SEIXAL»» Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes foi hoje inaugurado - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 29 de junho de 2020

SEIXAL»» Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes foi hoje inaugurado

Vai ser gerido pela Associação Criar-T...

 

DESTINA-SE À PRÁTICA DO HÓQUEI EM PATINS, MODALIDADE DE REFERÊNCIA NO CONCELHO

 


Ao pavilhão foi dado o nome de Leonel Fernandes, velha glória do hóquei em patins nacional e um dos melhores a nível mundial, nascido no Seixal  

 

 


O Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, dia 29 de Junho, dia de S. Pedro, feriado municipal. 

 

O equipamento situa-se no espaço da antiga fábrica corticeira Mundet e pretende ser uma homenagem ao antigo hoquista seixalense Leonel Fernandes. "Com este pavilhão, o concelho reforça a aposta na prática do hóquei em patins, modalidade com grande tradição no Seixal, e que fez história ao conquistar vários títulos nacionais nos anos 50. O pavilhão será gerido pela Associação Criar-T, que tem vindo a formar crianças e jovens nesta modalidade. Esta obra representa um investimento municipal de mais de 1,2 milhão de euros", referiu o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

 

Esta modalidade nasceu no Grupo Desportivo da Mundet, que funcionava precisamente no local onde fica agora instalado o Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes, e foi também aí que se formaram os primeiros atletas, com destaque para Leonel Fernandes, que foi campeão do Mundo, da Europa e Campeão Nacional.


 

Este equipamento surge no âmbito da revitalização que a autarquia tem vindo a promover dos 15 hectares da antiga fábrica corticeira Mundet, onde está também a ser construído o Hotel Mundet, onde foi criado o Parque Urbano do Seixal e uma oficina colectiva de artes, direccionada para os artistas e artesãos do concelho. Neste espaço está também instalado um Polo do Conservatório Nacional de Música, para além de vários espaços expositivos da antiga fábrica. Aqui ficará também instalado o Espaço Memória da CGTP, que albergará o principal acervo da história e património do movimento sindical do país, numa nova vida que está a ser conferida a este antigo símbolo de trabalho no concelho.

 

Sobre Leonel Fernandes


Leonel Pereira Fernandes nasceu a 20 de Novembro de 1937, na Rua Cândido dos Reis, no Seixal. Jogador de hóquei em patins no Grupo Desportivo da Mundet e Grupo Desportivo da CUF (Barreiro), destacou-se na Selecção Nacional, sendo detentor do seguinte palmarés:

 

-  Em 1951, aos 14 anos, começou a jogar hóquei em patins no Grupo Desportivo da Mundet, no Seixal

 

- De 1962 a 1981, até aos 44 anos de idade, alinhou pelo Grupo Desportivo da CUF (Barreiro), como jogador e treinador das camadas jovens

 

- Vestiu 109 vezes a camisola da Selecção Nacional e marcou 120 golos pela equipa de todos nós

 

- Foi Bicampeão Mundial: em Santiago do Chile, 1962 e Porto, em 1968

 

-  Foi Tricampeão Europeu: Porto, 1963; Lisboa, 1965; Bilbau (Espanha), 1967

 

- Foi Campeão Nacional, pelo GD CUF, 1965

 

- Foi vencedor de duas Taças Latinas

 

-  Foi vencedor de quatro Taças das Nações

 

-  Foi vencedor de duas Taças Ibéricas


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here