BOTAFOGO»» Estudos e futebol num único espaço - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 24 de julho de 2020

BOTAFOGO»» Estudos e futebol num único espaço

Equipa de futebol sénior é também uma realidade…


XPLAIN E CABANENSE JUNTAM-SE AO BOTAFOGO EM PROJECTO INOVADOR

 

Relvado sintético veio trazer uma lufada de ar fresco ao Botafogo Futebol Clube que demonstra agora grande pujança.

 


João Gomes está de regresso ao Botafogo e com ele regressa também o futebol sénior para além de um projecto a nível da formação que envolve igualmente a Xplain e o Cabanense numa parceria em conjunto que vai proporcionar estudos e futebol num único espaço.


Está satisfeito com o regresso ao Botafogo para abraçar este projecto de raiz?

Estou muito feliz por regressar ao Botafogo, clube que me permitiu ter a primeira experiência como treinador de seniores há 12 anos. Agradeço desde já à direcção a confiança demostrada e todo o esforço para que este regresso se concretizasse. Efectivamente este é um projecto que aceitei porque faz parte da minha maneira de ser, vai ser construído a partir do zero. O clube não tinha projecto, não tinha equipas, não tinha bolas, equipamentos, coletes, nem materiais de treino, mas tinha uma coisa muito importante no futebol distrital, uma direcção muito trabalhadora e empenhada para que tudo renascesse, em Cabanas.


Como está a decorrer esta fase embrionária. Já há inscrições para a escola de formação?

Quando fui convidado apresentei um projecto em duas vertentes, sendo uma delas a criação de uma escola de futebol que fizesse a diferença ao nível da organização, em relação a outros clubes. Após a direcção ter aceitado o projecto da Escola de Futebol, fiz o convite ao melhor profissional que conheço na área de formação de jovens atletas, prof. Paulo Lixa, que prontamente aceitou, saindo do Brejos de Azeitão onde esteve nos últimos oito anos. Depois era necessário fazer parcerias e estabelecemos uma com a Xplain Academia de Explicação e Formação (representada pela incansável Dr.ª Andreia Lousada Leonel, a quem agradeço desde já todo o apoio e empenhamento para que a parceria fosse viável) e outra com o Grupo Popular Recreativo Cabanense onde estudos e futebol se unem perfeitamente no mesmo complexo.



Quer especificar uma pouco melhor?

Todos os atletas, entre os 5 anos e os 14 anos, que optem pelas duas valências (Futebol e Explicação e Formação), poderão usufruir de condições de espaço únicas e centralizadas nas instalações gentilmente cedidas pelo Grupo Popular Recreativo Cabanense (Academia de Explicação e Formação, Reuniões, Congressos, Seminários, Salas para Gestão da Escola de Futebol) e o relvado sintético do Botafogo Futebol Clube, sendo o percurso dos atletas para a Escola de Formação e vice-versa feito sempre através de espaço interior. Todos os atletas formandos têm um espaço onde podem mudar de roupa seguindo depois através de zonas de acesso directo ao relvado. Nunca em momento algum os formandos terão acesso ao espaço exterior, sendo esta uma enorme mais-valia também para os encarregados de educação que ficarão à espera dos jovens, à saída, após os treinos, numa outra porta do complexo.


E já há inscrições?

Neste momento já temos pré-inscrições de atletas formandos e outros só para a vertente futebol. Mas gostaria de acrescentar que iniciámos também diligências para que no início de Setembro possamos ter transporte num autocarro, de 26 lugares ou mais, para várias escolas do Agrupamento de Palmela e Azeitão, que permitirá a todos os alunos terem transporte exclusivo para os levar às instalações do complexo, em Cabanas, onde terão explicação, apoio aos estudos e depois os treinos de futebol, no mesmo espaço, em conjunto.



Há mais algum pormenor que importe saber sobre este projecto?

Estabelecemos também uma parceria com a marca desportiva de equipamentos KAPPA, representada em Portugal pela Desportiva. Isto permite-nos equipar de forma oficial todos os escalões do clube, desde os miúdos aos graúdos. No meio de tudo isto não posso esquecer a Junta de Freguesia da Quinta do Anjo e a Câmara Municipal de Palmela que têm tido um papel importante em todo o processo. Numa reunião onde explicámos de forma concreta o projecto, foi-nos dito que pela primeira vez alguém conseguiu uma parceria com aquelas duas entidades e deram-nos os parabéns por isso.



E quanto à equipa sénior que podemos saber nesta altura?

Tem sido extraordinário o entusiasmo e a vontade que muitos jogadores têm demonstrado por virem representar o Botafogo. Nas duas primeiras semanas, após termos tornado público que iriamos entrar nas competições da AF Setúbal, fiz alguns contactos com jogadores que aceitaram de pronto fazer parte do plantel, sem qualquer remuneração. A prioridade foi contratar jovens valores sub-23 e depois outros mais experientes. Porque as competições oficiais começam a 13 de Setembro, vamos antecipar os treinos para o dia 4 de Agosto. O plantel neste momento está com 22 jogadores mas ainda existem algumas vagas. Os jogadores que queiram vir à experiência podem fazê-lo a partir daquele dia.


Está esperançado na realização de uma boa temporada?

Claro que sim. Temos um plantel com qualidade para competir com os melhores. Com o número de equipas que se deverão inscrever tudo indica que o campeonato será disputado em duas séries. Com muita dedicação, empenho, disciplina e humildade iremos tentar lutar pelos lugares cimeiros e na taça, que será disputada em novos moldes, ir o mais longe possível.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here