ALFARIM»» Balanço da época de 2021/22 (futebol de formação) - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 18 de junho de 2022

ALFARIM»» Balanço da época de 2021/22 (futebol de formação)

 

Vítor Cruz analisa trabalho desenvolvido…



NO SEU PROCESSO DE RENOVAÇÃO EQUIPA SÉNIOR UTILIZOU OITO ATLETAS DO ESCALÃO JÚNIOR

 



Terminada a época desportiva de 2021/2022, é chegado o momento de olhar para o trabalho desenvolvido no futebol de formação do Grupo Desportivo de Alfarim.




Vítor Cruz, director da Entidade Formadora do Grupo Desportivo de Alfarim, faz o balanço da actividade da época e analisa os frutos do trabalho de preparação de jogadores, como atletas e como homens, numa perspectiva de integração na sociedade, e de crescimento, nos diversos escalões de formação, até ao futebol sénior.


O sinal dado pela equipa sénior ao utilizar oito atletas provenientes do escalão júnior, é o culminar de três meses de transição, que foram difíceis, num contexto pouco favorável para a integração destes jovens, assumidos com enorme coragem e responsabilidade pela equipa técnica, contribuindo sem dúvida para uma segunda volta competitiva, normal e com os resultados esperados.


 

Número recorde de praticantes

No que diz respeito às equipas da área de formação e, uma época pós pandemia que se reflectiu essencialmente no reduzido número de atletas nos escalões de sub-10 e sub-15, os objectivos inicialmente definidos foram cumpridos na íntegra. Com um número recorde de praticantes e uma taxa reduzida no abandono da modalidade, leva-nos a confirmar que o caminho que traçámos é o correto.


Em 2018, o clube passou a ter um outro paradigma sobre o Futebol de Formação e aqui, uma palavra para o processo de Certificação como Entidade Formadora e um agradecimento a todos aqueles que fazem parte do mesmo, que veio contribuir para a melhoria do processo, e os frutos começam agora a ser colhidos.


As oportunidades dadas na equipa sénior, a atletas que têm mais de 10 anos de clube, deixa-nos felizes, reforça o nosso propósito e dá significado ao investimento do clube na formação, quer ao nível material quer ao nível de recursos humanos.



Quando em 2018 o clube se rodeou de recursos humanos em diversas áreas e fortaleceu outras já existentes, onde até à data não faziam parte do dia-a-dia, tais como médica, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogas, responsável pelo acompanhamento escolar, acções de formação para atletas, staff, encarregados de educação, ou outras, que vieram reforçar e sustentar o crescimento esperado, o caminho só poderia ser um, o do sucesso.



Os factos estão à vista de todos, com um número recorde de atletas, principalmente nos escalões de base, pois são estes que vão sustentar o topo da pirâmide, com 166 jogos oficiais realizados em campeonatos organizados pela AF Setúbal, participação em inúmeros torneios através dos nossos escalões mais novos, levou a que a taxa de progressão e evolução dos nossos atletas, tanto desportiva como pessoal, fosse a esperada.


Procurámos aproveitar ao máximo estes contextos de competição, e de treino, para o desenvolvimento contínuo dos jogadores, para que amanhã estejam mais preparados para o patamar seguinte do seu percurso individual, pessoal e desportivo. 


Ainda fora do campo, o ano escolar terminará em breve, pelo que fazemos o último esforço para que cada um conclua os seus estudos da melhor maneira.

 

O assédio a jovens atletas

No mundo de hoje, onde tudo gira muito rápido, não é fácil ser um jovem atleta, numa sociedade que lhes coloca a pressão de ter tudo para ontem. É fundamental para os nossos jovens viverem com tranquilidade, e que possam desfrutar, e quando chegam ao treino, que seja o seu momento.



Nos últimos meses, o assédio a atletas do Grupo Desportivo de Alfarim tem sido uma constante, o que é de certo modo a imagem da sociedade de hoje, onde não se olha a meios para atingir fins…


O clube já teve oportunidade de marcar a sua posição relativamente a esta situação, pelo que nada mais há a dizer, apenas acrescentar que continuará atento e a fazer com que os seus atletas se sintam bem e que “amanhã” em outras áreas das suas vidas possam pensar e dizer, “o GD Alfarim ensinou-me e transmitiu-me valores que me fazem ser melhor hoje”…



Como praticamente em tudo nas nossas vidas, as alterações, adaptações e inovações são constantes, pois também diariamente somos confrontados com novos desafios, em que a metodologia aplicada anteriormente já não se enquadra no momento actual. Tendo todos nós esta consciência, importa referir, que o clube dará novo passo, passo esse que tem vindo a ser planeado ao longo destas quatro épocas, e em que as bases estão cimentadas para que possa ser implementado, encerrando um ciclo e iniciando já outro.


Para terminar, agradecer à Direcção do clube que faz um investimento constante nas infra-estruturas, mas principalmente ao grupo de mais de 60 pessoas que fazem a “engrenagem da máquina” andar, desde os nossos treinadores, directores, staff médico, logística, transportes, instalações, aos encarregados de educação. Como é lema deste clube, no Alfarim todos contam!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here