ARTIGO DE OPINIÃO»» Liderança emocional no futebol - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO»» Liderança emocional no futebol

 

Por: Ricardo Clemente (Ex-Treinador Escolas de Futebol Sport Lisboa e Benfica)


“Liderança Emocional no Futebol”




Na minha opinião como Treinador, Liderança é um dos desafios mais importantes no Futebol.


Quando não controlas as  tuas emoções no teu plantel, quebra-se uma confiança e em maioria das vezes tudo o que sonhamos, e temos como objectivo, sai furado.



- Após várias pesquisas que fiz, sendo eu um Treinador que está sempre a querer melhorar,  encontrei este quadro que usei como exemplo, falando sobre uma parte da Liderança que na minha opinião é aquela em que devemos ser mais cautelosos.  




 
Sei que há mais pontos que poderia aqui referenciar, sobretudo as primeiras abordagens do Treinador perante o erro do jogador no treino, mas isso faria deste artigo um livro e não é o que se pretende.



No quadro acima vemos que nas suas palavras o Mister Jurgen Klopp, mostra a sua emoção, a sua entrega e também que está a “1000%” com os seus jogadores, logo ai demonstra que estão ali, seja em que Clube for, seja em que divisão for, que estão todos a remar para o mesmo lado, com o mesmo objectivo.


 -  Para quem trabalha, isto é como irmos para um emprego novo e termos confiança no nosso Team Leader, na forma como gere, mas o nosso primeiro intuito é saber se ele confia em nós para atingir a meta, e se ele proprio confia nessa meta.


Ao contrário da Liderança a que estamos habituados a confrontar, esta é das mais importantes, é a Liderança por Emoção, em que o jogador percebe através das nossas emoções e actos se estamos ou não no mesmo  “barco”.


- Quantas vezes já vimos Jurgen Klopp, saltar do banco para festejar um golo de forma tresloucada? O que esta emoção demonstra aos Jogadores? Porque Continuam eles a dar tudo?

 

Eu no meu ver a Liderança por emoção, é aquela em que devemos ter mais cuidado em usar, porque estamos a transmitir os nossos sentimentos para o Treino e para o Jogo ao que o jogador percebe, e contudo ora podemos estar no topo, felizes e contentes , como tambem podemos ter uma quebra de confiança num apice que nos levará à ruina.




 Vejamos:

- Uma equipa está a perder por 0-1 ou 0-2, após sofrer o primeiro golo, qual o primeiro comportamento do Jogador? Exacto, mostrar frustração e no mesmo instante  olhar para o Treinador.


Quando sofre o segundo, o que acontece se o Treinador tiver com um ar abatido (emoção)? Exacto a equipa em vez de lutar como o faz em qualquer jogo, entrega o resultado , porque a imagem do seu Treinador é de Derrotado, ou seja, eles entendem falta de confiança do seu “Lider” nas suas capacidades  de mudar o rumo.



Mas tendo a emoção positiva, de  : “ Vocês Conseguem , vamos virar isto, vamos de certeza ter luta até ao fim”.



- Numa imagem/abordagem negativa/sentimentos negativos, temos resultados negativos.


Se a emoção/abordagem for positiva, obtemos melhores resultados.
E quando vencermos, sejamos loucos como Klopp.


“A nossa expressão, é o nosso resultado.”

“ A Liderança Emocional , dita o desenrolar do Jogo”




Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here