CICLISMO»» Concelho do Seixal tem um Campeão da Europa - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

CICLISMO»» Concelho do Seixal tem um Campeão da Europa

 

 

Conquistou a medalha de ouro, na Holanda…


 

RODRIGO CAIXAS FORMADO NO CLUBE DE CICLISMO DE ALDEIA DE PAIO PIRES BRILHA AO MAIS ALTO NÍVEL NA EUROPA


 


Rodrigo Caixas, que iniciou a sua formação como ciclista no Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires, concelho do Seixal, é Campeão da Europa de scratch em sub-23 masculinos.

 

O corredor, que tem apenas 20 anos, esteve imbatível na corrida de 15 quilómetros, 60 voltas ao velódromo do complexo desportivo Omnisport, em Apeldoorn, Países Baixos. A prova foi atacada, literalmente, desde o tiro de partida, altura em que se deu a primeira fuga.


 

Numa corrida com safanões constantes a partir do pelotão, a primeira fuga com sucesso deu-se a 45 voltas do final. Envolveu cinco ciclistas, entre os quais Rodrigo Caixas. O quinteto ganhou uma volta ao pelotão quando o final de corrida estava a 33 voltas de distância.

 


Cinco voltas mais tarde, o britânico Oscar Nilsson Julien, um dos corredores com uma volta de avanço, atacou novamente. Rodrigo Caixas seguiu-lhe a roda. O homem do Reino Unido abdicou da fuga, mas o português persistiu. A 24 voltas do final iniciou um esforço solitário que lhe garantiria a segunda volta de vantagem a 19 do fim. O representante de Portugal passou a ser o único participante com duas voltas a mais.


 

Até final, Rodrigo Caixas controlou as movimentações dos adversários directos para garantir o título europeu de scratch. O belga Tuur Dens ficou com a medalha de prata e o checo Daniel Babor arrecadou o bronze.

 


“Quando entrei em pista não sabia muito bem para o que ia, porque era a minha primeira corrida a este nível. Sabia que estava bem e tinha motivação para discutir os primeiros lugares e, talvez, uma medalha. Mas nunca acreditei que seria campeão da Europa. Aliás, ainda não acredito! Este resultado dá-me muita motivação para continuar a trabalhar, de olhos postos no futuro”, declarou Rodrigo Caixas que no final foi coroado com o título e viu a bandeira portuguesa subir ao lugar mais alto, ao som do hino nacional.

 

De referir que Rodrigo Caixas é actualmente ciclista da LA Alumínios mas fez toda a sua formação no Clube de Ciclismo de Aldeia de Paio Pires que tem funcionado como uma verdadeira escola e ao mesmo tempo tem dado inúmeros ciclistas que se têm vindo a destacar no ciclismo nacional, como é o caso, por exemplo de Rafael Reis (Efapel) que andou vários dias de amarelo e foi o ciclista que mais etapas ganhou (quatro) na volta a Portugal deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here