FRANÇA»» O jogador mais titulado da AF Setúbal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 2 de junho de 2020

FRANÇA»» O jogador mais titulado da AF Setúbal

 

Já conquistou quatro campeonatos e duas taças…

 

“EM TOM DE BRINCADEIRA COSTUMAMOS DIZER QUE ONDE ATERRAMOS O SUCESSO É GARANTIDO”

 

Tenho o privilégio de formar dupla no meio campo com o PP com quem jogo de olhos fechados. E, depois lá na frente temos o Bas Dost, o melhor avançado do distrito, a quem sabemos como servir.

 


Se perguntarmos aos adeptos do futebol setubalense se conhecem Francisco João Gonçalves Esguedelhado, provavelmente a resposta é negativa. Mas se falarmos em França, o caso muda de figura, toda a gente sabe quem é. E, no meio da incerteza há também a curiosidade do apelido que nada ter a ver com a fisionomia porque de esguedelhado não tem nada.

 

Nasceu na Costa de Caparica há 30 anos mas começou a dar os primeiros passos como futebolista no Belenenses, com apenas 10 anos. Fez aí praticamente toda a sua formação depois ingressou no Charneca de Caparica, Pescadores e V. Setúbal. Estreou-se como sénior no clube da sua terra, teve uma breve passagem pelo Monte de Caparica e ingressou no Cova da Piedade onde conquistou o seu primeiro título de campeão distrital. Depois ingressou no Amora, conquistando mais um título de campeão e duas taças associativas, o Desportivo Fabril com mais um título e Oriental Dragon com mais uma subida de divisão.

 

Um percurso verdadeiramente fantástico mas como o futebol não é tudo na vida, França, prefere jogar pelo seguro, dando, desta forma, mais importância à sua actividade profissional, e não abdica do seu emprego.

 

Nesta fase do campeonato e após a conquista de mais um título, o nosso jornal falou com o jogador.

 

Dos jogadores em actividade és muito provavelmente o mais titulado da AF Setúbal, com quatro campeonatos distritais e duas taças associativas. Qual tem sido a chave para o sucesso?

A chave para o sucesso tem sido sem dúvida as equipas por onde tenho passado, com grupos de jogadores fantásticos, com muita qualidade, bons treinadores e direcções organizadas. Tudo isto tem contribuído para essa marca bonita. Espero claro, continuar a conquistar mais alguns títulos.

 

Nas últimas três épocas, três subidas de divisão. No Amora não continuaste, no Fabril acabaste por sair com a época a decorrer e no Oriental Dragon também não ficaste. As razões foram sempre as mesmas?

Sim, sempre por questões de horários. Os treinos de manhã são incompatíveis com o meu horário no trabalho. Tenho pena mas não posso colocar em causa o meu trabalho que é seguro, pela incerteza do futebol.

 

Nestas três épocas de sucesso têm jogado contigo, sempre na mesma equipa, o PP e o Bruninho. O entendimento em campo, entre os três, parece ser perfeito. Isso quer dizer que jogam de olhos fechados, ou melhor, que quando um pega na bola o outro já sabe para onde ela vai?

É verdade, jogo com o PP à cinco épocas e com o Bruninho à quatro. Com o PP, sem dúvida que jogo de olhos fechados, é um jogador único com uma qualidade enorme e com quem tenho o privilégio de formar dupla no meio campo, que tem dado frutos. Depois temos o nosso Bas Dost na frente que é simplesmente o melhor avançado do distrito, e já sabemos como o servir. Tem sido óptimo esta caminhada, com dois grandes amigos.

 

No futuro, gostarias de fazer parte da mesma equipa com eles?

Claro que sim. Em tom de brincadeira costumamos dizer que onde aterramos o sucesso é garantido. Mas isso também nos dá mais responsabilidade. Acho que esse é o segredo do sucesso que tivemos nas últimas épocas.

 

Após o anúncio da tua saída do Oriental Dragon já recebeste alguns convites?

Sim já recebi alguns convites.

 


Como estás a viver o actual momento e quais as perspectivas para a nova época?  

Não é um momento fácil, ninguém estava à espera que isto fosse acontecer. Espero sinceramente que o recomeço da época desportiva aconteça sem problemas porque as saudades do futebol já são muitas.

 

Queres acrescentar mais alguma coisa?

Muito obrigado pelo convite e desejo que continue com o excelente trabalho que tem feito para com o Desporto do Distrito de Setúbal.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here