PEDRO PAIVA»» Treinador português brilha na Lituânia - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

PEDRO PAIVA»» Treinador português brilha na Lituânia

 

Treinava na II Liga a equipa B do tri-campeão da Lituânia...


 

“TENHO MAIS MERCADO NO ESTRANGEIRO DO QUE EM PORTUGAL”

 



“Seria hipocrisia dizer que não quero trabalhar em Portugal mas não pode ser a qualquer custo. Se não for num contexto que me motive prefiro esperar”, diz Pedro Paiva.

 

 



Pedro Paiva tem 29 anos, é natural de Corroios, onde começou a sua carreira de treinador aos 19 anos como adjunto na equipa de Iniciados, passou depois pelo Almada, Quinta do Conde, Naval (Figueira da Foz), Tourizense, Águias do Moradal, Gafatense, Idanhense, Zambujalense e em Fevereiro de 2020 foi treinar a equipa B do tri-campeão da Lituânia, na II Liga.


O trabalho realizado foi de qualidade e havia interesse do clube (Suduva) na sua continuidade mas o jovem técnico, que possui o curso de UEFA A, recusou o convite.


Neste seu regresso a Portugal, Pedro Paiva falou ao Jornal de Desporto sobre a sua estadia na Lituânia, a forma como decorreu o seu trabalho e do seu provável futuro que neste momento é ainda uma incógnita.


 

Depois de algum tempo na Lituânia, está de regresso a Portugal. Veio para ficar ou está a pensar voltar ao estrangeiro?

É sempre difícil responder a essa questão porque na nossa profissão temos sempre de ter as malas prontas. Não tenho neste momento nenhuma ideia fixa, mas tenho mais mercado no estrangeiro do que em Portugal.

 


Como é que foi a experiência naquele país e que análise faz do trabalho desenvolvido?

Foi uma experiência muito enriquecedora do ponto de vista pessoal e profissional. Relativamente ao meu trabalho tive a oportunidade de concluir o UEFA A e ter contacto com outras culturas e princípios metodológicos. O trabalho desenvolvido é fácil de analisar. Subimos de divisão no primeiro ano e mantivemos a equipa na 2.ª Liga no segundo ano. Isto com cerca de 80% dos jogadores do plantel a serem sub17, algo único no país. Colocámos jogadores na equipa A, nas selecções jovens e ainda consegui ter um jogador transferido para a Alemanha. Objectivos cumpridos e superados!


 

Tanto quanto sabemos havia interesse na sua continuidade mas resolveu sair. Porquê?

Sim, houve ao longo da época várias abordagens para renovar contrato e fazer o UEFA Pro com vista a assumir a equipa A, a curto prazo mas penso que esta é a altura certa para fechar este ciclo da equipa B. De ambas as partes havia a percepção que tenho competência para estar a outro nível mas temos visões diferentes relativamente à questão do curso. Temos um óptimo exemplo em Portugal, do Ruben Amorim e também o tínhamos lá na Lituânia, do João Martins. Sem curso mas com títulos.

 


Nos seus horizontes não está a possibilidade de treinar em Portugal?

Claro que está, seria hipocrisia dizer que não. Agora treinar em Portugal não pode ser a qualquer custo. E não falo de salário. Falo de projectos, condições e estruturas. Se não for num contexto que me motive eu prefiro esperar. Há muitos clubes interessantes para mim, conheço muito bem o Campeonato de Portugal e a Liga 3, porque via imensos jogos por semana no Instat para avaliar jogadores para o Suduva. Mas muitos dos dirigentes destes clubes não têm noção que hoje em dia é possível acompanhar sem estar fisicamente, muitos nem sequer têm noção que eu trabalhava num clube que no ranking UEFA só fica atrás de Porto, Benfica, Sporting e Braga. Que liderei directamente em treino e jogo jogadores que jogaram na Champions, Liga Europa, na La Liga, Ligue 1. Gostava de voltar a Portugal sim, mas desesperado para voltar não. Tenho uma lista de clubes onde gostava de trabalhar e que acompanho com maior regularidade, sempre que houver a saída de um colega o meu empresário irá manifestar esse interesse e depois veremos.

 

Há mais algum facto que queira referir?

Sim, anteriormente referi a plataforma Instat porque é a que o Suduva tinha e tem. No entanto só é possível acompanhar o que se passa nas competições nacionais, o que se vai passando no distrital é sempre através do que o José Pina vai publicando e aqui fica o meu agradecimento pelo excelente trabalho desenvolvido.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here