CICLISMO»» Primeira Volta a Portugal Feminina - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

CICLISMO»» Primeira Volta a Portugal Feminina

 


Realiza-se de 2 a 5 de Setembro…

 

PROVA TEM INÍCIO EM CACILHAS À SEMELHANÇA DO QUE ACONTECEU NA PRIMEIRA EDIÇÃO MASCULINA

 


Ciclistas passam pela Cruz de Pau, Fogueteiro, Casal do Marco, Coina, Penalva, Pinhal Novo, Palmela, Cabanas, Azeitão. Aldeia de Irmãos e Setúbal.

 

 


A primeira Volta a Portugal feminina vai realizar-se de 2 a 5 de Setembro, com cerca de uma centena de ciclistas, representando equipas portuguesas, espanholas e britânicas, a percorrerem 259,3 quilómetros, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo.


O percurso é um itinerário geográfico, mas também histórico e de memória, ligando este momento inicial da Volta a Portugal Feminina à primeira edição da Volta masculina, mas também recordando figuras emblemáticas do ciclismo feminino nacional.



As equipas vão ser apresentadas no dia 2 de Setembro, no Marquês do Pombal, em Lisboa, seguindo em desfile até ao Cais do Sodré, onde apanharam um barco para Cacilhas, à semelhança do que aconteceu na primeira Volta a Portugal masculina.


De Cacilhas, as ciclistas vão partir para uma ligação de 81,5 quilómetros até Setúbal, terra de Oceana Zarco, pioneira do ciclismo feminino, na década de 20.



A segunda etapa vai ligar Mafra a Loures, num percurso de 72 quilómetros, com a terceira etapa a poder ser decisiva para o triunfo final, com um contra-relógio individual de 11,1 quilómetros, em Vila Franca de Xira.


No dia 5 de Setembro, à semelhança do que aconteceu na primeira Volta masculina, a prova vai encerrar com a ligação entre as Caldas da Rainha e Lisboa, com um total de 94,7 quilómetros, com a curiosidade de ter uma meta volante instalada em A-dos-Francos, terra-natal de João Almeida que venceu recentemente a Volta à Polónia.



“A Volta a Portugal Feminina será uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite. Será também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atracção e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal”, disse o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.


Percurso da primeira etapa


Partida simbólica às 15 horas da Av. Aliança Povo – MFA, partida oficial na Estrada Nacional 10 ao lado da Bombas da GALP, Cruz de Pau, Fogueteiro, Casal do Marco, Coina, Penalva, Penteado, Pinhal Novo, Areias Gordas, Palmela (meta volante), Cabanas, Vendas de Azeitão, Azeitão (meta volante), Aldeia de Irmãos e Setúbal (meta na Av. Luísa Todi, Largo José Afonso), com chegada prevista às 17h 28m. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here