FUTEBOL»» FPF aprova alterações na Liga BPI e Campeonato de Portugal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 11 de março de 2022

FUTEBOL»» FPF aprova alterações na Liga BPI e Campeonato de Portugal

Decisões vão estar em consulta pública durante 30 dias…

 

 

LIGA BPI REDUZIDA PARA 12 CLUBES E CAMPEONATO DE PORTUGAL DISPUTADA EM QUATRO SÉRIES DE 14

 

 



A direcção da Federação Portuguesa de Futebol aprovou o alargamento da Supertaça de Futebol Feminino a quatro clubes e a redução da Liga BPI a 12, já a partir da época 2022/23.

 

O campeão nacional, o vice-campeão e os vencedores da Taça de Portugal e Taça da Liga vão disputar, a partir da próxima época, as meias-finais e a final da Supertaça Feminina. Caso os vencedores coincidam, vai ser a classificação da Liga BPI a determinar os clubes presentes na prova.


 

A direcção federativa ratificou também, na reunião da passada quinta-feira, a redução, em 2022/23, do principal campeonato feminino, actualmente disputado por 16 clubes, para 12 emblemas, numa série única a duas voltas, descendo o último, enquanto o 10.º e o 11.º classificados vão disputar play-offs com o segundo e terceiro classificado do segundo escalão.

 

Ao contrário da Liga BPI, a II Divisão Feminina vai manter na primeira fase duas séries (Norte e Sul), avançando para a fase de subida os quatro primeiros de cada uma, para a disputa da subida directa e das vagas nos play-offs. Este escalão vai estar limitado à participação de seis equipas B, três em cada zona, e de quatro na fase de subida.


 

Campeonato de Portugal

 

Relativamente ao Campeonato de Portugal, actualmente disputado por 60 clubes, em seis séries, a direcção da FPF ratificou a prevista redução para 56 equipas, divididas por quatro séries de 14 clubes, seguindo uma organização territorial, com a disputa de um campeonato a duas voltas.

 

Os seis últimos de cada uma das séries vão ser despromovidos aos escalões distritais, enquanto os dois primeiros de cada uma das quatro séries vão formar dois campeonatos de quatro clubes, dos quais sobem à Liga 3 os dois primeiros de cada uma das 'poules'.

 

As decisões agora aprovadas pela direcção da FPF vão estar em consulta pública durante 30 dias, período durante o qual podem ser feitas propostas de alterações

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here