FUTEBOL»» Liga quer concluir campeonatos profissionais - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 31 de março de 2020

FUTEBOL»» Liga quer concluir campeonatos profissionais

Esta é uma das fortes hipóteses a considerar…

JOGOS À PORTA FECHADA E OUTRAS MEDIDAS DE SEGURANÇA

Cúpulas desportivas já debateram um cenário cuidado, que permitiria concluir os dois campeonatos profissionais portugueses, mesmo com o país ainda em quarentena, adianta o Jornal de Notícias.


Concluir ou não os campeonatos profissionais? Se sim, como e quando fazê-lo? Se não, como definir a classificação final da época desportiva, interrompida por força da pandemia da Covid-19, que ainda parece longe de estar controlada? Nesta altura, as dúvidas ainda são muitas, mas de acordo com o que apurou o JN, uma das hipóteses já afloradas pelas cúpulas do futebol português, que também aqui se esforçam por jogar em antecipação, passa pela conclusão da Liga e da LigaPro com jogos à porta fechada e outras medidas de segurança e prevenção face ao risco de contágio e propagação do novo coronavírus.


As partidas seriam disputadas em curtos espaços de tempo, muito provavelmente de três em três dias.


A ideia encontra-se, para já, em fase embrionária - afinal de contas Portugal ainda nem sequer atingiu o pico da pandemia. Tudo começaria com uma espécie de isolamento de todas as 36 equipas que compõem os dois campeonatos profissionais e dos demais agentes necessários à realização dos jogos, durante o período necessário para concluir as dez jornadas que continuam por realizar em cada uma das duas divisões. As partidas seriam disputadas em curtos espaços de tempo, muito provavelmente de três em três dias.

Os clubes com instalações capazes de albergar os respectivos grupos de trabalho poderiam fazer esse isolamento nos centros de treino, enquanto os restantes ficariam instalados em hotéis em regime de exclusividade no que toca à ocupação. Constituídas por equipas médicas profissionais e rigorosas, o acompanhamento a jogadores e treinadores seria diário.


Equipas em isolamento nos centros de treino ou hotéis em regime de exclusividade


Certo, para já, é que o desporto foi das primeiras áreas da sociedade portuguesa a tomar medidas de combate à Covid-19, quando esta ainda era "apenas" uma epidemia. E, com alguma naturalidade até, também poderá ser a primeira área a retomar a normalidade possível. É, pelo menos, nesse sentido que todas as instituições do futebol português caminham, cientes de que poderiam ser um factor de distracção para quem tem mesmo de ficar isolado em casa.

A Premier League, que costuma servir de farol para os restantes campeonatos europeus, estuda uma situação em tudo semelhante a esta, de acordo com o que noticiou ontem o "Independent". As 20 equipas daquele país ficariam confinadas a diferentes hotéis nas zonas de Midlands e Londres e todos os jogos em falta seriam disputados em campo neutro.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here