação da FGP na 16.ª Gymnaestrada Mundial 2019 e integrado na “Noite de Portugal”)”.

Segundo Paulo Bandurra, “o sucesso alcançado só tem sido possível porque temos um corpo técnico muito dedicado e competente. O apoio da autarquia tem sido fundamental, assim como de várias entidades privadas, nomeadamente o Externato Gil Eanes e a Vidalgym - Equipamentos Desportivos, bem como a Direcção do CCRAM pela aposta na área desportiva e apoio incondicional”.

Resta acrescentar que Paulo Bandurra coordena o Departamento em que está inserida a Ginástica, desde 2008. A Ginástica de Trampolins e Tumbling tem como responsáveis Paulo Bandurra e os treinadores Rui Mascarenhas e Ângela Fonseca; a Ginástica Aeróbica tem a treinadora Raquel Eusébio e a Ginástica para Todos as professoras Virgínia Gonçalves e Diana Matos.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here