ARTIGO DE OPINIÃO»» Futebol Padronizado (Posse de Bola) vs Futebol Criativo (Livre) - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 27 de junho de 2022

ARTIGO DE OPINIÃO»» Futebol Padronizado (Posse de Bola) vs Futebol Criativo (Livre)

Futebol Padronizado (Posse de Bola) vs Futebol Criativo (Livre)

 










Por Ricardo Clemente

– Treinador de Futebol

 

Ano após ano, vemos cada vez mais jogadores a não arriscar um remate a baliza. Porquê?

Terá a ver com a forma padrão que está a assombrar o futebol, ou serão os jogadores que com pouca falta de confiança por não treinarem certos lances não arriscam?

Um jogador que tem espaço livre, um remate forte e está enquadrado, porque não remata?

- Normalmente padrões de Posse de Bola melhoram o “não oferecer a bola de mão beijada ao adversário”, logo formatam os jogadores a procurar de novo um passe de forma automática.

 - Falo-vos de jogadores que trabalham esta metodologia e jogadores livres que usam a sua criatividade, no caso de Carlos Martins (ex-Benfica), que mal tinha oportunidade e bomba para a baliza.  



 

Se analisarem Cristiano Ronaldo tem mais golos numa época sozinho, que algumas equipas no campeonato.





Por exemplo:

- Um jogador criativo que vai em 1v1+GR tem mais tendência a fintar e a ir para cima finalizar que outro padronizado, porque esse jogador vai usar a sua criatividade para ultrapassar o adversário e automaticamente procurar a finalização mal tenha oportunidade. O Segundo (padronizado) no 1v1 procurar uma linha de passe nem que seja para trás assim que lhe surgir obstáculo.

“Como Treinador, sou a favor que os jogadores usem livremente as suas capacidades dentro do objectivo táctico, sejam felizes e livres a jogar, sem pressão, sem medo de falhar.”





Lembro-me de Fabio Rochemback, Miccoli, Carlos Martins, Isaías, Lucho, jogadores que mal havia espaço, aí vai bomba para a baliza.






“Hoje em dia o futebol é estatístico, em vez de eficaz.”

Comentadores, alguns Treinadores da Nova Geração, por vezes oiço-os falar “Jogamos muito, fomos superiores” Num resultado 0-3, não contam o desempenho do adversário, só dizem que não mereceram perder ou empatar.
E agora coloco a questão, o que dá os 3 pontos para o campeonato? Golos ou Estatística?

A meu ver a estatística deve ser usada em treino, onde fazemos as nossas avaliações, no transfer, jogo, devemos trabalhar para ganhar e não para fazermos mais passes ou ter mais posse de bola, o foco é o golo.

O jogo tem apenas duas teorias, rematar e defender (recuperar a bola).

Jogar bem e marcar, proporciona uma boa atracção para os adeptos que pagam bilhete para ver um bom espectáculo de futebol, (com golos, intensidade de jogo).



 

“Deixem os jogadores serem felizes, não só na formação mas nos Seniores”



Se lhes fornecermos um padrão e perdermos, não existe felicidade no fim do jogo.

Uma das coisas que aprendi nas formações da FA England  (Federação Inglesa), é que independentemente do adversário , o Golo é crucial, temos de marcar seja como for.

Tenho realizado outras formações pela Universidade Europeia Real Madrid, onde o golo é o foco principal, o resto é connosco.

Até mesmo nos Escalões de Formação as crianças adoram festejar os seus golos, as suas vitórias e se lhes perguntarmos, como se ganha um jogo, eles vão dizer - é com golos.


“É um tema que quase dá um livro, mas os Treinadores pensem, o Golo é o Foco e quem usa este padrão, tem medo do Jogo.”

“Vamos Marcar Golos, fintar e inventar, deixar os jogadores serem felizes, e acima de tudo Vencer por muitos”

“Imaginem dizer ao Cristiano quando este vai isolado para esperar para passar a bola”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here