CHARNECA DE CAPARICA»» Renato Fernandes em entrevista - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 29 de junho de 2022

CHARNECA DE CAPARICA»» Renato Fernandes em entrevista

Na próxima época vai dar continuidade ao projecto...



“HÁ TREINADORES EM QUE O OBJECTIVO É A VALORIZAÇÃO PESSOAL EM VEZ DOS CLUBES”


 


Renato Fernandes refere como exemplo o que se passou no Charneca de Caparica em relação à equipa de sub-22 que foi completamente isolada da equipa sénior.


 



O Charneca de Caparica terminou o campeonato em oitavo lugar sendo de salientar o facto de ter sido a equipa que mais pontos conquistou fora de casa, logo a seguir aos três primeiros.

 

O treinador Renato Fernandes explica porquê, confirmou a sua continuidade no clube, falou na saída de alguns jogadores para patamares mais elevados e teceu duras críticas ao que se passou com a equipa sub-22 do seu clube.


 

A classificação obtida está dentro daquilo que foi perspectivado no início da época?

Sim, o oitavo lugar que alcançámos está dentro daquilo que foram as nossas perspectivas de início de época. O Charneca é um clube com recursos limitados, com dificuldades que outros clubes da 1.ª divisão não têm, com orçamento muito aquém daquilo que 15 ou 16 equipas do nosso campeonato têm. Portanto, ficarmos nos oito primeiros é algo que nos deixa satisfeitos, mas não eufóricos porque achamos que podemos sempre fazer melhor.

 

O Charneca foi a seguir aos três primeiros classificados a equipa que obteve mais pontos fora de casa. Que explicação pode dar sobre este facto?

A situação explica-se pela forma como olhamos para o jogo e como queremos que a equipa jogue. Não termos mais pontos em casa é responsabilidade nossa mas isso acontece porque queremos que a equipa jogue um futebol atractivo, que permita promover jogadores, mas isso consegue-se através de uma ideia de futebol que o nosso campo prejudica muito. Mesmo assim, nós insistimos e assumimos perante o grupo que iríamos perder pontos em casa mas que a responsabilidade era única e exclusivamente minha. O campo do Charneca é limitado em termos de dimensões e como a maioria dos campos adversários são conseguimos dar uma boa resposta, fazer bons jogos e ser elogiados por muita gente. Os jogadores saíram muito beneficiados com isso porque realizaram jogos de grande qualidade e muitos deles têm recebido convites para outros patamares.


 

E o menor rendimento nos jogos em casa, porque aconteceu?

Tínhamos um estilo de jogo é um estilo de jogadores que privilegiavam um fio de jogo mais apoiado um futebol mais atractivo muitas vezes demasiado ofensivo projectávamos muita gente nas zonas de finalização da decisão e isso no nosso campo paga-se muito caro porque é um campo que privilegia com um jogo mais directo mais físico e nós não tínhamos essas características nem nunca fomos à procura à procura delas porque isso não valorizavam os jogadores de futebol acho responsabilidade dos pontos em casa é meu e o mérito é todos os jogadores de terem conseguido fora de casa fazer jogos bons resultados e jogos muito bem conseguidos de terem conseguido fora de casa fazer jogos bons resultados e jogos muito bem conseguidos

 


Na próxima temporada o Renato Fernandes e o Dino Pereira vão continuar no clube?

Sim, vamos continuar. A decisão já estava tomada há algum tempo atrás, cerca de 7 ou 8 jogos antes de terminar o campeonato. Era algo que queríamos porque acreditamos muito no projecto que é de formação e potenciação de jogadores, e isso agrada-me muito. Como é evidente, estamos satisfeitos porque continuamos a merecer a confiança da direcção que está agradada com o trabalho que desenvolvemos que é também das pessoas que estiveram connosco no dia-a-dia. Nos últimos dois anos os campeonatos não tiveram o seu normal funcionamento, por força da Covid, e havia uma dívida de gratidão. Este ano as coisas acabaram por correr dentro do que planeámos e achámos que era importante manter na próxima época esta linha condutora.


 

Quais são então as perspectivas?

Não prevemos muitas alterações no plantel. Há jogadores que vão sair para patamares diferentes mas nós ficamos satisfeitos por isso porque o nosso objectivo é potenciar e projectar jogadores jovens vindos da nossa formação e integrá-los nos seniores. Em relação à próxima temporada, vamos manter grande parte do plantel e contratar poucos jogadores para posições muito específicas, pretendemos ter um plantel muito à imagem daquilo que foi o ano passado para dar continuidade ao projecto.

 

Para finalizar há alguma mensagem que queira deixar?

Quero dizer que os clubes têm que ter muito cuidado com os treinadores que colocam à frente das suas equipas em final de formação e nos seniores. E, refiro como exemplo o que se passou este ano no Charneca que teve um treinador na equipa sub-22 que tinha um projecto pessoal que passava pela sua valorização individual e à conta disso trucidou a formação dos jogadores que ao longo da época foram isolados da equipa sénior. Ficaram impedidos de treinar com a equipa principal porque lhes foi dada uma imagem de que a equipa principal os podia prejudicar e para os afastar do título de campeão de sub-22. Isso fez com que na preparação da época não pudéssemos contar com nenhum jogador dos sub-22 que nem sequer atendiam o telefone aos treinadores, aos directores e até mesmo ao presidente. Como é óbvio, isto é claramente prejudicial e nada tem a ver com o projecto de formação do Charneca de Caparica e certamente de outros clubes. Era esta a mensagem que queria deixar, para terem muito cuidado com este tipo de treinadores em que o objectivo deles é a valorização pessoal e não a valorização do projecto dos clubes.     

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here