VITÓRIA DE SETÚBAL»» TAD rejeita recurso do clube sadino - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

VITÓRIA DE SETÚBAL»» TAD rejeita recurso do clube sadino

 

Paulo Gomes diz que hoje é "um dia muito triste para o Vitória e para a cidade"…

 

SETUBALENSES FORAM MESMO RELEGADOS PARA O CAMPEONATO DE PORTUGAL

 

A Liga não conhece bem o Vitória e as gentes de Setúbal. A revolta da cidade é enorme, a presidente da câmara está chocada. O Vitória é dos vitorianos que gostam do clube, não dos que são empresários e tentam denegrir quem nos gere e quem está cá. Peço aos vitorianos união e é nessa base que vamos preparar o futuro próximo" afirmou o presidente dos sadinos em conferência de imprensa esta quinta-feira, sublinhando que "o Vitória vai ter razão neste processo, pode é não ser em tempo útil".

 


O Tribunal Arbitral do Desporto rejeitou o recurso do Vitória de Setúbal, que protestava contra a não aceitação da sua inscrição na I Liga. Sendo assim, o Portimonense está confirmado na Primeira Liga para a época 2020/21, os sadinos caem duas divisões e vão disputar o Campeonato de Portugal.


O Portimonense, penúltimo da I Liga na época 2019/2020 e que tinha caído para a Segunda Liga, vai permanecer no escalão maior do futebol português. Já o Vitória de Setúbal, que tinha garantido a permanência no plano desportivo, vê-se assim despromovido ao terceiro escalão do futebol português por não cumprir com os requisitos de licenciamento da Liga.

Com esta decisão, a Liga de Clubes já pode avançar para os sorteios da I e II Ligas, agendados para esta sexta-feira.


As inscrições do Desportivo das Aves e do Vitória de Setúbal nas competições profissionais foram rejeitadas em 29 de Julho, depois de a Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ter reprovado os respectivos processos de licenciamento.



Em causa estavam pressupostos financeiros incumpridos: o clube não conseguiu apresentar prova de “inexistência de dívidas a sociedades desportivas”, a “inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários”, assim como “a regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária”, segundo a LPFP.


Os sadinos não concordaram com a decisão da Liga e recorreram para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que se considerou incompetente para apreciar a contestação à decisão da Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. O caso foi então remetido para o Tribunal Arbitral do Desporto.


No seguimento desse processo, a Liga de clubes convidou o Portimonense, que tinha sido 17.º posicionado e despromovido, a manter-se na I Liga e o Cova da Piedade e o Casa Pia a manterem-se na II Liga, depois de terem sido despromovidos administrativamente, com o cancelamento do segundo escalão, devido à covid-19.

Esta semana tinham sido definidas as equipas que vão participar na Segunda Liga, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto ter confirmado as subidas de Vizela e Arouca à II Liga portuguesa de futebol, após negar provimento ao recurso do Olhanense.


A formação algarvia, que liderava a Série D do Campeonato de Portugal, contestou a decisão da Federação Portuguesa de Futebol de promover à II Liga Arouca e Vizela, as duas equipas com mais pontos no terceiro escalão, na sequência do cancelamento dos campeonatos devido à pandemia de covid-19.



A decisão arbitral tomada no dia 25 de Agosto do processo interposto pelo Olhanense à FPF, tinha como contra-interessados Vizela e Arouca, pela subida de divisão, mas também Fafe, Lusitânia de Lourosa, Praiense, Benfica de Castelo Branco e Real Massamá, que estavam na luta pela promoção e, desta forma, vão voltar a disputar o terceiro escalão.


Antes dessa decisão, a Liga de Clubes já tinha aceitado as  candidaturas do Cova da Piedade e do Casa Pia à participação na II Liga portuguesa de futebol.


Os piedenses e os ‘gansos’, que tinham sido despromovidos ao Campeonato de Portugal, foram convidados pela Liga a apresentar as suas candidaturas às competições profissionais depois de Vitória de Setúbal e Desportivo das Aves, da I Liga, falharem o cumprimento de diversos critérios de inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here