ALMADA»» Treinador David Maside em entrevista - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

ALMADA»» Treinador David Maside em entrevista

 

Os resultados trazem boas perspectivas, mas…


 

“TEMOS O OBJECTIVO BEM VINCADO DE QUERER AJUDAR O CLUBE A REERGUER-SE


 

Treinador almadense salienta a dedicação e o compromisso que a direcção tem tido para com o plantel. Seria importante para o clube, e para a equipa, a sua continuidade.

 

 


O Almada Atlético Clube é líder do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão desde a primeira jornada. Nas nove primeiras jornadas obteve outras tantas vitórias, depois sofreu duas derrotas seguidas mas não vacilou e na última jornada regressou às vitórias. A liderança continua a pertencer-lhe e após a realização da 13.ª jornada segue em primeiro lugar com três pontos de vantagem sobre a equipa B do Amora e quatro sobre o Zambujalense, que tem mais um jogo.


Com uma equipa recheada de jogadores experientes, habituados a outros campeonatos, o Almada é apontado como um dos principais candidatos à subida de divisão mas o treinador David Maside, em entrevista ao nosso jornal, diz que o objectivo passa por ajudar o clube a reerguer-se. 


Aproveitando a paragem do campeonato colocámos algumas questões a David Maside sobre a forma como o campeonato está a decorrer. 


 

Projecto muito bem elaborado e estruturado


O Almada é apontado como um dos favoritos à subida de divisão. É efectivamente esse o objectivo?

O objectivo fundamental é dar a credibilidade que o Almada em outrora teve, de um clube organizado, bem estruturado, com pessoas sérias e honestas. Claro que os resultados trazem expectativas grandes e o nosso início de campeonato fez com que todos os que acompanham o campeonato colocassem o Almada numa das equipas favoritas, mas a verdade é que o nosso pensamento é jogo a jogo, semana a semana. Temos sim o objectivo bem vincado de querermos ajudar o clube a se reerguer.


A equipa é formada por alguns jogadores com experiência de outros campeonatos. Como foi possível convencê-los a jogar na 2.ª Divisão Distrital?

Só foi possível porque esta direcção, liderada pelo Presidente João Vieira, apresentou um projecto muito bem elaborado e bem estruturado, quer a nós equipa técnica, quer aos jogadores. A dedicação e compromisso que esta direcção tem para com o plantel sénior é de uma entrega incansável e só assim podemos criar um plantel competitivo, não importa em que divisão se joga, o que faz diferença é a entrega e rigor com que os processos são criados, se estamos na 2.ª distrital mas “trabalhamos” como se estivéssemos na 1.ª ou até mesmo no Campeonato de Portugal faz de nós profissionais, mesmo sabendo que somos amadores. Assim sendo é muito fácil conseguir jogadores com outro tipo de experiências.



Tivemos um inicio de campeonato soberbo



O campeonato começou da melhor maneira para o Almada mas recentemente sofreu duas derrotas consecutivas. Foi apenas um acidente no percurso?

Não consideramos um acidente. Tivemos um inicio de campeonato soberbo, nesta época (21/22) apenas a equipa do Beira-Mar (1.º na Distrital de Aveiro) conseguiu fazer melhor em Portugal que as nossas 9 vitórias nas primeiras 9 jornadas tendo 11 vitórias nas primeiras 11 jornadas, logo não podemos considerar um acidente. Faz parte do processo de crescimento, sabíamos que seria muito difícil ganhar todos os jogos até ao final da época porque as equipas adversárias cada vez se preparam mais e melhor, tem jogadores e treinadores muito competentes que também procuram vencer todos os jogos, por isso foram duas semanas, dois jogos menos conseguidos da nossa parte aos quais o único culpado sou eu. Na última jornada voltamos as vitórias e o mérito é todo dos jogadores pelo desejo de vencer que tiveram e sendo que o nosso lema é semana a semana, jogo a jogo é deixar o último jogo no sítio dele e focar na próxima jornada.


Neste momento a diferença é de apenas três pontos. Como prevê que venha a decorrer o campeonato até ao fim?

Em primeiro acho que é importante realçar que ainda não voltámos a normalidade que estávamos acostumados. A pandemia ainda paira sobre nós o que dificulta em muito os trabalhos das equipas, principalmente das com menos condições e apoios. Dito isto é muito difícil prever como irá decorrer o campeonato, mas em condições normais diria que irá ser um campeonato extremamente competitivo e exigente, com qualquer equipa a ter oportunidade de chegar aos lugares cimeiros, pois como disse anteriormente as equipas cada vez se preparam melhor.



Todos os apoios são bem-vindos


Sente que o Almada tem condições para num futuro próximo disputar outras divisões?

Acredito que esta direcção tem um projecto muito bem estruturado e sabe qual o caminho a seguir, sem dúvida que a continuidade desta direcção é fundamental para a continuidade do crescimento do Almada. Um clube com a história e com as infra-estruturas do Almada tem de querer sempre mais e esta direcção tem essa ideia para o clube. Uma razão muito forte para ter aceite este projecto foi claramente a dedicação que esta direcção me transmitiu nas primeiras reuniões que tivemos e acho que os resultados dessa dedicação estão à vista de todos. O futuro do Almada não depende apenas e só da direcção, mas muito dos apoios que cada vez mais são menores, o AAC carrega o nome da cidade ao peito pelo que deveria ser de interesse de todos os almadenses apoiar da maneira que conseguem o clube, pois todos os apoios são bem-vindos e necessários. Só assim o Almada AC irá conseguir preparar-se para disputar outras divisões.




Esta é a sua primeira experiência como treinador principal de uma equipa sénior. Está a corresponder ao que esperava?

Está a corresponder melhor do que esperava, não pelos resultados, não pela exigência que o trabalho requer porque isso do conhecimento que trago de jogador e treinador adjunto já sabia o que me esperava, mas sim graças ao grupo de Homens que conseguimos ter no balneário. Fica fácil ser treinador quando temos um grupo de jogadores que mesmo sendo amadores, mesmo tirando dinheiro do bolso deles e das famílias, abdicando do seu tempo livre para irem aos treinos e jogos, jogando com lesões entre outras situações, são profissionais, de uma dedicação extrema, de um compromisso magnifico uns para com os outros e isso sim é melhor ao que esperava. Não só os jogadores, mas ter o Rúben Guerreiro com treinador adjunto e o Paulo Loureiro como treinador de guarda-redes faz com que o meu trabalho seja bem mais simples, de maior ponderação e bem mais calmo, por estas e outras razões a experiência de treinador principal sénior está a ser bastante gratificamente e só vejo que seja de boa continuidade.


Para concluir, há algo mais que queira referir?

Referir apenas que este início positivo como treinador principal a tudo se deve aos jogadores, restante equipa técnica e direcção que reforço mais uma vez tem sido incansável em nos proporcionar as melhores condições de trabalho. Agradecer aos sócios que cada vez mais têm colorido as bancadas do Pragal e que essa força externa é superimportante para a continuidade do processo de crescimento do clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here